O que é a liderança empática?

28/05/2020 às 16:41 Coaching

O que é a liderança empática?

Entre os diversos tipos de liderança presentes no mercado, a liderança empática tem ganhado bastante reconhecimento no trabalho com grandes equipes. A empatia é uma das habilidades socioemocionais atualmente e aplicá-la em suas ações de liderança pode ser uma excelente maneira de manter sua equipe motivada e influenciar seus colaboradores.

Os líderes empáticos são aqueles que desejam fazer a diferença na vida das pessoas. Além disso, a empatia é uma necessidade para os líderes, afinal ela é uma forma genuína, natural de influenciar pessoas e de manter uma comunicação não violenta.

Em uma empresa não temos de pensar apenas no hoje, o futuro também é muito importante e a liderança empática é uma maneira de desenvolver todo o trabalho com o passar do tempo. Muitos profissionais não chegam prontos, eles são formados em empresas e porque não reter e trabalho um talento no seu negócio?

O que é empatia e como se tornar um líder empático?

A empatia é o ato de se colocar no lugar de outras pessoas e compreender seus pontos de vista, por mais que você não concorde. Um líder empático utiliza essas habilidades para conseguir incentivar e ter um relacionamento saudável com seus colaboradores. Trabalhar as relações entre colaboradores é importante para levar projetos a frente e melhorar o desempenho de uma empresa.

Antes de tudo, a empatia não é algo superficial, quando um líder empático demonstra interesse por seus colaboradores, ele o faz genuinamente, sem pré-julgamentos. Não é só pelo fato de querer influenciar o colaborador, a empatia mais do que a compreensão é a vontade real de entender as outras pessoas e prover suas necessidades.

 

O mercado de trabalho mudou muito, atualmente não se aceita mais a figura do “chefe”, caracterizado por gestão que centraliza o poder, não dá voz aos seus colaboradores e prima pela obediência dos funcionários. Nos dias de hoje, o líder deve se comunicar com os colaboradores, mostrar que deseja valorizá-los.

As empresas procuram lideres que consigam liderar, mas também que apoiem e deem o suporte necessário para todos os seus colaboradores. Existem algumas habilidades essenciais que todo líder empático deve possuir, confira quais são elas:

  • Empatia – Claramente, a empatia é a principal habilidade para quem deseja ser um líder empático. A empatia no ambiente de trabalho ajuda no desenvolvimento de uma cultura empresarial que tende a desenvolver profissionais e tornar sua empresa cada vez mais forte através da união de todos os colaboradores com seu líder.

 

  • Entusiasmo – Como dissemos nos parágrafos acima, a empatia não pode ser algo superficial. Por isso, além de desenvolver a empatia, o líder empático precisa ser um entusiasta , ter automotivação, colocando sua paixão e seu propósito de ouvir e se colocar no lugar das pessoas para que sua liderança possa render bons resultados.

 

  • Cordialidade – Um líder empático deve ser cordial ao dar suas opiniões. Ele deve apresentar argumentos fortes para rebater ou dar feedback a colaboradores. Isso é importante para mostrar que se importa com diferentes opiniões e que não leva nada para o pessoal. Também faz com que os colaboradores tenham abertura para fazer objeções e fazer novas sugestões.

 

  • Impor limites – Mesmo sem um líder que se caracterizar por dar liberdade e autonomia para os colaboradores, um líder empático também deve ter a habilidade de impor limites e ter uma comunicação efetiva. É fundamental se impor com firmeza e se distanciar sempre que necessário.

 

  • Serenidade – Outra característica do líder empático é conseguir manter a serenidade em situações adversas. No dia a dia de trabalho, é comum passar por complicações e resultados ruins. Nessa hora, o líder precisa dar exemplo aos seus colaboradores, mantendo a calma e realizando as ações necessárias para solucionar o problema e conquistar seus objetivos.

Quais são as principais vantagens da liderança empática?

Nada melhor do que o exemplo para guiar pessoas a bons resultados. A liderança empática é um excelente caminho para promover um ambiente de trabalho mais agradável. Um líder empático consegue mediar conflitos de maneira respeitosa e lida com a mesma serenidade e cordialidade em qualquer situação.

Promover um ambiente harmonioso desperta a confiança, a motivação dos colaboradores e a diminuir o estresse. Os problemas que surgem sempre são resolvidos com base na empatia e sem julgamentos, isso faz toda a diferença para o bem-estar de todos.

Com a descentralização do poder, o líder também dá mais liberdade, autonomia para os colaboradores e competências corporativas. É obvio que o líder mantém os limites necessários e se impõe sempre que preciso, mas a liderança empática torna os colaboradores menos dependentes e mais capacitados para desenvolver suas funções em uma empresa.

Faça a nossa Formação de Coaching!

Se interessou pela liderança empática? Quer desenvolver a empatia e as outras habilidades para se tornar um líder empático? Faça a nossa Formação de Coach. Nela, você consegue aprender todas as técnicas importantes para desenvolver habilidades fundamentais para promover um ambiente de trabalho mais agradável e motivar seus colaboradores.

O IBND tem uma formação focada em um método de ensino diferenciado, que visa unir teoria e prática, capacitando nossos alunos a atuar com eficiência no mercado. Não perca mais tempo e conheça a nossa Formação de Coach.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK