O que é Flow? Como entrar em estado de Flow?

06/08/2019 às 09:33 Coaching

O que é Flow? Como entrar em estado de Flow?

Todos nós já experimentamos o flow em algum momento da vida, mesmo sem saber do que se tratava.

Pense bem e responda: quando foi a última vez que você se sentiu completamente imerso em uma atividade?

Então, você estava em flow e nem percebeu!

 

O flow é um estado que permite que as pessoas se entendam melhor com as demais pessoas ao seu lado, quando isso acontece, as conversas fluem e as atividades ocorrem normalmente, porque as pessoas estão focadas em uma única tarefa.

O que é o conceito de flow?

O flow é um estado momentâneo. Podemos dizer que uma pessoa está em estado de flow quando ela realiza uma atividade com fluidez e esquece de tudo ao seu redor.

Ao alcançar esse estágio, a pessoa consegue apresentar melhores resultados, porque está com o corpo e mente focados naquela tarefa.

O conceito de flow foi criado pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikzentmihalyi.

Basicamente, para atingir o estado de flow, uma pessoa deve estar completamente envolvida com a atividade que está fazendo, esquecendo de se preocupar com o tempo, com a fome, com o cansaço e com questões pessoais.

Quando a integração com a atividade é total, atingimos o estado de flow. E por que falamos lá em cima que todos nós já atingimos o estado de flow, mesmo sem saber? Segundo Mihaly, o flow acontece quando a experiência é extremamente prazerosa.

Pensando dessa forma, nós podemos chegar à conclusão que entramos no estado de flow quando praticamos os nossos hobbys, por exemplo.

Para Mihaly, a qualidade da experiência é mais importante do que a sua natureza.

Como chegar ao estado de Flow?

Mihaly Csikszentmihalyi definiu o flow como: “O estado de estar completamente envolvido em uma atividade para seu próprio bem”.

Para o criador do conceito, existiam alguns fatores fundamentais para que uma pessoa atingisse o estado de flow, falaremos sobre alguns deles abaixo, confira:

Ter metas e objetivos claros

Para entrar em estado de flow, a atividade deve ter um sentido, uma razão bem definida. Essa é uma maneira de manter o foco na tarefa que está em curso.

Por isso, ter metas e objetivos bem claros é essencial para atingir este estado.

O primeiro passo para qualificar a experiência é saber quais são os motivos pelos quais você a realiza e o que você ganha ao cumpri-la.

Responder essas perguntas é essencial para “desligar do mundo” e focar em uma única atividade.

As perguntas quando bem formuladas, ajudam a chegar mais facilmente no estado de flow, o nosso Curso de Coach você aprende como elaborar essa perguntas tão poderosas.

Com metas e objetivos claros na mente, você pode lidar melhor com qualquer atividade, seja ela de cunho pessoal ou profissional.

Esse fator ajudará bastante a aumentar seu foco e a estimular o seu engajamento com a atividade.

Derrube a sua autoconsciência

Para entrar no estado de flow, você não pode perder o foco. E isso faz com que nós esqueçamos da nossa autoconsciência.

Com isso, nós deixamos de lado os nossos sentimentos, as nossas emoções, os nossos pensamentos e conseguimos nos concentrar 100% em uma tarefa.

Corpo e mente se voltam apenas para a atividade que estamos realizando, assim derrubamos completamente a nossa autoconsciência enquanto estamos em estado de flow.

O poder de distorcer o tempo

Quando estamos no estado de flow, não sentimos a hora passar. A conexão com a tarefa e com as pessoas envolvidas é tão real que perdemos completamente a noção de tempo.

Já experimentou ficar conversando com uma pessoa que você gosta e quando deu por si já havia passando três horas?  Você estava em flow e distorceu o tempo.

Essa sensação de distorcer o tempo acontece quando estamos em flow. A qualidade da experiência é tamanha que a conexão com a situação em que estamos envolvidos é única e isso faz com que o tempo passe, sem que consigamos notar.

Foco

Esse é um dos principais fatores para entrar em estado de flow. Trabalhar a nossa capacidade de concentração é essencial para atingirmos este estado. No flow, apenas a experiência que estamos vivenciando importa, nada mais.

Atingir esse nível de concentração é muito difícil, principalmente em um mundo onde estamos rodeados de distrações que nos levam a procrastinação, verdadeiramente você vai acabar com a procrastinação.

Outra forma de manter o foco parar entrar em estado de flow é buscar aulas de meditação.

Nelas, você consegue treinar o seu corpo e a sua mente para focarem em uma única tarefa. Dessa forma, fica muito mais fácil trabalhar o foco para se concentrar em uma única atividade.

Autocontrole

Outro fator importantíssimo para que possamos atingir o estado de flow é ter autocontrole. Precisamos nos controlar em qualquer situação para desenvolver uma atividade, somente assim conseguimos nos dedicar completamente a ela.

Ter controle das próprias ações e emoções é essencial para atingir o estado de flow. Essa é uma das maneiras pelas quais conseguimos esquecer a nossa autoconsciência, como falamos acima, deixando pensamentos, emoções e sensações de lado para focar em uma atividade.

Coaching e Flow

Em nosso Curso de Coach você vai aprender técnicas e ferramentas que possibilitam desenvolver os fatores necessários para atingir o estado de flow.

Assim, você pode se conectar verdadeiramente com as suas atividades e conquistar melhores resultados.

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK