Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é o coaching para tribunais, advogados e profissionais do direito?

18/07/2020 às 13:41 Coaching

O que é o coaching para tribunais, advogados e profissionais do direito?

Profissionais da área de direito como advogados e juristas podem precisar passar pelo processo de coaching para desenvolverem os seus trabalhos com exatidão. No dia a dia da profissão, além de desenvolver habilidades técnicas de suas atuações, estes profissionais precisam desenvolver outras habilidades como a inteligência emocional.

Ser um profissional centrado e que consegue desenvolver estratégias bem sucedidas no tribunal ou julgar qualquer tipo de ação com seriedade e imparcialidade é fundamental para trabalhar na área de direito.

E o coaching pode contribuir bastante para isso, para isso existe um nicho específico chamado de coaching para tribunais.

Como o coaching funciona para profissionais do direito?

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano que visa ajudar pessoas a conquistarem objetivos específicos. As pessoas que passam por esse processo conseguem desenvolver as habilidades que necessitam para terem uma carreira de sucesso ou vida pessoal repleta de felicidade.

Advogados e juristas precisam desenvolver habilidades importantes como o autocontrole emocional para que consigam atuar com rigidez e assertividade no dia a dia.

Nos tribunais, podemos acompanhar sessões com bastante atos de hostilidade, indivíduos competindo entre si e para conseguir trabalhar com assertividade é preciso aprender a controlar os atos e pensamentos.

Com isso, o papel do coach para os profissionais do direito é ajudá-los a desenvolver as habilidades necessárias para que eles possam elevar a sua performance e construírem uma carreira de sucesso.

Depois do coaching, eles poderão direcionar melhor suas ações e desenvolver os seus trabalhos com mais responsabilidade e coerência.

Principais pontos do coaching para tribunais

Geralmente, os profissionais de direito investem seu tempo e recursos para desenvolver habilidades técnicas, mas apenas estas não são necessárias para o exercício pleno de suas funções.

Confira abaixo quais são os principais pontos trabalhados pelos coaches para ajudar advogados e juristas:

Definição de metas

A construção de uma carreira de sucesso acontece de degrau em degrau. O coach pode ajudar profissionais de direito a traçarem metas realistas e alcançáveis, de acordo com seus estágios na profissão.

As metas são fundamentais para ajudar profissionais a desenvolverem o que precisam para alcançar os objetivos que mais desejam.

Plano de carreira

Metas bem definidas são um dos passos para a construção de um plano de carreira. Sabendo o que você precisa fazer para alcançar os seus objetivos, você pode traçar um plano assertivo para alcançar voos maiores na profissão dentro de um prazo determinado.

Conheça a nossa Formação de Coaching.

Desenvolvimento da inteligência emocional

Um advogado ou um jurista precisam desenvolver a inteligência emocional para conseguirem se manter firmes e deixar os julgamentos de lado no tribunal.

O autocontrole sobre as próprias emoções é fundamental para entender tudo o que é debatido e conseguir desenvolver estratégias e fazer julgamentos assertivos.

Controlar o estresse

Outro fator importante trabalhado no coaching para tribunais é o controle do estresse. A rotina de advogados e juristas é extremamente estressante, passar os dias analisando processos e definindo estratégias, além de definir a vida de outras pessoas são grandes responsabilidades.

Com a ajuda do coach, os profissionais do direito podem aprender métodos e hábitos que os ajudem a controle e neutralizar os efeitos do estresse no dia a dia de trabalho.

Melhorar a capacidade argumentativa

O processo de coaching pode ajudar advogados e juristas a desenvolver uma maior capacidade argumentativa. O coach pode ajudar o coachee a desenvolver técnicas capazes de aumentar o seu poder de argumento e de entender melhor os outros, isso é fundamental em qualquer julgamento.

Controle da ansiedade

Por conta do estresse no trabalho, os profissionais de direito costumam desenvolver uma ansiedade exacerbada. Isso é extremamente prejudicial no dia a dia, e pode tirar a concentração e fazer um advogado ou jurista tomar decisões erradas.

É fundamental manter o foco e entende que é preciso ter controle sobre a ansiedade. O coaching pode ajudar no desenvolvimento de hábitos e técnicas que ajudem estes profissionais a neutralizarem os efeitos da ansiedade, principalmente, no período de trabalho.

O coaching pode ser fundamental para profissionais do direito, sejam eles advogados, juristas ou estudantes de direito. A metodologia é essencial para que a gestão de carreira de um profissional de direito.

Assim como em outros nichos, os profissionais de coaching que trabalham com profissionais de direito costumam ser especializados na área. Assim, eles são os mais indicados para mostrar o caminho necessário para uma carreira de sucesso.

Faça a nossa Formação de Coaching!

Se você quer ir além e está interessado em se tornar um coaching, faça a nossa Formação! Assim, você consegue aproveitar os benefícios que o coaching pode lhe ajudar e passar a ter a capacidade de ajudar outras pessoas.

Aqui no IBND, possuímos um método de ensino diferenciado onde os nossos alunos aprendem na teoria e na prática e maximizam o seu poder de aprendizado, saindo preparados para enfrentar o mercado. Conheça a nossa Formação de Coaching.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®