O que é sinergia?

25/03/2021 às 14:38 PNL

O que é sinergia?

Em nossa vida familiar ou até no ambiente de trabalho, temos metas e objetivos. Mas, muitas vezes, é necessário um esforço em conjunto para que tudo seja alcançado e todos sejam beneficiados. Você já ouvir falar em sinergia? Esse termo extremamente importante em nossa vida é fundamental para alcançarmos nossas metas pessoais e profissionais.

Por isso, nesse post de hoje vamos falar em sinergia. Descubra o que isso significa, porque ela é importante em nosso dia a dia e conheça exemplos práticos de sinergia que você deve ter em sua vida. Procura uma leitura que traga mais inspiração para vencer os desafios? Acabou de encontrar. Fique conosco até o final.

Sinergia: significado

Podemos dizer que sinergia é o fato de duas ou mais pessoas, que têm um objetivo em comum, trabalharem juntas e ao mesmo tempo para alcançá-lo. Em outras palavras, sinergia significa cooperação mútua, seja no ambiente familiar ou corporativo. Mas para que haja sinergia é preciso de, pelo menos, duas pessoas.

A sinergia está ligada à coletividade. Ou seja, todas as ações conjuntas que estejam sendo executadas por duas ou mais pessoas, em prol do bem comum, pode ser chamada de sinergia. Vale lembrar que os benefícios precisam ser igualmente para todos, bem como a eficiência, que precisa ser coletiva. O nosso mindset ficará nas alturas.

Por que a sinergia é importante em minha vida?

Pode até não parecer, mas a sinergia é uma das responsáveis pela união de forças, que permite o desenvolvimento de características fundamentais como: sentimento de coletividade, doação, comprometimento e, compartilhamento de conceitos ou ideias. Em uma empresa, por exemplo, uma equipe que possui tais qualidades, tem altas chances de alcançar quaisquer objetivos em comum.

Precisamos ter em mente que a sinergia sempre vai remeter à coletividade. Se não existir esse espírito de cooperação mútua, não acontece a sinergia. Em um relacionamento em que ambos os parceiros caminham lado a lado e fazem de tudo em prol do bem-estar da relação, a sinergia pode trazer diversos benefícios como mais qualidade de vida, alegria e satisfação.

Tanto na vida pessoal quanto na profissional, a sinergia tem um papel importantíssimo, pois permite alcançar os objetivos em comum com muito mais facilidade. Então, sem essa de achar que é não é possível ter felicidade nos negócios e na vida particular. Com a sinergia em alta, isso é totalmente possível. Afinal, a sinergia pode garantir a realização plena em todos os âmbitos da nossa vida.

Exemplos práticos de sinergia

Conheça os principais elementos que fazem parte da sinergia tanto na vida pessoal quanto na profissional:

Empatia

É a capacidade de se colocar no lugar de uma outra pessoa e compreender todas as sensações sentidas por ela diante de uma determinada situação. Em uma sociedade marcada pelo egoísmo, ter empatia é algo cada vez mais raro.

Quando todos em casa ou no trabalho têm empatia uns com os outros, a sinergia acontece naturalmente e os objetivos podem ser alcançados com mais facilidade. Sinergia e empatia: essa dupla funciona. Manter o bom controle emocional também é importante. 

Trabalho em equipe

Quando uma equipe em qualquer organização tem metas ou objetivos em comum, a sinergia é a força motriz que pode ajudar a alcançá-los mais facilmente. Mas o trabalho em equipe tem um enorme peso nesse aspecto. Sozinho, ninguém consegue fazer muita coisa, certo?

Mas quando se trabalha em equipe com a máxima sinergia, os desafios do cotidiano podem ser vencidos e o sucesso pode dar as caras. Se cada membro de um time de futebol, por exemplo, fizer a sua parte, o coletivo é que sai ganhando. Todos em favor de um único objetivo comum: isso é sinergia.

Produtividade

Muitas organizações buscam por colaboradores cada vez mais produtivos e que tenham uma alta performance no dia a dia. Mais uma vez, a sinergia é primordial para que se tenha uma maior produtividade no ambiente de trabalho. Funcionários empenhados e trabalhando de forma produtiva têm muito mais chances de alcançar as metas.

Quando existe cooperação (sinergia), todos procuram dar o melhor de si durante a execução das tarefas diárias, com o máximo de assertividade. Se você procura deixar os resultados do seu negócio cada vez mais positivos, invista em sinergia e saia no lucro. Pode acreditar, é possível!

Comunicação

Falhas na comunicação empresarial são bastante frequentes. O problema é que elas atrapalham o bom andamento das atividades e, muitas vezes, são as responsáveis pelos fracassos. Mas a sinergia pode resolver esse problema e deixar a comunicação mais clara do que nunca.

Quando a sinergia está presente em nossa na vida ou no ambiente de trabalho, a comunicação pode ser muito mais assertiva, pois existe uma abertura para um diálogo franco entre os familiares ou colegas de equipe. Dessa forma, contratempos ou mal entendidos não acontecerão mais, pelo menos com pouca frequência.

União

A união é um outro exemplo de sinergia, que implica em coletividade. A união de todos os membros de casa ou de todos os colaboradores de uma empresa, que têm o mesmo objetivo, é essencial para que ele seja alcançado da melhor maneira possível.

A sinergia é inimiga da disputa ou da concorrência entre pessoas que têm os mesmos objetivos. Quando existe uma união sincera em que determinado membro do grupo fraqueja, todo o restante lhe estende a mão para que ele possa se levantar, a sinergia estará presente.

Viu com a sinergia é fundamental em nossa vida?

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK