Percepção da realidade: as etapas que formam nossa percepção

06/06/2021 às 23:07 PNL

Percepção da realidade: as etapas que formam nossa percepção

Como você enxerga a realidade? Como você tem certeza de que está vendo, ouvindo e sentindo tudo que está se passando na sua frente da maneira nua e crua? Você realmente acredita que todos nós vemos uma situação sobre a mesma percepção?

Para responder a tais perguntas a PNL (Programação Neurolinguistica) desenvolveu um mapa sobre a Percepção da realidade que visa compreender que a realidade, tal como a conhecemos é fruto de representações subjetivas, ou seja, cada um de nós cria a sua própria realidade alinhada a sua maneira de interpretar eventos internos e externos.

Mas antes de falarmos  efetivamente sobre O Mapa é preciso que você compreenda como a nossa Percepção da realidade é formada. E para isso, nós do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) definimos etapas que formam esta percepção. Vamos conhecê-las!

As etapas que formam nossa percepção. Você sabe quais são elas?

A cada segundo do nosso dia captamos informações do meio externo por meio dos nossos seis sentidos (audição, visão, tato, paladar, olfato e cinestesia) que são chamados na PNL de canais sensoriais. E estas informações que captamos de modo sensorial sofrem modificações segundo a natureza subjetiva humana.

Ou seja, cada um de nós compreende e interpreta a realidade e os estímulos sensoriais de forma única. Por exemplo: se perguntarmos a você e outra pessoa que está lendo este texto qual a sua opinião sobre ele, com certeza receberíamos respostas e opiniões diferentes.

Perceba que o texto é o mesmo. Nem uma vírgula foi mudada, entretanto, quando uma informação é captada pelos estímulos sensoriais passam por um “filtro interno” onde é submetida a processos de distorção regidos pela nossa mente subjetiva única e impar.

Segundo cientistas da Universidade de Stanford, docentes e Ph.Ds em Medicina, Física e Mecânica Quântica de grande universidade espalhadas ao redor do mundo, o cérebro humano recebe cerca de quatro bilhões de impulsos nervosos por segundo, dos quais apenas 2.000 bits ou cerca de 0,00005% são captados por nós de maneira consciente.

E sabe por que não captamos todas essas bilhões de informações de maneira consciente? Se absorvêssemos todo esse volume poderíamos enlouquecer e nos desgastar mentalmente, afinal é humanamente impossível manter o foco com um nível tão alto de distrações.  

Neste exato instante, por exemplo, você está consciente da sensação da roupa tocando e roçando seu corpo? Acredito que até o momento anterior a você ler este parágrafo não, portanto, perceba que você não teria se atentado a isso se eu não tivesse comentado.

Deleções, distorções e generalizações... O que é isso?

Todo esse volume bilionário de informações que recebemos segundo por segundo são selecionados por nossos filtros internos ou filtros perceptivos (como é chamado por profissionais da PNL com foco no desenvolvimento humano) e passam por processos chamados de deleção, distorção e generalização.

Ou seja, nossos filtros selecionam o que deletar, generalizar ou distorcer com base em nossas crenças, ideias, experiências, foco, valores, memórias, etc.

A partir disso, criamos interiormente a Percepção da realidade por meio de imagens, sons, linguagem e sensações que resultam em comportamentos verbais ou não verbais como a linguagem corporal, por exemplo.

Todo o processo de criação do nosso Mapa interno ocorre de forma cíclica e contínua, onde a realidade externa é captada por nossos sistemas representacionais, passa pelos filtros internos (generalização, delegação e distorção, são entendidos pelos metaprogramas (valores, crenças, etc,) dando forma ao nosso mapa perceptivo da realidade e, posteriormente, ao nosso comportamento.

É possível controlar a nossa Percepção da realidade?

Por meio do entendimento do que foi passada acima, a Programação Neurolinguistica (PNL) possibilita que aprendamos a dirigir e guiar o nosso cérebro e, portanto, a nossa Percepção da realidade.

Fazer com que os nossos sentidos trabalhem a nosso favor, gerando representações internas capazes de gerar em nós melhores estados emocionais e que nos encaminhem a comportamentos próximos aos resultados que queremos alcançar é eficiente através de técnicas da PNL.

A realidade, como sabemos, depende de como a percebemos e se aprendemos a percebê-la de forma mais positiva, podemos transformar o mundo exterior e interior.Logo, dizer que vivemos no mundo como ele é, é uma grande mentira; vivemos no mundo como somos. Ou seja:

“Não é o que acontece com você, mas como você reage ao que acontece com você que determina o seu sucesso ou fracasso”

Anthony Robbins

Quer mudar a sua realidade? Então mude a sua percepção. Afinal, se não mudarmos o mapa, não conseguimos mudar a rota!

O Curso de PNL Online do IBND pode te ajudar a dar um novo sentido a sua vida pessoal e profissional. Conheça alguns dos benefícios de investir na sua formação:

  • As técnicas de PNL permitem desenvolver habilidades de liderança;
  • Te ajuda a enxergar novas possibilidade profissionais, pessoais e sociais;
  • Te ensina a conectar-se com a sua equipe de trabalho e clientes;
  • Te auxilia a dominar uma linguagem mais persuasiva, clara e eficaz;
  • Proporciona autoconhecimento para que você descubra aquilo que te impede de alcançar seus sonhos e objetivos;
  • É uma ferramenta eficaz para mudar a percepção da realidade!

Quer saber mais e garantir seu certificado internacional como Practitioner em PNL? Fale com os profissionais do IBND e tire suas dúvidas!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK