O que é coaching de emagrecimento e como ele pode me ajudar?

05/06/2019 às 15:41 Coaching

O que é coaching de emagrecimento e como ele pode me ajudar?

O processo de Coaching é uma ferramenta excelente para promover o desenvolvimento humano.

E o Coach de emagrecimento surge neste meio como um profissional capaz de ajudar na mudança de hábitos alimentares, estimulando a prática de atividades físicas e outros comportamentos que resultem em mais qualidade de vida para o Coachee.

Muitas pessoas acabam entrando na onda das “dietas milagrosas” da internet e se frustram por não alcançarem os resultados desejados.

Outras têm resistência em buscar a ajuda do profissional que trabalhe com o Coaching por causa de uma certa desconfiança na eficácia do método, mas, neste artigo, vamos mostrar como o Coaching de emagrecimento pode trazer resultados efetivos e duradouros.

Bom, não é mais surpresa para ninguém que as dietas e métodos milagrosos de emagrecimento são ineficazes.

Isso acontece não só porque não há nenhum controle nutricional da alimentação, mas porque não se preocupa em mudar hábitos e trazer motivação para as pessoas que estão passando pelo processo de emagrecimento.

O que é coaching de emagrecimento?

O Coaching de emagrecimento é um processo que visa ajudar uma pessoa a emagrecer utilizando técnicas e ferramentas para identificar padrões de comportamento e mentalidade que resultem em auto sabotagem no que diz respeito a ter uma alimentação mais saudável.

O emagrecimento proposto pelo Coaching nesse caso vai além da estética, pois significa mais qualidade de vida e saúde para o Coachee.

O Coach junto com o Coachee consegue definir uma meta e ela deve ser mensurável.

Quanto você deseja emagrecer?

É necessário saber exatamente quantos quilos você deseja perder e em quanto tempo pretende conseguir.

O objetivo simples de querer emagrecer não pode ser mensurado, até porque se fosse assim, quando você perdesse 500g numa semana, você teria alcançado o objetivo.

Então o primeiro passo então é definir uma meta palpável e mensurável para o emagrecimento. Exemplo: perder 10 kg em três meses. É com a definição desse objetivo que começa o processo de Coaching de emagrecimento.

O principal objetivo do processo é levar o Coachee à reflexão sobre os hábitos e ações que ele comete e que atrapalham ou retardam seu emagrecimento.

Geralmente, esses problemas estão ligados a ações como a procrastinação, falta de disciplina ou má gestão de tempo.

Além de definir metas de emagrecimento, o Coach também ajuda o Coachee a perceber com clareza e listar os motivos para o emagrecimento.

O que emagrecer me trará de bom?

Algumas respostas para esse tipo de pergunta podem significar mais motivação para que a pessoa se mantenha firme no processo até o alcance do seu objetivo e consiga manter esses resultados de forma sustentável

Geralmente a motivação das pessoas em emagrecer está ligada ao aumento na qualidade de vida e da autoestima.

 Com o auxílio do Coach é muito mais fácil definir metas, objetivos e encontrar razões para de motivar durante o processo de emagrecimento.

O acompanhamento nas sessões seguintes serve para avaliar o comportamento do Coachee na implementação de novos hábitos mentais e alimentares.

Conforme os resultados forem aparecendo, o Coachee estará mais motivado e tende a ter mais força de vontade para se adaptar as mudanças de hábitos necessárias para atingir o objetivo.

Auxiliar um processo de emagrecimento é muito mais do que acompanhar a dieta, o Coach é um profissional que estará presente para ajudar o Coachee em todas as suas necessidades em prol do objetivo.

Quais são os principais benefícios do Coaching de emagrecimento?

Depois de entender o que é Coaching de emagrecimento e entender um pouco de como esse trabalho funciona, confira os principais benefícios do processo de Coaching aplicado ao emagrecimento.

  • Acompanhamento durante todo o processo: O Coach de emagrecimento faz um acompanhamento ativo de todo o processo de emagrecimento. A avaliação durante as sessões fará com que o Coach use técnicas e ferramentas que possam motivar o Coachee e gatilhos que evitem a autossabotagem.
  • Planejamento de rotina: O Coach junto com o Coachee define todo o planejamento de rotina. Ter um profissional para auxiliar na montagem de um plano é essencial, porque ele é extremamente necessário para orientar a dieta e a mudança de hábitos. Um bom planejamento de rotina pode nortear o processo de emagrecimento e potencializar os resultados a curto prazo.
  • Equilíbrio emocional: Um dos principais problemas que atrapalham o processo de emagrecimento é o estado emocional da pessoa. No processo de Coaching, o Coach dá bastante ênfase à necessidade do equilíbrio emocional. Através de ferramentas, o Coach ajuda o Coachee a lidar melhor com as suas emoções. Controlando os aspectos emocionais, com certeza, o objetivo estará mais perto de ser alcançado.
  • Mudança de hábitos: Quantas vezes não procrastinamos na vida? Falamos que começaríamos hoje e deixamos para amanhã ou depois ou muitas vezes nem chegamos a começar. Maus hábitos como alimentação de má qualidade e sedentarismo também nos atrapalham na busca pela qualidade de vida.

O processo de Coaching de emagrecimento tem como um dos focos principais ajudar o indivíduo a mudar os hábitos que o prejudicam e implementar novas escolhas e ações que podem auxiliá-lo a alcançar o objetivo dentro do prazo desejado.

O Coaching de emagrecimento é um processo bastante recomendado para pessoas que já tentaram de tudo para emagrecer e não conseguiram.

Numa visão superficial, o emagrecimento pode parecer algo fácil e simples, porém só quem tenta emagrecer sabe que se trata de um processo bastante desafiador que exige muita disciplina e foco.

Por isso, contar com o auxílio e o acompanhamento de um Coach pode ser crucial para manter o foco no objetivo que foi traçado.

Com a ajuda do Coaching de emagrecimento muitas pessoas têm conseguido emagrecer de maneira saudável e consciente, o que torna as mudanças e resultados alcançados efetivos e sustentáveis.

 

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK