O que é investidor anjo?

16/09/2021 às 18:07 PNL

O que é investidor anjo?

No mundo capitalista em que vivemos, milhares de boas ideias de negócio acabam não decolando, na maioria das vezes, por falta de investimentos financeiros. Se você está passando por essa situação, acredita que a sua ideia seja rentável e precisa de uma forcinha para fazê-la decolar, já cogitou a possibilidade de contar com um investidor anjo? Esse post vai te mostrar o que é investidor anjo, como funciona esse tipo de investimento e as vantagens de contar com um. Aproveite ao máximo a leitura! 

O que é investidor anjo? 

Podemos dizer que investidor anjo é uma pessoa física ou empresa que faz investimentos financeiros em um negócio que apresenta um alto potencial de rentabilidade e crescimento, como uma startup inovadora, por exemplo. O investidor anjo, muitas vezes, é  um executivo bem sucedido que investiu bastante em seu aperfeiçoamento profissional, tem ampla experiência no mercado e que sabe identificar excelentes oportunidades de negócios que sejam rentáveis. 

Todo o investimento feito vai servir para as empresas recém criadas se consolidarem no mercado, sempre visando o crescimento saudável. Um empreendedor que tem uma boa ideia de negócio, mas não tem recursos financeiros suficientes para investir nela, recorre a esse tipo de investimento, já que pode ser uma alternativa viável, dependendo da situação. Agora que você sabe o que é investidor anjo, conheça todo o funcionamento desse processo:

Como funciona esse  investimento?

Depois de se deparar com uma ideia de negócio que parece ser rentável, o investidor anjo faz uma minuciosa avaliação do cenário econômico e acaba se convencendo de que ela é realmente promissora no mercado. Dessa forma, ele investe o seu dinheiro nela com o objetivo de ter o retorno financeiro esperado, a curto e médio prazo. É um investimento de risco, sem dúvidas, já que uma gestão ineficiente pode colocar tudo a perder. 

O mais interessante é que o investidor anjo também contribui para que todo o negócio se desenvolva e prospere. Para isso acontecer, ele usa toda a sua experiência profissional, suas habilidades (técnicas e comportamentais) e a sua extensa rede de contatos. Mas como tudo tem um preço, o investidor anjo passa a ter participação em cerca de 15% a 30% da empresa na qual ele investiu o seu dinheiro. São os ônus dos bônus para o empreendedor. 

Vantagens de contar com um investidor anjo

Mesmo que você saiba o que é investidor anjo, é preciso entender um pouco mais sobre esse assunto, certo? Por isso, conheça as vantagens de contar com um desses, se tiver uma boa ideia de negócio em mente:

Tempo e apoio de uma pessoa experiente

O investidor anjo vai dedicar boa parte do seu precioso tempo para fazer a sua empresa crescer e se consolidar ainda mais no mercado. Mesmo que esse apoio seja de forma remota, o que é bastante comum hoje em dia, o empreendedor vai contar com um auxílio e tanto de alguém que já tem uma excelente bagagem no mundo organizacional.

Total dedicação ao seu negócio

Apesar de você saber o que é investidor anjo, sabia que ele também pode fazer a sua startup crescer, já que vai se dedicar ao máximo para que isso aconteça? É verdade! E  essa dedicação ao seu negócio, através do esforço pessoal, pode ser um diferencial competitivo no dia a dia. Sua empresa vai decolar rumo à prosperidade em pouco tempo. E para te dar a motivação necessária, conheça um pouco sobre a história da Oral-B.

Grande Know-how

Como o investidor anjo tem uma larga experiência anterior nesse tipo de investimento, ele também pode ajudar o empreendedor, que é bem menos experiente, a não cometer erros que podem colocar tudo a perder. E caso algo saia do controle inesperadamente, o investidor anjo ensina a superar os desafios e obstáculos que eventualmente podem surgir pelo caminho.

Extenso networking

Praticamente todo investidor anjo tem um extenso networking que foi construído durante vários anos de vida profissional. E isso pode ser extremamente benéfico para a sua startup, já que uma grande rede de contatos profissionais pode oferecer soluções inovadoras para ela. Quanto mais pessoas o empreendedor puder contar, melhor será para todo o seu negócio. 

O investidor anjo pode ser um mentor

Apesar de você saber o que é investidor anjo, também deve estar ciente de que ele pode ser um mentor para os empreendedores menos experientes e que não querem errar em suas escolhas. Contar com uma eficiente mentoria, que também pode ser realizada em um curso de coaching, na hora da tomada de decisões importantes, pode impactar positivamente todo o seu negócio. E isso não tem preço! 

Suporte aos empreendedores menos experientes

Por fim, um investidor anjo também oferece todo o suporte necessário para os empreendedores que não possuem uma grande bagagem de conhecimento e a experiência necessária para gerir uma empresa. E esse importante apoio pode dar toda a confiança necessária para que a execução das atividades e, acima de tudo, as tomadas de decisões, sejam as mais assertivas. 

Agora que você sabe o que é investidor anjo, sabe como funciona, conhece as vantagens e tem uma boa ideia de negócio, que tal cogitar a possibilidade de contar o investimento de um e fazer a sua nova empresa prosperar de vez? Pode valer muito a pena! 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK