Como criar gatilhos para deixar de procrastinar?

27/07/2020 Ć s 12:41 PNL

Como criar gatilhos para deixar de procrastinar?

A procrastinaĆ§Ć£o Ć© o temor de muitos profissionais, esse hĆ”bito acaba destruindo a produtividade no trabalho e pode causa atĆ© mesmo prejuĆ­zos Ć  saĆŗde de uma pessoa. Para lhe ajudar a deixar de procrastinar, trouxemos uma lista de gatilhos neste texto que podem lhe fazer comeƧar a superar a vontade diĆ”ria de procrastinar.

Basicamente, a procrastinaĆ§Ć£o Ć© o ato de deixar as coisas para depois. Num exemplo simples, digamos que vocĆŖ precisa limpar a sua casa, pois jĆ” estĆ” muito suja, mas sempre chega cansado do trabalho e quando estĆ” de folga sĆ³ quer descansar, vocĆŖ estĆ” procrastinando.

O ato de procrastinar pode ter diversos motivos, ele pode ser oriundo da preguiƧa de fazer uma aĆ§Ć£o, de gatilhos negativos como hĆ”bitos ruins que tiram o seu foco, do medo de realizar uma tarefa muito complexa, entre outros fatores.

A melhor maneira de deixar de procrastinar Ʃ criar gatilhos que podem ativar a sua mente para realizar as aƧƵes necessƔrias no seu dia-a-dia.

Bom, depois de entender um pouco melhor sobre procrastinaĆ§Ć£o, acredito que vocĆŖ esteja ansioso para saber como deixar de procrastinar, entĆ£o se liga nas dicas abaixo:

Identifique seus hƔbitos negativos

Cada aĆ§Ć£o que fazemos no dia a dia Ć© determinante para a nossa produtividade. E elas podem ser positivas ou negativas. O primeiro passo para deixar de procrastinar Ć© encontrar os gatilhos negativos, aqueles hĆ”bitos que vocĆŖ possui, mas nĆ£o percebe, e que acabam lhe levando a procrastinar.

VocĆŖ pode, por exemplo, ter o hĆ”bito de olhar as notificaƧƵes do seu smartphone sempre que acorda. E isso pode fazer com que vocĆŖ atrase o seu dia, jĆ” que geralmente desperta a vontade de ficar mais um pouco deitado. Esse hĆ”bito ruim pode fazer com que vocĆŖ inicie o seu dia com preguiƧa e possa rejeitar qualquer tarefa um pouco trabalhosa.

Parece bobo, mas identificar estes gatilhos negativos Ć© essencial para que vocĆŖ consiga parar de procrastinar. Somente assim, vocĆŖ conseguirĆ” encontrar gatilhos positivos, hĆ”bitos que lhe aumentem a produtividade no dia a dia.

ConheƧa a nossa FormaĆ§Ć£o de Coach.  

Implemente alguns gatilhos bons no seu dia a dia

Depois de encontrar os gatilhos negativos que o ajudam a procrastinar Ć© hora de definir novos gatilhos que podem lhe ajudar a superar esse problema. E como fazer isso? Bom, isso Ć© muito pessoal, afinal cada um Ć© responsĆ”vel pela prĆ³pria rotina. Para lhe ajudar a entender melhor o que queremos dizer com ā€œgatilhos bonsā€, vamos dar alguns exemplos a seguir.

Pegando o exemplo que demos acima, em vez de olhar as notificaƧƵes do seu smartphone ao acordar, coloque o despertador e crie um gatilho de sair da cama assim que acordar. Deixe o celular de lado e levante da cama. VocĆŖ poderĆ” ficar meio sonolento nos primeiros dias, mas com o passar do tempo se acostumarĆ” a levantar de imediato.

Seguindo o exemplo, vocĆŖ pode otimizar o seu dia comeƧando com um banho gelado para acordar, seguido de um cafĆ© quentinho logo apĆ³s. Assim, vocĆŖ se sentirĆ” mais disposto. E aqui, depois de ter tomado o seu cafĆ©, aĆ­ sim vocĆŖ olha as notificaƧƵes do seu celular e planeja o seu dia. Isso farĆ” toda a diferenƧa!

Comece o dia pelas tarefas importantes

Essa Ć© uma excelente dica para se estimular e deixar a procrastinaĆ§Ć£o de lado. FaƧa uma lista com as principais aƧƵes do dia, defina as prioridades de acordo com os seus resultados potenciais. E faƧa estas tarefas primeiras antes das demais, assim vocĆŖ realiza aƧƵes de impacto no comeƧo do dia, quando estĆ” mais descansando e pode ter resultados melhores.

Geralmente, as tarefas realmente importantes do dia sĆ£o a minoria das tarefas diĆ”rias e podem trazer mais resultados em curto, mĆ©dio e longo prazo. Essa Ć© uma forma de garantir o seu sucesso e de trazer mais motivaĆ§Ć£o para o trabalho, jĆ” que com o tempo, vocĆŖ comeƧarĆ” a sentir os resultados.

Procure fazer uma parte de suas tarefas atĆ© conseguir fazĆŖ-la por completo

Muitas pessoas acabam colocando metas inalcanƧƔveis de inĆ­cio e por isso preferem procrastinar do que comeƧara criar um hĆ”bito. A dica aqui Ć© que vocĆŖ faƧa, pelo menos, uma parte da tarefa, assim vocĆŖ pode ir criando o hĆ”bito e com o tempo conseguir alcanƧar o seu objetivo maior.

Para exemplificar, digamos que vocĆŖ tenha a meta de ler 100 pĆ”ginas de um livro por dia. PorĆ©m, vocĆŖ tem pouco tempo e fica muito cansado e desiste de ler sempre que pode.

VocĆŖ pode reduzir essa meta, fazendo uma parte apenas da tarefa. Ler 10 pĆ”ginas por dia Ć© muito mais fĆ”cil no inĆ­cio. Com o tempo, vocĆŖ pode ir aumentando a meta diĆ”ria atĆ© chegar as 100 pĆ”ginas.

FaƧa a nossa FormaĆ§Ć£o de Coach!

Aqui no IBND, temos uma formaĆ§Ć£o de coaching completa e com certificaĆ§Ć£o internacional. Nosso mĆ©todo de ensino Ć© diferenciado e foca em maximizar o aprendizado do aluno na teoria e na prĆ”tica. NĆ£o perca mais tempo e conheƧa a nossa FormaĆ§Ć£o de Coach.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


ConheƧa mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, MĆ©todo B2S e Hipnose ClĆ­nica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de ExcelĆŖncia na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa PolĆ­tica de Privacidade e, ao continuar navegando, vocĆŖ concorda com estas condiƧƵes.

OK