O que é a pirâmide de Maslow?

06/04/2021 às 09:03 PNL

O que é a pirâmide de Maslow?

Toda organização é feita de pessoas e, sem elas, absolutamente nada funciona. Por isso, o empreendedor que conhece as demandas dos seus colaboradores, pode fazer o seu negócio ter uma grande vantagem competitiva. Para você entender melhor o que acabamos de mencionar, vamos te apresentar a pirâmide de Maslow. Saiba o que é e como ela pode se tornar uma excelente ferramenta de gestão empresarial. Aproveite a leitura! 

O que é a Pirâmide de Maslow? 

Podemos dizer que é uma importante teoria que faz uma organização de todas as necessidades humanas e sempre de acordo com a sua prioridade, que vão das demandas mais básicas até as mais complexas. Essa teoria foi criada nos anos 1950 pelo renomado psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow (1908-1970) e é bastante usada por diversos profissionais. 

O  principal objetivo da famosa pirâmide de Maslow é entender o comportamento humano. De acordo com o seu criador, as pessoas vivem unicamente para satisfazer as suas necessidades e desejos. Mas tudo isso tem um único objetivo concreto: a realização pessoal. Para que se chegue a esse patamar almejado, é necessário que diversas outras necessidades sejam supridas. 

Dessa forma, a teoria da pirâmide de Maslow faz uma espécie de hierarquia de todas as condições para que seja alcançada a felicidade plena e nos mostra um panorama de todas as necessidades humanas mais elementares. Ainda segundo Maslow, as pessoas somente passam para a próxima necessidade depois que satisfizeram plenamente a anterior. Conforme os desejos vão sendo realizados, acontece uma escalada na pirâmide rumo ao seu topo. 

Entendendo a pirâmide de Maslow

Vamos entender a hierarquia das necessidades humanas, de acordo com Maslow: 

1- Necessidades fisiológicas

Inerente a qualquer ser humano. Essas necessidades têm relação com o nosso bem-estar físico e mental, além da sobrevivência. Elas precisam ser atendidas para nos manter vivos e com a mente funcionando a todo vapor. 

Ou seja, precisamos saciar a nossa fome, sede, respirar, dormir, suprir nossas necessidades fisiológicas e manter o bom equilíbrio do organismo. Além disso, também temos uma demanda por abrigo. Sem que todas essas necessidades não estejam bem supridas, não se tem a mínima condição de pensar nas próximas. 

2- Necessidades de segurança

Aqui, Maslow faz referência a um tipo de segurança especial e não somente ter um teto para oferecer abrigo contra a chuva ou o sol. Essa forma de segurança é um pouco mais complexa e nos obriga a procurar um tipo de proteção contra os possíveis riscos que nos circulam. 

E isso inclui segurança e integridade física (acidentes, violência); segurança da saúde (assistência médica, plano de saúde); segurança no emprego (salário garantido, estabilidade, possibilidade de ascensão na carreira); segurança na família (seguro de vida, auxílio previdência) e segurança da propriedade (casa própria, segurança pública, ben segurados). 

3- Necessidades afetivas

Esse terceiro nível da pirâmide de Maslow reforça a necessidade de afeto que todo ser humano traz consigo. Pelo fato de vivermos em sociedade e estabelecermos relações pessoais, precisamos da aceitação e do interesse alheio para nos manter motivados. 

Podemos dizer que as demandas afetivas se resumem em: amizades que sejam confiáveis; boas relações com a família; relacionamentos amorosos que tragam satisfação; intimidade sexual; e a necessidade de pertencer a algum tipo de grupo social no dia a dia. 

4- Necessidades de estima

Depois que as três necessidades anteriores da pirâmide de Maslow foram devidamente supridas, o ser humano acaba criando uma demanda por estima. Ou seja, além de criar vínculos afetivos com outras pessoas, precisamos nos sentir valorizados e estimados por elas. Isso pode mostrar que somos importantes na vida do outro. 

É nesse nível da pirâmide que desenvolvemos a nossa autoestima e uma estreita relação com nós mesmos. E isso acontece através da descoberta do nosso potencial, das habilidades técnicas e comportamentais. Aqui, a pessoa precisa construir sua autoconfiança, conquistar o respeito, reconhecimento e admiração alheia. 

5- Necessidades de realização pessoal

Finalmente, chegamos ao topo da pirâmide de Maslow. Aqui estão reunidas todas as nossas necessidades de realização pessoal, consideradas as mais complexas da teoria. Nessa fase, estão incluídos diversos fatores, entre eles, a necessidade de sucesso na vida pessoal e profissional. Quanto mais resiliente a pessoa for, melhor.

As necessidades de realização pessoal incluem: princípios e valores bem definidos; independência e liberdade financeira; possibilidade de desenvolver a criatividade e outros potenciais; bom controle emocional; maior autoconhecimento para entender quais são os objetivos de vida; conhecimento nas áreas de atuação; e autonomia para tomar decisões.

Como a pirâmide de Maslow pode ser usada em seu negócio? 

Agora que você já sabe o que é a pirâmide de Maslow, descubra como ela pode ser aplicada em sua empresa: 

Gestão dos colaboradores

Você pode usar essa teoria para fazer uma excelente gestão dos seus funcionários, reconhecendo as suas principais necessidades em todos os cinco níveis da pirâmide de Maslow. Se bem usada, os colaboradores podem ficar mais felizes, motivados e, sobretudo, produtivos. 

Gestão dos clientes

Aqui, o empreendedor pode usar essa teoria para entender o comportamento do consumidor durante a jornada de compra, bem como suas principais necessidades. A equipe de marketing pode classificar os leads e clientes em algum nível da pirâmide, aumentando a possibilidade de mais vendas. 

Gestão empresarial

Você sabia que a pirâmide de Maslow pode ser usada para entender as demandas dos empreendedores? Essa importante teoria pode mostrar quais são as necessidades que não estão sendo supridas e como reverter esse quadro para que o empresário continue firme e forte no seu propósito de empreender. 

Está vendo com a pirâmide de Maslow pode trazer benefícios para você e sua empresa?

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK