O que é margem de lucro?

09/10/2021 às 23:57 PNL

O que é margem de lucro?

Vivemos em um mundo extremamente capitalista em que o dinheiro, na maioria das vezes, dita as regras do jogo. Para sobreviver à imensa competitividade do mercado, as organizações precisam ter lucro nas vendas dos seus produtos ou serviços para os clientes. Você sabe o que é margem de lucro? Se a resposta for negativa, se acomode no sofá que vamos te explicar do que se trata e mostrar toda a sua importância para qualquer tipo de negócio. Boa leitura! 

O que é margem de lucro? 

Podemos dizer que margem de lucro é algo que faz parte da rotina de qualquer organização no mundo. Trata-se de uma porcentagem que é adicionada ao valor do custo total de produção de uma mercadoria ou serviço. A margem de lucro está inserida no preço final dos produtos que são ofertados aos clientes. Ou seja, nada mais é do que uma porcentagem de lucro que a empresa terá em cada venda realizada por ela. 

Agora que você sabe o que é margem de lucro, sabia que essa variável tem uma estreita relação com os preços estabelecidos pelas empresas e com a lucratividade das mesmas, no que tange o investimento realizado? É verdade. A margem de lucro é variável e os gestores das organizações é quem vão determinar qual será a porcentagem dela em cada produto oferecido no mercado. Para você se inteirar mais sobre esse assunto, conheça a história da Nestlé e descubra qual é o lucro atual dela. 

Objetivo da margem de lucro

Como o próprio nome sugere, o principal objetivo dessa variável, já que agora você sabe o que é margem de lucro, é gerar lucros para o negócio e deixar as vendas mais otimizadas. O cálculo é relativamente simples e funciona da seguinte forma: custo total de produção + um acréscimo variável (margem de lucro) = preço final do produto ao consumidor. 

Vale salientar que a margem de lucro é primordial para o sucesso das empresas, pois o lucro é o principal responsável pela saúde financeira de qualquer negócio. É fundamental que as organizações tenham preços competitivos e que cubram os custos de produção. Mas o empreendedor precisa ter bom senso antes de definir o preço final dos seus produtos, já que eles precisam estar dentro da média do mercado. Caso contrário, as vendas não vão se concretizar, acarretando em prejuízos.

Exemplo prático do cálculo da margem de lucro

De nada adianta estar por dentro sobre o que é margem de lucro, se você não sabe calculá-la com precisão, certo? Por isso, vamos tomar um exemplo prático para um melhor entendimento: 

Suponha que a sua empresa gastou um total de R$ 350,00 para fabricar um determinado produto. Você não pode vendê-lo por R$ 350,00, pois não vai ter nenhum lucro, certo? É nessa hora que a margem de lucro entra em cena. O empreendedor vai adicionar uma porcentagem extra em cima do valor final do custo de produção. Nesse caso, vamos supor que seja 20%.

Esse adicional de 20% sobre R$ 350,00 será o valor da sua margem de lucro, que será de R$ 70,00. Mas o seu produto será vendido para o consumidor final pelo valor de R$ 420,00. Vale salientar que o valor da porcentagem referente a margem de lucro pode ser o que a empresa determinar, desde que o preço final do produto (no qual está embutido a margem de lucro) seja atrativo para quem compra. 

Divisões da margem de lucro

Viu como saber o que é margem de lucro é importante para todo negócio que deseja prosperar? Conheça as três divisões que a compõem e não erre na hora de escolher o valor da porcentagem: 

Custos

Trata-se dos valores gastos pela empresa na confecção ou produção das mercadorias que ela vende no mercado. Nos custos, estão incluídos: o valor da compra dos insumos, a mão de obra, gastos com energia elétrica, água, fretes, impostos, embalagens e demais gastos até o produto final ficar pronto para ser vendido aos clientes. Em suma, é quanto o seu negócio gastou para fabricar um determinado produto. Saiba como ser um líder de sucesso e fazer a sua empresa lucrar bastante. 

Preço final de venda

Um empreendedor que sabe o que é margem de lucro e conhece as suas variáveis, tem altas chances de prosperar no mercado. O preço final de venda é estipulado pela empresa e deve estar condizente com a realidade do mercado. Ele não pode ser alto demais, pois ninguém vai comprar na sua mão, já que a concorrência é cada vez maior. O ideal é que o empreendedor faça uma pesquisa para saber o valor que os clientes podem ou querem pagar. 

Lucro

Podemos dizer que é a porcentagem que a empresa ganha em cima da venda de cada produto que sai do estoque. O lucro é um retorno positivo de um investimento que foi feito de forma assertiva e bem pensada. Apesar de ser variável, o valor do lucro deve ser atrativo para o empreendedor, já que ele precisa dele para se manter no mercado. 

Agora você está craque sobre o que é margem de lucro e tudo aquilo que diz respeito a essa importante variável, fique atento no valor da lucratividade da sua empresa, pois ela é combustível para a prosperidade de todo empreendedor. 

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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