O que é recrutamento e porque ele é essencial?

30/09/2021 às 23:57 Coaching

O que é recrutamento e porque ele é essencial?

O mercado de trabalho é pautado por desafios constantes para milhares de profissionais que travam uma batalha incessante para conquistar o seu lugar ao sol. Diante de tanta competitividade, as empresas precisam atrair os melhores candidatos para ocuparem os cargos em aberto. E um dos setores responsáveis é o recrutamento. Elaboramos esse post que vai te mostrar o que é recrutamento e porque ele é essencial para uma organização que deseja ter os melhores talentos do mercado compondo o seu quadro de funcionários. Bora lá para mais uma cativante leitura? 

O que é recrutamento? 

É uma importante área do setor de Recursos Humanos (RH) que é responsável por atrair os candidatos para as vagas de emprego em aberto em diversas organizações. Para atrair os candidatos que tenham o perfil e as habilidades compatíveis com as vagas disponíveis, é preciso contar com profissionais especializados em recrutamento, pois eles têm a experiência necessária para gerir essa atividade. 

Como o mercado está cada vez mais competitivo e dinâmico, as organizações não podem errar na escolha dos candidatos, que precisam ter a competências técnicas e comportamentais devidamente alinhadas com todas as necessidades do negócio, que precisa prosperar. Agora que você sabe o que é recrutamento, saiba mais sobre esse assunto:

O que faz o profissional de recrutamento?

Como já mencionamos acima, o profissional da área de recrutamento tem a função de atrair os melhores talentos do mercado para participar de um processo seletivo, seja para preencher uma ou mais vagas em aberto e até para compor o cadastro de reserva da organização, conhecido como banco de talentos. 

Mas não adianta saber o que é recrutamento, sem conhecer as técnicas que são empregadas para atrair os futuros colaboradores de um negócio. Vamos te mostrar as mais usadas pelos profissionais da área de recrutamento, que costumam dar certo: 

Employer branding

Se traduzirmos ao pé da letra, employer branding significa “marca do empregador”. Trata-se de uma metodologia que tem o objetivo de gerar uma percepção extremamente positiva no público a respeito de uma determinada empresa. Essa técnica faz com que bons talentos queiram trabalhar nela ou pelo menos participar de um processo seletivo, já que a organização tem uma imagem de destaque e respeito no mercado. E essa atração funciona de verdade. 

Marketing de atração

Além de saber o que é recrutamento, você sabia que o marketing de atração também costuma ser usado para atrair bons profissionais do mercado? É verdade! Trata-se de um conjunto de estratégias que criam e compartilham conteúdos que são direcionados para atrair talentos em potencial para trabalharem em uma empresa. O fortalecimento da comunicação e manter os bons pensamentos são os principais pilares de sustentação dessa eficiente estratégia. Atrair é o grande desafio! 

Tipos de recrutamento

Agora que você sabe o que é recrutamento, conheça as principais formas de recrutar uma nova força de trabalho para a sua empresa: 

Recrutamento externo

É quando a organização procura, no mercado de trabalho, profissionais para compor o seu quadro de funcionários. Os processos seletivos tradicionais acontecem dessa forma. A empresa faz anúncios em sites ou portais de emprego, das vagas em aberto e dos pré-requisitos exigidos. O recrutamento externo pode ser mais trabalhoso e delicado, já que é necessário fazer todo um processo de seleção de caráter eliminatório. 

A vantagem desse tipo de recrutamento é que esse método permite que os profissionais responsáveis conheçam diversos candidatos com perfis variados, diferentes níveis de escolaridade, experiência de mercado e temperamentos, o que aumenta as chances da escolha ser a mais assertiva possível para ocupar o cargo em aberto.

Recrutamento interno

De nada adianta saber apenas o que é recrutamento se o gestor não estiver por dentro desse assunto, certo? O recrutamento interno acontece quando uma ou mais vagas em aberto são preenchidas por um talento que já trabalha na empresa. Ou seja, a seleção é realizada internamente, sem a divulgação para o mercado das oportunidades de trabalho. Saiba mais sobre como funciona a gestão participativa dentro das empresas.

O recrutamento interno costuma ser mais rápido, já que a organização conhece melhor as aptidões do colaborador interessado na vaga em questão. Além disso, esse tipo de recrutamento pode ser mais interessante para os funcionários que querem dar um upgrade em suas carreiras, já que se trata de uma oportunidade de ouro para conquistar um cargo mais alto na área de atuação. 

Quais são os cargos da área de recrutamento? 

Saber o que é recrutamento é importante, por isso, conheça os cargos relacionados a essa área que pode atrair os melhores talentos para o seu negócio: 

Recrutador

É o responsável por analisar os perfis de todos os candidatos apontados pelo headhunter (caça talentos). O recrutador é quem faz a escolha dos profissionais que mais atendem às exigências das vagas em aberto e os convoca para o processo seletivo. 

Analista de recrutamento

É o profissional responsável por coordenar todo o processo. É ele quem se reúne com os gestores para entender qual é o perfil exato para preencher a vaga em aberto. Além disso, o analista de recrutamento faz todo o acompanhamento da seleção dos currículos e o contato com os candidatos para participar da entrevista. 

Viu como saber o que é recrutamento, bem como conhecer a sua importância, é fundamental para recrutar os melhores talentos do mercado para a sua empresa? Conte com profissionais experientes para te ajudar com essa missão e boa sorte! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK