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Relacionamento interpessoal: dicas para desenvolver confiança

12/03/2021 às 13:55 PNL

Relacionamento interpessoal: dicas para desenvolver confiança

Saber administrar os relacionamentos interpessoais é fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal. Esse tipo de relacionamento é estabelecido por duas ou mais pessoas dentro de um contexto, como no meio familiar ou em ambientes como escola e trabalho.

O relacionamento interpessoal é um conceito importante principalmente no ambiente de trabalho. Nesse meio, lidamos com pessoas diversas e temos de manter um bom contato profissional para o sucesso da empresa e a consolidação de nossas carreiras.

Importância do relacionamento pessoal no dia a dia

Desenvolver bons relacionamentos é importante por um motivo simples: todos os dias precisamos nos comunicar com diferentes pessoas. Por isso, é importante aprender a se relacionar é fundamental para conviver em sociedade.

E quando falamos em nos relacionar, estamos nos referindo a cenários dos mais diversos. Desde o contato de trabalho para apresentar uma nova campanha a um cliente até uma situação banal de comprar um produto em uma farmácia.

E para ter bons relacionamentos interpessoais, necessitamos desenvolver habilidades sociais que nos permitam construir relações saudáveis e baseadas em confiança. Saber se relacionar bem com pessoas nos gera inúmeras vantagens, como por exemplo, clareza na comunicação, diminuição de conflitos e mais empatia.

Então, acredito que você tenha entendido que um bom relacionamento interpessoal é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional. Não há como fugir do convívio em sociedade, logo é necessário torná-lo o mais fácil possível.

Como desenvolver um bom relacionamento interpessoal?

A base do relacionamento interpessoal é confiança e respeito, mas como desenvolvê-los? Como falamos acima, é necessário desenvolver habilidades sociais. Separamos algumas dicas abaixo que podem lhe ajudar a desenvolver bons relacionamentos interpessoais, confira:

Seja aberto a feedbacks

Se você não o que é feedback, podemos te explicar. Feedback é uma cultura respeitosa de trocar informações com as outras pessoas. Assim, é possível debater opiniões, receber críticas e elogios com assertividade.

Todos nós devemos estar abertos a críticas em qualquer relacionamento, afinal ninguém é perfeito. Então, criar uma cultura que consiste em ouvir e falar abertamente com cordialidade é importante para solidificar um relacionamento.

Dessa forma, é possível trocar feedbacks com outras pessoas, sem causar nenhum desentendimento ou conflito mais grave. A cultura do feedback pode nos ajudar a crescer mutuamente com outras pessoas que nos relacionamos, é uma via de mão dupla.

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Desenvolver a empatia

A empatia é uma das habilidades mais importantes do século 21. E basicamente, ela significa ter a capacidade de se colocar no lugar dos outros. Não é preciso concordar com as opiniões da outra pessoa, mas você deve conseguir compreender os seus motivos.

Dessa forma, você poderá tratar cada pessoa como única e assim poderá entender cada um com mais precisão. A empatia no trabalho, por exemplo, é muito importante porque cada pessoa tem seu ritmo de trabalho, tem suas habilidades e precisa crescer com base em suas experiências.

Aprimore a sua abordagem

Estamos criando novos relacionamentos interpessoais a todo o momento. Ao comprar pão de manhã, por exemplo, estamos criando um relacionamento interpessoal. Então, é importantíssimo que nós possamos aprimorar a nossa abordagem.

Devemos ser cordiais, respeitosos e praticar a escuta ativa para criar uma conexão instantânea com pessoas. Isso incluir olhar as pessoas no olho, balançar a cabeça para mostrar que estamos entendendo o que a pessoa está dizendo e ser um bom ouvinte, para dar respostas e fazer perguntas assertivas durante o diálogo.

Mantenha o respeito

O principal básico de qualquer interação é o respeito. E ele deve ser introduzido no diálogo de diferentes formas. Seja na forma de abordagem, no tom de fala como no saber respeitar a opinião dos outros.

É essencial entender que cada pessoa é única, tem suas próprias experiências e opiniões. Logo, será extremamente comum ter de lidar com diferentes pontos de vista, novas percepções e que isso é completamente normal. Ter o respeito como base é essencial porque não temos o direito de ser agressivos ou ofensivos em uma conversa.

Expresse suas opiniões

Toda relação é uma troca, então não adianta apenas ouvir, temos que nos expressar. E não é preciso ter medo de fazer isso. Mostre suas ideias, compartilhe suas opiniões, sempre demonstrando empatia pelo outro.

Dessa forma, será muito mais fácil criar uma conexão com as pessoas, criando laços de amizade e respeito em qualquer ambiente. Isso demonstra que você tem personalidade e que está atento aos que as pessoas falam e também tem suas opiniões sobre o assunto.

Como percebemos ao longo do texto, o relacionamento interpessoal depende de habilidades sociais que nos proporcionem enxergar as outras pessoas como elas são. Dessa maneira, o respeito e a confiança surgem instantaneamente para fortalecer relações de trabalho, familiares, amorosas, etc.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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