O que é código de conduta nas empresas?

30/07/2021 às 18:53 PNL

O que é código de conduta nas empresas?

A ética é um importante conceito que vem sendo massivamente discutido dentro das organizações. Mas para que ela se torne ainda mais evidente para todos os colaboradores, a criação de um código de conduta é fundamental. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar o que é código de conduta, como os gestores podem criar um e as vantagens dele para o dia a dia de qualquer organização que deseja adotar práticas saudáveis e prosperar. Acomode-se no sofá e aprecie mais uma boa leitura do nosso blog. 

O que é código de conduta? 

Se você sempre ouviu falar, mas está curioso (a) para saber o que é código de conduta, vamos te explicar. Trata-se de um conjunto de regras e normas que definem os valores éticos de uma empresa e orienta sobre como deve ser a ação dos funcionários no dia a dia. O código de conduta também diz respeito ao posicionamento de uma marca e mostra a responsabilidade da mesma na sociedade. 

As regras elaboradas são válidas para todos os colaboradores, independente do cargo exercido e até para os prestadores de serviços da empresa. Todos devem observá-las atentamente, já que um novo padrão de comportamento foi estabelecido para que a cultura da organização esteja bem difundida na mente das pessoas que fazem parte dela. Agora que você sabe o que é código de conduta, a missão e os valores da empresa são o seu principal alicerce de sustentação.

Como criar um código de conduta para o seu negócio?

O setor de Recursos Humanos e os sócios da empresa são os principais responsáveis pela elaboração de um código de conduta eficiente e que coloque em evidência as normas e os valores éticos de uma empresa. Conheças algumas dicas sobre como criar um:

Crie uma comissão responsável

A criação de um comitê especial para tratar desse importante assunto é fundamental, já que todas as todas normas e diretrizes precisam ser condizentes com os objetivos da empresa. Dessa forma, devem ser nomeados 3 ou 4 funcionários de confiança que deverão ser os responsáveis pela criação de um código de conduta que seja íntegro e, sobretudo, funcional. Vale lembrar que a sinergia deve estar sempre presente dentro de uma organização.

Apresente todo o conteúdo

Além de saber o que é código de conduta, todo o conteúdo do mesmo deve ser apresentado pela comissão responsável, para análise dos gestores e possíveis alterações. A apresentação do código de conduta deve ser feita de forma clara e objetiva. As frases devem ser curtas e passíveis de entendimento. Todos os colaboradores, gestores, fornecedores e clientes devem estar a par das normas que fazem parte deste documento. 

Discuta sobre ele

É conveniente salientar que o código de conduta não deve ser implantado sem uma discussão prévia sobre as informações contidas nele. Todos os tópicos devem ser analisados pelos integrantes do comitê, para evitar falhas e inconsistências. Em grandes organizações, é fundamental contar com o auxílio de uma consultoria especializada, para que se chegue a uma conclusão e aprovação coletiva, antes de colocar tudo em prática.  

Publique e divulgue

Está vendo que saber o que é código de conduta nas empresas não é tão complexo quanto parece? Depois que todas as etapas anteriores foram devidamente concluídas, é hora de publicar e divulgar o novo código de conduta da organização. Os responsáveis devem disponibilizar esse documento para todos os colaboradores. Uma boa forma de fazer essa divulgação é através da intranet da empresa, que precisa se certificar de que todos leram e estão de acordo com as regras estipuladas.

Vantagens de criar um código um código de conduta

Seguramente, você já sabe o que é código de conduta. Agora é necessário conhecer as vantagens de criar esse documento que pode resguardar a sua empresa e seus funcionários em diversas situações do cotidiano: 

Proteção em casos de assédio sexual ou moral

Infelizmente, não são raros os casos de assédio moral ou sexual dentro de algumas empresas. O código de conduta pode oferecer a proteção necessária para os colaboradores que são vítimas de qualquer tipo de assédio ou bullying dentro do ambiente de trabalho, já que padroniza os comportamentos dentro da organização.

Em casos de desvio de conduta

Agora você está craque sobre o que é código de conduta. Esse documento também autoriza que os gestores tomem as medidas necessárias caso algum colaborador não aja de acordo com as normas da organização. Se alguém for pego agindo de forma inadequada que fere o código de conduta, deverá ser punido rigidamente. Algumas metodologias como a hipnose, podem evitar que os colaboradores de uma empresa tenham desvio de conduta, já que essa técnica atua direto em nossa mente. 

Política de privacidade

O código de conduta também deve fazer menção à política de privacidade das informações confidenciais da empresa que os colaboradores têm acesso. Qualquer uso indevido de informações sigilosas por parte de um ou mais funcionários,  deve ser passível de punições. Todos os dados confidenciais de um negócio devem estar bem protegidos. 

Melhora a imagem da organização

Uma empresa que tem um código de conduta bem elaborado e difundido entre os seus colaboradores, pode ter uma boa imagem no mercado e até se tornar mais competitiva, já que os clientes terão muito mais credibilidade nela. Esse documento mostra a seriedade do negócio e, acima de tudo, a transparência dele perante os seus clientes, parceiros e fornecedores. 

Depois que você ficou sabendo o que é código de conduta e conheceu um pouco mais sobre esse assunto, que tal implantar um em sua empresa e fazê-la tornar referência para seus clientes? Mãos à obra! 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK