O que são competências transversais?

12/11/2019 às 10:53 Dicas

O que são competências transversais?

A crise econômica aprofundou o nível do desemprego no Brasil. Hoje temos mais de 13 milhões de desempregados no país. A concorrência por cada nova vaga que abre no mercado é voraz.

Isso fez com que muitas pessoas formadas buscassem empregos fora de sua área ou se arriscassem a empreender para ter alguma estabilidade financeira.

Em algumas áreas de trabalho, o desemprego e, principalmente, a falta de novas oportunidades, faz com que profissionais que acabaram de se formar migrem para outras carreiras.

Muitos profissionais também tentam seguir na sua área, mas acabam não construindo uma carreira.

Isso acontece não só pela situação financeira das empresas, mas também porque atualmente as empresas cobram muito mais do que habilidades técnicas.

Não adianta se formar e colocar em prática apenas o que aprendeu na teoria durante a faculdade.

É por isso que muitos negócios focam em contratar estagiários e formá-los como profissionais do futuro.

A ideia por trás disso é fazer com que os estagiários desenvolvam competências transversais que complementem suas habilidades técnicas e ponham isso em prática no dia a dia da empresa.

As competências transversais são importantíssimas para qualquer profissional ter uma carreira estável nos dias de hoje.

Como veremos durante o texto, não é mais possível se manter no mercado apenas com o que se aprendeu na faculdade.

O que são competências transversais?

As competências transversais são habilidades e comportamentos que precisam ser aplicados na prática e por isso fazem parte da bagagem profissional de cada um.

Quando estas competências são usadas em conjunto com habilidades técnicas no dia a dia de trabalho, o profissional se torna mais valioso para o mercado.

Entre essas competências podemos citar algumas bem conhecidas como a proatividade, capacidade de gestão e liderança, marketing pessoal, inteligência emocional, entre outras.

E por que elas são tão importantes? Bom, o que aprendemos na faculdade são as habilidades técnicas relacionadas a nossa futura profissão e apenas isso não mantém ninguém empregado no cenário atual.

Nenhum curso de graduação ensina o profissional como seguir carreira na profissão.

Isso apenas evidencia que em grande parte, aprendemos apenas na teoria. O problema é que apenas a prática gera experiência.

É lógico que é preciso ter prática para aplicar habilidades técnicas, mas é preciso de mais para se manter no mercado. Muitas profissões possuem um alto nível de pressão e é necessário enfrentá-las.

É por isso, que as competências transversais complementam o trabalho. O mercado gira muito rápido e é necessário ter experiência para acompanhá-lo. Como dizem os antigos: “Saber o caminho das pedras”.

Para atingir a excelência em seu trabalho, é preciso ter prática e, além de habilidades técnicas, você deve entender como se relacionar com os clientes, como gerenciar equipes.

Por isso, todas essas competências à parte da nossa atuação devem ser desenvolvidas, essa é a melhor maneira de se manter no mercado.

Gostou das competências transversais? Conheça a nossa Formação em Coach.

Coaching como base de aprimoramento de competências transversais

Se você é um profissional que enfrentou ou enfrenta diversas dificuldades em seu primeiro emprego, fazer um curso de coach pode ser uma excelente saída.

Além de outros benefícios, o coach pode te ajudar no aprimoramento de competências transversais ideais para o seu trabalho.

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano que busca levar o indivíduo que passa pelo processo a buscar o autoconhecimento e se desenvolver para alcançar os seus objetivos.

Dentro desse processo, o coachee (como são chamados os participantes do processo) pode identificar as competências que precisa desenvolver para garantir uma carreira sólida no mercado.

O coaching possui métodos específicos para pessoas que buscam uma recolocação no mercado ou por um despertar do seu lado empreendedor.

Nesse processo de desenvolvimento de competências transversais, o coaching pode te ajudar a acelerar seus resultados, promovendo uma profunda mudança de mindset e de hábitos.

Como se tornar um gestor desenvolvendo competências transversais?

Chegar a um cargo de gestão atualmente é o resultado de uma boa experiência profissional e da aplicação em aliar competências transversais com habilidades técnicas.

Uma das competências transversais mais importantes do mercado é a capacidade de gestão e liderança.

Pense bem: você já imaginou um gestor sem competências transversais? Por exemplo, um gestor que não é proativo, que não tenha inteligência emocional, que não saiba gerir sua equipe ou controlar conflitos internos e externos. Impossível, não é mesmo?

O sonho de muitos profissionais é serem gestores de uma empresa e, para isso, as competências transversais são de suma importância.

Um gestor que só possua habilidades técnicas pode ser ótimo no que faz, mas não conseguirá obter os resultados que uma empresa precisa.

Sabe o que falamos lá em cima sobre lidar com a pressão? Então, podemos transferir isso para a figura do gestor.

Em qualquer cargo de gestão é fundamental se adaptar a pressão, demonstrando não só habilidades técnicas como competências transversais.

As principais reclamações das empresas sobre os profissionais atuais é que estes não funcionam bem na prática.

A teoria que se aprende na faculdade nos ensina habilidades técnicas do nosso trabalho, mas o convívio diário em uma empresa nos traz outras competências essenciais para o nosso desenvolvimento profissional.

E passar por um processo de coaching é a melhor opção para quem deseja entender como desenvolver o autoconhecimento para se tornar um profissional melhor.

Identificar pontos fortes e pontos a melhorar é uma das maiores virtudes do coaching e isso é essencial para ter uma carreira estável.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso Curso de Coach.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK