PDI: o que é, importância e como desenvolver?

18/06/2023 às 10:44 Coaching Dicas

PDI: o que é, importância e como desenvolver?

Desenvolvimento e crescimento profissional são temas que estão cada vez mais em evidência. Com a competitividade do mercado de trabalho e a busca por inovação, é fundamental que os profissionais busquem formas de se manterem “valiosos” para o mercado de trabalho e que as empresas incentivem o desenvolvimento de seus colaboradores.

Nesse sentido, uma das ferramentas que têm sido utilizadas para auxiliar no crescimento profissional é o Plano de Desenvolvimento Individual, também conhecido como PDI.

O que é o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)?

O Plano de Desenvolvimento Individual é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo auxiliar os colaboradores a alcançarem seus objetivos profissionais e pessoais dentro de uma organização.

Ele é uma espécie de documento que apresenta metas e objetivos, prazos e ações que devem ser cumpridas para que o colaborador possa desenvolver suas habilidades e competências, visando a evolução da carreira e o crescimento na empresa.

Importante citar que o PDI é um processo contínuo e não deve ser encarado como algo pontual. Ele deve ser atualizado frequentemente e ser adaptado conforme as necessidades do colaborador e da empresa. É importante que o colaborador entenda que o PDI é uma ferramenta que deve ser utilizada para auxiliá-lo em seu desenvolvimento, mas que ele é o principal responsável por sua evolução.

Benefícios do PDI para colaboradores e empresas

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) traz inúmeros benefícios tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Alguns desses benefícios são:

Desenvolvimento de habilidades e competências

O PDI é uma ferramenta que ajuda o colaborador a identificar suas habilidades e competências e a desenvolver aquelas que são necessárias para alcançar seus objetivos profissionais. Isso pode resultar em promoções e aumento salarial.

Identificação de pontos fortes e fracos

A ferramenta de gestão também permite que o colaborador identifique seus pontos fortes e fracos, o que pode ajudá-lo a trabalhar em seus pontos fracos e a valorizar seus pontos fortes. Isso contribui para o desenvolvimento de um profissional mais completo e preparado para lidar com diferentes situações no ambiente de trabalho.

Aumento da motivação e engajamento

Quando os colaboradores percebem que a empresa está interessada em seu desenvolvimento, eles se sentem mais valorizados e motivados a crescer profissionalmente. Isso também contribui para a retenção de talentos, já que os colaboradores se sentem mais satisfeitos e realizados com seu trabalho.

Alinhamento de expectativas

O PDI permite que as expectativas do colaborador e da empresa estejam alinhadas. Isso pode evitar frustrações e conflitos futuros, já que o colaborador sabe o que é esperado dele e a empresa sabe o que esperar do colaborador.

Melhoria da comunicação

A elaboração do PDI envolve uma comunicação aberta e transparente entre o colaborador e o gestor. Isso pode contribuir para uma relação mais saudável e produtiva entre os dois e para um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo.

Melhoria do desempenho individual e da empresa

O desenvolvimento dos colaboradores por meio do PDI contribui para o aumento da produtividade e da eficiência individual e, consequentemente, para o crescimento da empresa como um todo.

Na prática: erros comuns e boas práticas 

Embora o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) seja uma ferramenta importante para o crescimento profissional, muitas empresas e colaboradores ainda cometem erros comuns na sua implementação. Conhecer esses erros, bem como boas práticas pode ajudar a garantir que o PDI seja efetivo e atinja seus objetivos.

Erros comuns na implementação do PDI:

  • Falta de planejamento: muitas empresas iniciam o processo do PDI sem planejamento adequado, o que pode resultar em um plano desestruturado e pouco efetivo.

  • Falta de comprometimento: tanto os colaboradores quanto os gestores precisam estar comprometidos com a implementação do PDI. Se não houver comprometimento, o plano não será levado a sério e não terá resultados positivos.

  • Definição de metas inatingíveis: é importante que as metas definidas no PDI sejam desafiadoras, mas ao mesmo tempo possíveis de serem alcançadas. Definir metas inatingíveis pode levar à frustração e desmotivação.

  • Falta de acompanhamento: o acompanhamento é fundamental para garantir que o colaborador esteja progredindo em relação às metas definidas. Se o acompanhamento não for realizado, o PDI pode perder sua efetividade.

Boas práticas na implementação do PDI:

  • Definição clara de objetivos e metas: é importante que tanto os colaboradores quanto os gestores tenham clareza sobre os objetivos e metas a serem alcançados com o PDI. Isso facilita o acompanhamento e garante que todos estejam na mesma página.

  • Identificação de pontos fortes e fracos: para que o PDI seja efetivo, é fundamental que o colaborador identifique seus pontos fortes e fracos. Isso ajuda a definir as metas e ações necessárias para o desenvolvimento profissional.

  • Definição de ações e prazos: é importante que o PDI defina as ações que serão realizadas para alcançar as metas e os prazos para sua realização. Isso ajuda a manter o plano estruturado e efetivo.

  • Acompanhamento regular: o acompanhamento regular é fundamental para garantir que o colaborador esteja progredindo em relação às metas definidas. É importante que o acompanhamento seja realizado de forma regular e que haja espaço para feedback e ajustes.

Coaching para elaborar um PDI eficiente

Ainda que seja uma ferramenta importante para o desenvolvimento e crescimento profissional, o PDI pode ter sua eficiência ampliada quando combinado com o processo de coaching - uma técnica que visa o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal e profissional, e que pode te ajudar a identificar seus pontos fortes e fracos, definir metas e ações e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

Se você está interessado em aprimorar suas habilidades profissionais, o Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) oferece uma formação em coaching com certificação internacional. A formação é ministrada por profissionais experientes e qualificados e é uma oportunidade única de aprender técnicas de coaching eficazes e desenvolver habilidades para alcançar seu máximo potencial.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK