Descubra se você é um workaholic

03/06/2021 às 19:27 PNL

Descubra se você é um workaholic

Ultimamente você tem trabalhado 12 horas por dia, sete dias por semana, só pensa no seu trabalho e ainda leva serviço para a sua casa? Cuidado, pois você pode ter se tornado um workaholic, que significa “viciado em trabalho”. Elaboramos esse post que vai te mostrar 6 sinais que indicam que você é um workaholic de carteirinha. Bora lá!

Você é sempre o primeiro a chegar na empresa e o último a sair

Se você sempre é a primeira pessoa a chegar na empresa todos os dias e o último a sair, você já virou ou pode estar se tornando um workaholic. Trabalhar é sempre bem-vindo e bem-visto por todo mundo, mas quando o trabalho se torna um vício que parece te dominar, é melhor procurar auxílio médico, pois isso não é comum e muito menos, normal. 

De nada adianta trabalhar 12, 14 horas por dia e sentir aquele cansaço físico e mental extremo, todos os dias. Com o passar do tempo, a sua produtividade e, principalmente, a sua qualidade de vida, podem diminuir consideravelmente. E tudo isso se traduz em uma maior dificuldade de alcançar seus objetivos pessoais ou profissionais. 

Você não tem nenhum tipo de hobbie

Qual foi a última vez que você realizou alguma atividade prazerosa fora do ambiente de trabalho? Quais são seus hobbies preferidos aos finais de semana? Se você não se lembra ou não tem nenhum tipo de passatempo para descontrair e recarregar as energias, provavelmente é um workaholic. Quando o nosso hobbie é o trabalho, é melhor ficar alerta, pois isso passa longe de ser saudável. 

Mesmo que você trabalhe bastante, precisa ter algum tipo de hobbie que não tenha nenhuma relação com o seu trabalho.  Ler um bom livro, passear com a família, aproveitar o clube ou a praia com os amigos e até fazer um piquenique no final de semana. O fato é que ter qualquer tipo de passatempo que você sinta prazer, é essencial para toda pessoa. O coaching pode te dar uma melhor compreensão a respeito.

Você vive estressado com tudo e com todos

O estresse no ambiente de trabalho é perfeitamente natural e faz parte do mundo dos negócios. Mas se você vive constantemente estressado com tudo e com todos o tempo inteiro, acorda e vai dormir com os nervos à flor da pele, o excesso de trabalho pode estar te fazendo mal. Quando trabalhamos além da conta, as responsabilidades e pressões do dia a dia podem nos deixar com um alto nível de estresse. 

Além disso, o estresse pode afetar em cheio a saúde física e mental do workaholic, principalmente se o trabalho exigir muito dele. Se você anda trabalhando mais do que todo mundo na empresa, acha que ainda é pouco e está sempre nervoso, é melhor rever essa questão. A sua saúde e bem-estar agradecem. 

Você trabalha até na hora do almoço

Você anda trabalhando tanto que até na hora do almoço está ligando para os clientes, fazendo relatórios ou enviando e-mails? Calma aí workaholic! Esse é mais um indicativo de que você é um viciado em trabalho. Comece a separar as coisas e respeite o momento da sua refeição, pois ele também é importante para o seu bem-estar e sua saúde. Trabalhar como uma máquina passa longe de ser saudável. Algumas frases motivacionais podem te ajudar a ter esse discernimento.

Chegou a hora do seu almoço na empresa? Pare de trabalhar e procure um local tranquilo para se alimentar. Coma devagar e tente não pensar em seu trabalho ou nas tarefas que ainda tem para fazer no restante do dia. Concentre-se naquilo que está fazendo e esqueça todo o resto. Lembre-se de uma coisa: as tarefas do trabalho nunca vão acabar. Dessa forma, para que almoçar trabalhando? 

Você checa seus e-mails a cada cinco minutos

Não existe nada de anormal fazer uma checagem periódica dos seus e-mails durante o seu expediente na empresa. Isso é até importante, já que é uma ferramenta bastante usada e útil no dia a dia dos profissionais. Mas se você checar seus e-mails a cada cinco minutos, mesmo quando está em casa ou fora do seu horário de trabalho, pode ter se tornado um workaholic. 

Lembre-se de que os seus e-mails de cunho profissional se resumem somente ao período de expediente na empresa e nada mais. Ficar verificando constantemente, mesmo à noite ou aos finais de semana, a sua caixa de e-mails do trabalho, não é saudável e pode prejudicar até a sua vida em família. Desconecte-se do mundo online e passe para o modo offline. Vale muito a pena!

Você não tem a mínima paciência com seus colegas de trabalho

Você acha que os seus colegas de trabalho sempre trabalham menos do que você, que também deveriam sair tarde da noite e ainda não tem nenhuma paciência com eles? Cuidado, pois você pode ter virado um workaholic sem saber disso. Não é só porque você trabalha até as 22 horas, mesmo o expediente se encerrando às 18, que todo mundo vai fazer igual. 

Se você se identificou com essa situação, pode ser que esteja faltando equilíbrio em sua vida profissional. A falta de paciência com os outros colegas de equipe e até com o seu chefe ou gestor, pode trazer consequências desagradáveis para o workaholic. Afinal de contas, ninguém é obrigado a tolerar o seu nervosismo constante por causa do excesso de trabalho, certo? Pense nisso. 

Se você foi acometido por um ou mais desses sinais, pode estar se tornando um workaholic. Fique atento e não deixe esse vício nada saudável te pegar. 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK