5 dicas para desenvolver a autoliderança

11/06/2020 às 11:40 Coaching

5 dicas para desenvolver a autoliderança

A busca pela liderança é comum em qualquer empresa, todos queremos ser capazes de liderar equipes e sermos reconhecidos por excelentes resultados de gestão. Porém, para atingir a excelência, além de ter experiência no assunto, um líder precisa desenvolver em si a autoliderança.

Aplicar primeiro em si mesmo o que deseja aplicar em sua empresa é fundamental para utilizar os recursos necessários sempre que preciso.

Se torne um líder melhor começa pelo seu próprio desenvolvimento como pessoa e como profissional. Para lhe ajudar a desenvolver a autoliderança, vamos dar dicas bastante úteis para alcança-la na prática.

O que é a autoliderança?

A autoliderança é a habilidade que uma pessoa possui em gerenciar as suas ações e comportamentos em qualquer âmbito da vida, seja em uma reunião profissional ou em uma conversa com filhos ou familiares. Ter esse controle e conseguir realizar o que é preciso indica que a pessoa desenvolveu a autoliderança.

O principal ponto da autoliderança é a conquista do equilíbrio emocional. Encaramos momentos complicados, situações desafiadoras e precisamos coordenar nossas próprias atitudes e pensamentos para enfrentar e superar possíveis obstáculos.

Isso é importante para que posteriormente seja possível liderar uma equipe.

Um líder nato percebe que primeiro, é preciso liderar a si mesmo para depois liderar outras pessoas. A autoliderança é uma competência fundamental para melhorar a nossa performance profissional como gestores e diretores de empresas.

Existem vários tipos de liderança, preparamos um artigo falando sobre cada uma delas. Leia e saiba mais.

Agora confira abaixo as nossas dicas para desenvolver a autoliderança:

Obtenha o controle de situações e atividades

Um dos pilares da liderança é a capacidade de assumir responsabilidades. Para isso, é preciso estar no controle, assumindo que você é o responsável pelas falhas e também pelo sucesso de uma ação.

Antes de obter o controle de um setor de sua empresa, você pode começar a treinar isto em sua vida pessoal. Uma boa maneira de fazer isto é assumir as suas metas! Sabe aquela rotina de exercícios que você tenta implementar a um ano e não consegue?

Tome controle sobre ela! Se comprometa e atinja o seu objetivo.

Parece algo simplório, mas a autoliderança começa a ser desenvolvida quando começamos assumir a responsabilidade das pequenas coisas em nossa vida.

A liderança pressupõe um grande preparo e porque não começar a desenvolvê-la em nossa vida pessoal.

Conheça a nossa Formação de Coaching.

Você é mais do que seu trabalho!

Muitas pessoas são obcecadas pelo trabalho, são o que podemos chamar de wokaholics. Esse tipo de líder se torna perfeccionista demais e assim nunca consegue se satisfazer e com isso, desconta nos outros.

Por isso, a dica aqui é ter objetivo que abrangem mais do que objetivos profissionais. Cuide da sua mente, do seu corpo, busque a autoaceitação. Assim, você conseguirá estar sempre evoluindo e terá mais recursos para desenvolver a autoliderança.

Sabe o que é liderança empática? Leia esse nosso artigo especial e saiba mais.

Tenha momentos de autoanálise

Uma boa maneira de notar a própria evolução é fazer uma autoanálise. Somente assim, você pode avaliar como anda o seu desenvolvimento e perceber se os seus planos estão dando certo.

Sabe aquelas reuniões semanais com uma equipe de profissionais para avaliar os resultados da semana? Então faça isso consigo mesmo!

Procure tirar um tempo para você! Fique a sós para refletir sobre a sua semana. Veja o que você conseguiu desenvolver e o que deixou de ser feito.

Entenda porque isso aconteceu, anote tudo e comece a criar mapas mentais que facilitam a realização de suas tarefas. Se for preciso redefina suas prioridades, testes novos métodos, até chegar ao objetivo desejado.

Aprenda a dizer NÃO e a definir prioridades

O erro de muitos líderes é o ato de se sobrecarregar, isso acontece pela dificuldade de dizer NÃO. Quando estamos envolvidos pelo nosso trabalho, acabamos trazendo muita coisa para nós e esquecemos que uma das tarefas do líder é delegar funções.

Por isso, aprender a dizer NÃO é muito importante no desenvolvimento da autoliderança. Isso lhe ajudar a reduzir o seu nível de estresse e aumenta o seu controle sobre o todo.

Você não precisa estar presente ou fazer tudo, um líder deve aprender desde o início, a delegar funções e a rejeitar o que não seja proveitoso para as suas prioridades.

Procure ajuda profissional

Outra excelente dica para desenvolver a autoliderança é participar de sessões de coaching e de PNL. Buscar ajuda profissional pode ser um excelente caminho para acelerar o desenvolvimento de competências importantes que auxiliam a autoliderança.

Através do aconselhamento de carreira e do conhecimento de métodos e técnicas de desenvolvimento humano, você conseguirá desenvolver a autoliderança com mais propriedade. Um bom curso de coaching ou de PNL, irá te ajudar a desenvolver a autoliderança.

Faça a nossa Formação de Coaching!

Aqui no IBND contamos com profissionais experientes no mercado e com um método de ensino diferenciado que maximiza o aprendizado de nossos alunos.

Se forme com excelência e domine todas as ferramentas de coaching para alcançar o objetivo de liderança e atuar como coach no mercado. Não perca mais tempo e conheça a nossa Formação de Coaching.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK