O que é cadeia de valor?

28/07/2021 às 18:53 PNL

O que é cadeia de valor?

Em uma sociedade cada vez mais competitiva, milhares de profissionais e organizações precisam se valer dos seus diferenciais para conquistar o seu espaço no mercado. Um conceito bastante discutido atualmente no mundo corporativo é a cadeia de valor. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar o que é cadeia de valor e toda a sua importância para uma empresa que almeja se tornar referência para seus clientes. Fique conosco até o final e aproveite ao máximo a leitura!  

O que é cadeia de valor

Podemos definir a cadeia de valor como uma importante metodologia que possibilita um negócio organizar todos os seus processos e fazer uma análise minuciosa sobre como cada uma dessas etapas pode gerar algum tipo de valor para o consumidor final. 

Agora que você tem uma noção superficial sobre o que é cadeia de valor, vamos pegar um exemplo. Um produto é submetido a diversos processos antes de chegar nas mãos do cliente. Desde a matéria-prima até a confecção do produto em si, existem diversas etapas importantes. A cadeia de valor consiste em agregar valor em cada uma dessas etapas. 

Qual é o objetivo da cadeia de valor? 

Esse conceito permite que o empreendedor tenha um maior entendimento sobre como funciona a empresa, bem como todos os seus processos de produção e estratégias. A cadeia de valor é um recurso que aborda todo o funcionamento e as variáveis que regem um negócio. Uma visão bem mais abrangente de todas as etapas pode ser analisada pelos gestores, que podem implantar melhorias que tenham relação com a entrega de valor para os consumidores.

Saber o que é cadeia de valor é importante, mas o principal objetivo dela é contribuir para que a empresa elabore estratégias que auxiliem o gestor definir uma proposta de valor para a mesma. Como isso é possível? Através de uma análise dos pontos fortes e fracos da organização. A regra é: evidenciar os diferenciais e aprimorar tudo aquilo que precisa. Isso melhora a percepção dos consumidores, gerando crescimento e lucratividade. O coaching é uma metodologia bastante usada pelas organizações e que pode fazer a sua empresa prosperar no mercado. 

Fatores que compõem a cadeia de valor nas empresas

Saber o que é cadeia de valor é importante, mas conhecer os seus elementos é fundamental, certo? O renomado economista e professor norte-americano Michael Porter, definiu os fatores que compõem a cadeia de valor nas organizações. São eles: 

 Atividades primárias

Trata-se das atividades que geram algum tipo de valor para os clientes, de forma direta. Elas são divididas em 5 importantes etapas:

Logística de entrada

É a entrada da matéria-prima na empresa. A cadeia de valor aqui está na relação com os fornecedores, que deve ser saudável para ambas as partes. Vale lembrar que todo o processo de compras dos insumos deve ser otimizado. Está vendo que saber o que é cadeia de valor é fundamental? 

Operações

É tudo aquilo que envolve a produção direta dos produtos, ou seja, as máquinas, os equipamentos, as embalagens e os testes. A cadeia de valor aqui se resume na produção industrial em si, ou seja, a transformação da matéria prima no produto que vai chegar aos clientes. 

Logística de saída

Podemos dizer que essa etapa é um conjunto de atividades como a distribuição dos produtos, recolhimento, entrega e armazenamento dos mesmos, depois de prontos. A cadeia de valor nesse caso fica por conta da garantia da qualidade, cumprimento do prazo de entrega e a integridade dos produtos. 

Marketing e vendas

Não adianta saber o que é cadeia de valor sem a devida compreensão de cada processo dela. Essa etapa consiste no momento em que os clientes são atraídos para adquirir os produtos. Aqui, estratégias eficientes de ambas as áreas entram em cena com força total. Neste caso, a cadeia de valor é o faturamento e o bom relacionamento com os clientes. A hipnose é uma técnica que pode fazer o seu negócio vender mais. 

Serviços

Essa etapa consiste em oferecer todo o suporte técnico necessário depois da compra de um determinado produto. Desde a instalação até eventuais reparos, fazem parte da cadeia de valor. É uma espécie de transformação de produtos em serviços. 

Atividades de apoio

São atividades que também geram valor indiretamente, já que tem a função de fornecer suporte para as atividades primárias. Vamos a elas:

Infraestrutura

Se refere a tudo aquilo que auxilia a organização a manter suas atividades diárias, ou seja, são os setores responsáveis pela gestão eficiente de uma empresa. A cadeia de valor aqui é a manutenção da boa saúde financeira da mesma. Viu como saber o que é cadeia de valor não é tão complicado quanto parece?

Recursos Humanos

É a gestão de pessoas, ou seja, tudo aquilo que diz respeito ao capital humano de um negócio. A cadeia de valor nesse caso é a valorização de todos os colaboradores da empresa, bem como a garantia de bem-estar e satisfação dos mesmos. 

Tecnologia e desenvolvimento

Essa área tem uma estreita relação com a produção industrial e a responsabilidade de manter tudo funcionando na mais perfeita sincronia. A cadeia de valor nesse caso é o aumento da competitividade da empresa e da produtividade das equipes. Saber o que é cadeia de valor é fundamental para qualquer empresário.

Compras

Como o próprio nome diz, o setor de compras é o responsável pela aquisição de todo material necessário para a execução das tarefas diárias. A cadeia de valor está na parceria saudável e duradoura feita com fornecedores que tenham preços atrativos. 

Viu como o conceito do o que é cadeia de valor é bastante amplo e tem a sua importância para uma empresa que deseja se destacar no mercado? Agora é se espelhar nele e decolar rumo ao sucesso. 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK