Permacrise: descubra o significado do termo que foi a palavra do ano em 2022

24/06/2023 às 11:28 Coaching Dicas

Permacrise: descubra o significado do termo que foi a palavra do ano em 2022

Intenso e marcante são palavras que definem o ano de 2022. No mundo, podemos pensar na Guerra na Ucrânia, na crise econômica global, na pandemia por covid-19, na copa do mundo. No cenário brasileiro, vale acrescentar a acirrada disputa presidencial.

Diante destas circunstâncias, a palavra escolhida para marcar o ano é a permacrise, que afeta diretamente a saúde mental das pessoas.

Para falar mais sobre esse assunto tão recente, convidamos os profissionais em coaching de vida do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND). Acompanhe e saiba como lidar com a permacrise. 

O que é permacrise?

O conceito não é novo. A palavra foi usada pela primeira vez em 1970 no contexto acadêmico e voltou a ser empregada massivamente nos últimos meses.

Permacrise, segundo o próprio dicionário Collins, se refere a “um período extenso de instabilidade e insegurança” e retrata o sentimento de desnorteamento, quando somos lançados de um problema para outro, sem tempo para respirar e acalmar os pensamentos.

É, portanto, uma expressão que resume o quão negativo 2022 foi para muitas pessoas.

A nova onda de evitamento

Crises, desastres e tragédias parecem ter se tornado uma constante nos tempos atuais e produzem, ainda que inconscientemente, mudanças comportamentais bastante concretas na população.

Segundo o relatório anual sobre consumo de notícias do Reuters Institute for the Study of Journalism, houve uma diminuição bastante significativa do interesse das pessoas em se manterem informadas.

A pesquisa, feita em 46 países, aponta que, em média, 38% dos entrevistados disseram que frequentemente evitam buscar informações sobre certos assuntos, tal como política ou pandemia.

O Brasil lidera o ranking da pesquisa: em nosso país, 54% dos entrevistados afirmam "evitar" o noticiário de propósito.

Mas, afinal, seria esse o melhor caminho para evitar a permacrise?

É lógico que se afastar daquilo que nos causa desconforto e preocupação é uma boa maneira de cuidar da saúde emocional. Contudo, fechar os olhos para um problema não faz com que ele deixe de existir, correto?

Pensando em te ajudar nesses tempos de permacrise, os profissionais do IBND separaram algumas boas dicas; confira!

  1. Pratique a meditação e o mindfulness: A meditação e o mindfulness são técnicas que ajudam a reduzir a ansiedade e o estresse, aumentando a sensação de calma e relaxamento. Existem diversos aplicativos e tutoriais online que podem te ajudar a praticar essas técnicas.

  2. Mantenha uma rotina saudável: Uma rotina saudável pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Tente estabelecer horários regulares para dormir e acordar, praticar exercícios físicos e fazer refeições saudáveis.

  3. Conecte-se com amigos e familiares: A conexão social é uma parte importante da saúde mental. Faça um esforço para manter contato com amigos e familiares, mesmo que seja apenas por telefone ou videochamada.

  4. Aprenda algo novo: Aprender algo novo pode ajudar a manter a mente ativa e reduzir a ansiedade. Considere aprender uma nova habilidade, como tocar um instrumento musical, cozinhar ou pintar.

  5. Pratique a gratidão: Praticar a gratidão pode ajudar a aumentar a felicidade e reduzir o estresse. Experimente por uma semana separar 5 minutos do seu tempo, antes de dormir por exemplo, para identificar coisas pelas quais você é grato no seu dia e anote-as em um diário.

  6. Faça pausas regulares: Fazer pausas regulares ao longo do dia pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Tente fazer uma pausa de 10 minutos a cada hora para se alongar, caminhar ou simplesmente relaxar.

  7. Procure ajuda profissional: Se você estiver lutando para lidar com a permacrise e isso estiver afetando sua saúde mental, não hesite em procurar ajuda profissional. Psicólogos, terapeutas e profissionais de coaching podem oferecer suporte e orientação.

O trabalho do coaching na crise permanente

O coaching pode ser uma ferramenta muito útil para ajudar as pessoas a lidarem com a permacrise, pois pode oferecer suporte e orientação personalizados para ajudá-las a superar os desafios emocionais, psicológicos e práticos que enfrentam durante este período de crise contínua.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais o curso de coaching do IBND pode ajudar em tempos de permacrise:

  • Identificar e superar obstáculos pessoais: O coaching pode ajudar as pessoas a identificar e superar obstáculos pessoais que as impedem de agir em relação à permacrise. O coach pode ajudar o cliente a identificar seus medos, crenças limitantes e outros padrões de pensamento que podem estar impedindo-os de tomar medidas em relação à crise.

  • Estabelecer metas e objetivos concretos: O coaching pode ajudar as pessoas a definir metas e estabelecer um plano de ação realista e alcançável para lidar com a permacrise. O coach pode ajudar o cliente a definir prioridades e a desenvolver estratégias específicas para alcançar seus objetivos.

  • Fornecer suporte emocional: O coaching pode oferecer um espaço seguro e de suporte para as pessoas compartilharem seus sentimentos e emoções em relação à permacrise. O coach pode ajudar o cliente a lidar com sentimentos de ansiedade, medo e incerteza, oferecendo ferramentas e técnicas para gerenciá-los.

  • Desenvolver habilidades de liderança: O coaching pode ajudar as pessoas a desenvolver habilidades de liderança para agir em relação à permacrise. O coach pode ajudar o cliente a aprender habilidades de comunicação eficazes, a tomar decisões difíceis e a liderar mudanças positivas em suas comunidades e organizações.

  • Criar uma mentalidade resiliente: O coaching pode ajudar as pessoas a desenvolver uma mentalidade resiliente para enfrentar os desafios da permacrise. O coach pode ajudar o cliente a desenvolver a capacidade de se adaptar a mudanças, aprender com falhas e persistir em meio à adversidade.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK