O que é a Síndrome de Peter Pan? Conheça os sintomas e caracteristicas

15/07/2020 às 18:10 PNL

O que é a Síndrome de Peter Pan? Conheça os sintomas e caracteristicas

Você já assistiu ou pelo menos já ouviu falar sobre as aventuras de Peter Pan? Esse personagem foi criado no início do século passado e é retratado em peças de teatro, livros, filmes e musicais até os dias de hoje. O personagem tem dificuldades em deixar a infância e hoje em dia, muitas pessoas são parecidas com ele.

Com toda certeza, você já encontrou ou lidou com pessoas que se comportam como o personagem de histórias infantis. O personagem Peter Pan retrata um homem que não deseja crescer, não quer amadurecer e que mesmo com o passar dos anos continuam tendo atitudes infantis.

Conceito da Síndrome de Peter Pan

A Síndrome de Peter Pan ganhou este nome porque é tida como um conjunto de comportamentos comuns de indivíduos que tem dificuldade em se ver como adultos, em adquirir responsabilidades. Geralmente, essa síndrome é mais comum em homem, que possuem mais dificuldade para amadurecer, mas também pode acometer mulheres.

O conceito passou a ser conhecido após a publicação de um livro do psicólogo americano Dan Kiley em 1983. O livro intitulado “Síndrome do Peter Pan – O Homem que nunca cresce” foi o ponto de início para que estes comportamentos fossem reconhecidos como a Síndrome de Peter Pan.

Kiley formulou as teses de seu livro com base em sua própria experiência. O psicólogo atendeu por anos crianças e jovens com desvios comportamentais. Nesse período, ele percebeu que a maioria dos seus pacientes apresentavam desvios de comportamento, justamente para dificuldades em aceitar a fase adulta e suas responsabilidades.

Essas pessoas costumam ter bastante dificuldade para se desvencilhar da infância e da adolescência, não querendo ter responsabilidade pelos seus atos. E assim, agem de forma imatura e rebelde. Segundo Kiley, essa falta de amadurecimento é mais comum entre os homens e pode gerar dificuldades em todos os âmbitos da vida.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Como caracterizar a Síndrome de Peter Pan?

Sendo uma síndrome relativamente nova, muitas pessoas não conseguem identificar em si mesmas e nos outros, os indícios que apontam o desenvolvimento da Síndrome de Peter Pan. Em seu livro, Kiley apresentou sete sintomas característicos desta síndrome, conheça-os abaixo:

  • Dificuldade em expressar o que sente – estas pessoas não conseguem tem medo ou timidez de expressar o que estão sentindo.
  • Problemas para construir relacionamentos duradouros – devido à imaturidade, os indivíduos enfrentam diversos problemas para construir relacionamentos duradouros.
  • Adoração pela figura paterna/materna – como não querem assumir responsabilidades, pessoas com a síndrome sempre admiram muito os seus pais.
  • Procrastinação de tarefas e obrigações – não possuem o senso de responsabilidade que a vida adulta necessita e levam tudo na brincadeira.
  • Negação de responsabilidades – sempre que algo dá errado, eles jogam a culpa em outra pessoa
  • Relacionamento complicado com os pais – pessoas com a síndrome não possuem um relacionamento amistoso com os país por falta de maturidade.
  • Praticamente nenhum interesse pela sexualidade – as pessoas com a síndrome mantêm o pensamento de criança, não se atraindo pelo sexo.

Conheça mais algumas ações cotidianas que podem dar indícios de que uma pessoa possui a Síndrome de Peter Pan:

Medo de se envolver com outra pessoa

Uma pessoa com a Síndrome de Peter Pan consegue se relacionar com outras pessoas. Muitas, inclusive, gostam de namorar com diversas pessoas, o problema é quando o envolvimento começa a ficar mais sério. Formar um casal não é algo bem visto por Peter Pans.

Um relacionamento sério atrai responsabilidade, isso destrói a sensação de liberdade e rebeldia que eles costumam alimentar durante a vida.

Leia o nosso artigo sobre a Síndrome de Borderline, e saiba mais sobre esse transtorno. 

Sempre inventando desculpas

Como adoram fugir de responsabilidade, Peter Pans sempre estão inventando desculpas. O objetivo é sempre o mesmo: colocar a culpa em outra pessoa e não se atribuir nenhuma responsabilidade. Essas pessoas costumam fazer isso na vida pessoal e na vida profissional.

Fazem muita birra!

Outra características de Peter Pans é que eles fazem muita birra! Por serem muito mimados e não terem nenhuma noção de limites, eles acabam se irritando e tomando atitudes inconsequentes sempre que são contrariados.

Com toda certeza, você conhece pessoas que reagem mal a qualquer crítica. Geralmente, são aqueles que ficam de cara fechada ao receberem uma crítica ou então que deixam de falar com os outros, distratam as pessoas, etc.

Procrastinadores natos

Pela falta de imaturidade, Peter Pans não possuem responsabilidade. Mesmo crescidos e trabalhando em uma empresa, eles não largam o hábito de procrastinar. Sempre estão deixando tudo para a última hora. Nada mais importa, só a sua própria satisfação. Essas pessoas costumam deixar tudo para a última hora e não ligam quando são questionados sobre suas obrigações.

Conheça 3 técnicas para  acabar com a procrastinação, faça e não irá se arrepender.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

Uma boa maneira de superar a síndrome do Peter Pan é a utilização dos recursos da PNL. Aqui no IBND, temos uma Formação Practitioner completa focada em ensinar a teoria e a prática para formar praticantes de PNL com excelência. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK