Gestão de dados: saiba mais sobre esse assunto

01/10/2021 às 23:57 Coaching

Gestão de dados: saiba mais sobre esse assunto

Com os constantes avanços tecnológicos e o advento da internet, uma avalanche de informações nos bombardeiam todos os dias. E no mundo corporativo não é diferente, obrigando as empresas a buscarem estratégias para que nada saia do controle. Diante desse contexto, surge uma expressão bastante comum: a gestão de dados. Esse artigo vai te mostrar o que é isso, a importância de fazer uma gestão de dados eficaz e todos os seus componentes. Fique conosco até o final e aproveite a leitura. 

O que é gestão de dados? 

Podemos dizer que gestão de dados é um importantíssimo assunto que tem relação com o mundo dos negócios e que oferece às organizações todos os recursos e ferramentas necessárias para que todas as informações sejam bem administradas. Ou seja, a gestão de dados nada mais é do que identificar, armazenar, acessar, compilar, proteger e usar devidamente todas as informações que vão fortalecer uma marca no mercado. 

Ao invés da empresa manter todas as informações importantes limitadas a único setor ou equipe, ela faz um eficiente gerenciamento delas, para que todos os dados fiquem disponíveis para mais colaboradores, o que otimiza a comunicação interna. Como um número maior de pessoas têm acesso aos dados, é possível que decisões mais assertivas sejam tomadas no dia a dia. 

Os principais objetivos de uma gestão de dados são: aumentar a competitividade do negócio e a eficiência na execução das tarefas diárias, além de preservar a segurança das informações, seja dos clientes ou da própria empresa. Não é à toa que milhares de organizações investem pesado em uma gestão de dados eficiente. 

Qual a importância da gestão de dados?

Se você é um gestor ou ocupa um cargo de confiança em alguma organização, conheça a importância de se fazer um gestão de dados eficiente:

 Aprimorar a comunicação interna

Talvez essa seja a principal vantagem de se fazer uma gestão de dados. Para que qualquer negócio prospere no mercado, é preciso que a comunicação interna seja extremamente eficiente. Quando as informações não são organizadas de forma que cheguem até as pessoas que interessam, todo o bom andamento das atividades pode ficar prejudicado. 

Por isso, é preciso que haja uma sincronia entre todos os setores de uma empresa, sem falhas ou ruídos na comunicação entre eles. O coaching é uma metodologia que pode te ajudar a aprimorar a comunição interna da sua empresa. Mas antes disso, é importante que você conheça os principais tipos de coaching.

Informações mais seguras

A gestão de dados também contribui para uma maior segurança de todas as informações da empresa. E isso é fundamental, pois o mínimo vazamento de dados pode custar muito caro para o negócio e até manchar a imagem dele no mercado. 

Qualquer descuido dos responsáveis, as informações sigilosas podem cair em mãos erradas e colocar tudo a perder. Vale salientar que hackers maliciosos ficam à espreita esperando a mínima falta de atenção dos empreendedores para se apoderar das informações que deveriam estar seguras. 

Redução de custos

Uma gestão de dados efetiva também pode reduzir os custos para uma empresa. Quando todas as informações importantes estão devidamente armazenadas, organizadas e seguras, todo o negócio pode economizar bastante tempo e, por vezes, até dinheiro. E em época de crise financeira, qualquer economia é sempre bem-vinda. Em suma, se a sua empresa não se preocupa com a gestão das informações dela, esse erro pode sair bem caro no futuro.

Maior possibilidade de inovação

Como a gestão de dados possibilita que todas as informações fiquem bem mais seguras, existe uma maior possibilidade de inovação da empresa, o que pode aumentar a sua competitividade. Com todos os dados organizados e seguros, fica muito mais fácil do gestor ter uma visão clara do que precisa ser aprimorado e investir em estratégias de inovação. E não restam dúvidas de que inovar é um dos segredos do sucesso. Se você procura uma forma de inovar em seu negócio, conheça a história da Starbucks.

Componentes da gestão de dados

Agora que você está mais familiarizado com esse assunto, conheça todos os fatores que fazem parte da gestão de dados: 

Acesso

Trata-se de um processo que deve ser ágil e ao mesmo tempo fácil, no que diz respeito a recuperar ou encontrar dados. Por isso, o uso de modernas ferramentas podem auxiliar empresas que trabalham com uma enorme quantidade de dados, todos os dias.

Qualidade

Os dados precisam ter relevância e utilidade para todos os colaboradores de uma empresa. Se eles não tiverem qualidade e não estiverem devidamente alinhados com o mercado de atuação do negócio ou com a cultura da organização, por exemplo, deverão ser descartados imediatamente. 

Integração

Consiste na combinação de todos os dados relevantes que vão se tornar informações. Somente dessa forma é que eles vão ganhar significado e o devido valor para serem usados. A integração é a fase em que todos os dados são qualificados. 

Visualização

Esse componente permite que sejam feitas avaliações a partir de uma minuciosa observação de fontes de dados diferentes. Tudo isso evita cansativos retrabalhos como a reorganização das informações em outros ambientes para serem avaliadas. 

Governança

São as diretrizes que determinam como será feita a gestão de dados de uma organização, que devem estar 100% alinhadas aos objetivos da mesma. É onde acontece a gestão em si, depois que todas as fases acima foram devidamente cumpridas. 

Transmissão

Podemos dizer que é uma organização dos dados feita de forma lógica. Vale lembrar que o uso de ferramentas tecnológicas é essencial para que todos os dados sejam devidamente encaminhados para os responsáveis ou setores da organização. 

Viu como a gestão de dados é importante para qualquer empresa que deseja prosperar no mercado? Agora é mãos à obra! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK