Conheça o sistema limbico: a unidade cerebral responsável pelas emoções

19/10/2021 às 22:17 Hipnose

Conheça o sistema limbico: a unidade cerebral responsável pelas emoções

Também conhecido como cérebro emocional, o sistema límbico nada mais é que um conjunto de estruturas localizadas no cerebro de mamíferos superiores como os macacos e, consequentemente, o ser humano. Localiza-se abaixo do córtex e é responsável por todas as nossas respostas emocionais. 

Derivado da ideia de limbo por se situar no limite de partes da neuroanatomia do cérebro entre o córtex e o cérebro reptiliano, o termo “límbico” foi pensado em 1878 pelo médico e anatomista francês Paul Broca.

Mas afinal de contas, você já ouviu falar neste sistema, sabe qual a sua função, quais estruturas o constitui? Será que, de alguma forma, este cérebro emocional pode estar relacionado a Hipnose? Vamos descobrir tudo isso no artigo de hoje do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND). Boa leitura!

A evolução dos estudos sobre o sistema límbico

É imprescindível que aqueles que desejam estudar as diferentes emoções que o ser humano é capaz de sentir, compreendam as estruturas relacionadas à esses sentimentos. Estruturas essas, como sabemos, que chamamos Sistema límbico. 

A partir do momento em que Darwin publicou seu livro intitulado “The expression of the emotions in man and animals” em 1872 de modo a comparar os tipos de expressões em diferentes animais, uma onda de estudos e contribuições cientificas buscaram elucidar o funcionamento fisiológico das emoções. 

Sobretudo o americano James Papez, um importante cientista que contribuiu para os nossos conhecimentos atuais sobre o sistema, através dos seus estudos que correlacionavam as estruturas emocionais no sistema nervoso as bases ligadas a emoção, que possibilitou o desenvolvimento do tão importante Circuito Emocional de Papez.

A função do sistema límbico

A grande função do sistema límbico nos seres humanos é coordenar as atividades sociais possibilitando a manutenção da espécie através de sua vida. 

As emoções e sentimento só são possíveis através do funcionamento do sistema límbico. Assim, desenvolver relações interpessoais depende diretamente da atividade dos neurônios localizados nessas estruturas.

Quais as principais estruturas que compõem esse sistema?

O sistema límbico é composto de diversas estruturas neurais conectadas e que atuam de forma íntegra e complementar. Estas estruturas são:

  • Giro do cíngulo: responsável por uma série de respostas emocionais como a relação de odores e imagens com a memória de experiências agradáveis. Além disso, essa estrutura também controla a agressividade e as respostas emocionais à dor.

  • Amígdalas: responsável por respostas emocionais relativas ao comportamento social.

  • Tálamo: relaciona-se as funções motoras e sensitivas, sendo responsável pela comunicação dos neurônios de diversas áreas do sistema.

  • Hipotálamo: possui a importante função de regular a produção hormonal e demais processos metabólicos, realizando a conexão entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, por isso, controla o sono, a fome, a sede, a temperatura corporal, etc.

  • Septo: coordenada a relação entre o prazer, memórias e as funções sexuais.

  • Corpo mamilar: atua na manutenção da memória recente e da memória espacial - ligada à localização de objetos e eventos.

O que o mau funcionamento do sistema límbico pode acarretar?

Por ser responsável por uma série de atividades importantes do corpo humano, o meu funcionamento do sistema límbico pode acarretar diversas disfunções e doenças, tais como:

  • Depressão;

  • Ansiedade;

  • Problemas de memória de curto e longo prazo;

  • Alzheimer;

  • Esquizofrenia;

  • TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade)

  • Entre outros!

E como a hipnose pode ser eficiente nesses casos? Além, é claro, dá participação de diversos outros profissionais no tratamento de doenças mentais, a hipnose pode ajudar a potencializar resultados de melhora. 

Ajudando no controle das emoções e auxiliando a pessoa a direcionar a sua mente para pensamentos e ações importantes em cada momento da vida. Não à toa, muitos profissionais da área de saúde tem buscado se especializar para trazer esta poderosa ferramenta para dentro de seus consultórios. 

Quer aprender mais sobre a hipnose em uso clínico e aprender a utilizá-la de forma profissional? Então eu te convido a conhecer o curso de hipnose do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK