O que é gestão do tempo? Saiba mais a respeito

13/09/2021 às 18:07 PNL

O que é gestão do tempo?  Saiba mais a respeito

Milhares de empreendedores enfrentam diversos desafios diários no complexo mundo dos negócios. Afinal de contas, para uma empresa se manter competitiva no mercado, é preciso que o empresário consiga superar os obstáculos do cotidiano. E um dos mais comuns é saber fazer uma boa gestão do tempo. Por isso, esse post vai te mostrar o que é gestão do tempo, os seus principais benefícios e como colocá-la em prática. Que tal continuar a leitura para aprender mais? 

O que é gestão do tempo?

Podemos dizer que gestão do tempo é uma prática saudável que auxilia as pessoas a organizarem todas as tarefas que precisam ser feitas em um determinado dia ou período. Quando sabemos gerir bem o nosso tempo, conseguimos desenvolver o nosso trabalho com maior empenho e dedicação. Além disso, um empreendedor que consegue administrar o seu tempo, costuma alcançar melhores resultados no dia a dia, desde que tenha o amadurecimento necessário. 

Agora que você já sabe o que é gestão do tempo, sabia que quando ele é bem gerido, podemos ser mais produtivos e concluir as atividades do dia em um período de tempo menor do que o habitual? É verdade! E isso se traduz em uma maior qualidade de vida no trabalho. Quando você planeja tudo aquilo que deverá ser feito naquele dia, os processos parecem fluir melhor. 

Principais vantagens da gestão do tempo

Quando o empreendedor consegue gerir o seu tempo com inteligência e bom senso, diversos benefícios costumam aparecer. Se você começar a organizar as suas atividades diárias, estabelecer metas e prioridades, tudo pode ficar muito mais simples. Conheça outras vantagens de fazer uma boa gestão do tempo:

Concluir as tarefas dentro do prazo estipulado

Se você sabe o que é gestão do tempo e faz isso de uma forma assertiva, seguramente consegue concluir todas as tarefas dentro do prazo estabelecido. E quando isso acontece, o seu negócio é que sai no lucro. Sair da empresa sem deixar nenhum tipo de pendência para o dia seguinte pode ser gratificante para qualquer empreendedor. 

Aumentar a produtividade

Todo profissional que faz uma gestão do tempo eficiente consegue ser mais produtivo no dia a dia. A produtividade é principal aliada de uma boa gestão do tempo. Quando gerimos bem o nosso tempo, conseguimos executar todas as atividades que precisam ser feitas naquele dia ou período. E o melhor: sem ficar trabalhando até tarde da noite. Quer ser mais produtivo? Faça uma boa gestão do seu tempo! 

Concluir atividades que estavam pendentes

Sabe aqueles projetos ou atividades que estavam pendentes há meses e que você nunca teve tempo de dar a devida atenção? Pois é. Quando fazemos uma boa gestão do nosso tempo, a palavra “pendência” não faz parte mais da nossa vida profissional. Dessa forma, comece a fazer uma boa gestão do seu tempo para conseguir finalizar tudo aquilo que está pendente no trabalho. Está vendo como saber o que é gestão do tempo é fundamental?

Organizar todas as atividades do setor

Um empresário que faz uma boa gestão do seu tempo também consegue organizar todas as atividades do seu setor, bem como o seu local de trabalho. E isso pode deixar o dia a dia mais simples, prático e, sobretudo, funcional. Quando se trabalha em um setor organizado, a execução das atividades pode ficar muito mais dinâmica e com menos chances de erros, sem retrabalhos. 

Otimizar o seu tempo

Além de saber o que é gestão do tempo, você também precisa estar a par das suas vantagens, certo? Por isso, quando o empreendedor sabe gerir bem o seu tempo, ele consegue otimizá-lo de uma maneira inteligente, permitindo que tudo que precisa ser feito naquele dia, seja executado. Pode até não parecer, mas quando conseguimos otimizar bem o nosso tempo, tudo flui da forma mais natural possível. Até os imprevistos parecem desaparecer. 

Menos estresse e irritação

Se você é daqueles que vive na correria desde a hora que levanta até quando vai dormir, precisa gerir melhor o seu tempo. Quando conseguimos fazer uma boa gestão do tempo, o estresse e a irritação podem passar bem longe da nossa vida. Se você vive com os nervos à flor da pele e acha que o dia deveria ter mais de 24 horas para conseguir fazer tudo, é melhor dar atenção para a gestão do seu tempo. Se você tiver uma mente milionária, certamente vai prosperar como profissional. 

Evitar a frustração por não terminar a demanda do dia

Você vive frustrado porque nunca consegue terminar a demanda de atividades do seu dia de trabalho? Calma. Se você sabe o que é gestão do tempo, é só saber administrá-lo com sabedoria. Uma gestão do tempo eficiente pode acabar com a sua frustração por não conseguir concluir tudo o que precisa ser feito. Pode acreditar! 

Como colocar a gestão do tempo em prática?

Saber o que é gestão do tempo é fundamental para qualquer empreendedor, por isso, conheça as nossas dicas sobre como você pode fazer isso e prosperar no mercado: 

Estabeleça prioridades

Se você é daqueles que têm muitas tarefas para fazer durante o dia, estabeleça prioridades, ou seja, determine qual das atividades deve ser executada primeiro, seguindo a ordem de importância de cada uma delas. Isso ajuda a não te deixar perdido em meio a tanta coisa para fazer.

Faça um bom planejamento

Antes de mais nada, é preciso ter um bom planejamento de tudo aquilo que precisa ser feito dentro do seu tempo disponível. Um empreendedor que não se planeja ou não sabe o que é gestão do tempo, está fadado ao fracasso.

Conte com o auxílio da tecnologia

Existem modernas ferramentas que podem te auxiliar a fazer uma gestão eficiente do seu tempo e o planejamento das atividades da sua rotina empresarial. Conte com elas e faça o seu negócio prosperar de uma vez por todas. 

Saber o que é gestão do tempo e colocá-la em prática é primordial para todo empreendedor. Lembre-se disso! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK