Mulher no mercado de trabalho: saiba mais a respeito

11/04/2021 às 20:14 PNL

Mulher no mercado de trabalho: saiba mais a respeito

A participação da mulher no mercado de trabalho é cada vez mais notória na sociedade. Elas estão presentes em praticamente todas as áreas e competindo de igual para igual com os homens, mesmo ainda enfrentando diversos obstáculos. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar as principais barreiras enfrentadas pelas mulheres no mundo corporativo, bem como os benefícios de contar com a força de trabalho feminina em seu negócio. Boa leitura! 

Mulher no mercado de trabalho: principais barreiras

Não é novidade para ninguém que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que todos os obstáculos enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho sejam superados, de uma vez por todas. Conheça os principais: 

Diferenças de salário

Talvez esse ainda seja o principal obstáculo que precisa ser superado. Geralmente, o salário das mulheres é cerca de 30% menor do que o dos homens. Mesmo que elas tenham experiência profissional, nível de escolaridade e qualificações compatíveis e até ocupem o mesmo cargo que eles dentro de uma organização, essa diferença salarial ainda existe. E isso não faz o menor sentido. 

Falta de oportunidades no mercado

Outro obstáculo marcante e que precisa ser superado. Na maioria das vezes, os homens têm mais oportunidades de emprego no mercado de trabalho do que as mulheres. Mesmo que sejam bem qualificadas ou que já tenham experiência em uma determinada função, muitas empresas ainda preferem contratar homens. Essa questão traz à tona o velho preconceito que muitas organizações ainda têm em admitir mulheres. Isso precisa acabar o mais depressa possível. 

Assédio no local de trabalho

Outro problema sério que precisa ser vencido. Não é raro nos depararmos com queixas de mulheres que já foram assediadas no local de trabalho. A grande questão é que não se trata somente de assédio sexual. Muitas vezes, o assédio moral também costuma ser muito frequente dentro das organizações. Algumas mulheres também costumam ser vítimas de bullying, o que pode acabar com a autoestima delas. 

Jornada dupla

Milhares de mulheres que trabalham fora, além de cumprirem uma carga horária semelhante à dos homens, ainda precisam enfrentar uma jornada dupla. Ou seja, elas chegam em casa cansadas depois de um dia exaustivo de trabalho e ainda precisam cuidar das tarefas domésticas e dos filhos. Ao contrário dos homens, que, pelo menos teoricamente, não têm essa obrigação. Mas essa sociedade machista em que vivemos pode ter boa parte dessa culpa. 

Benefícios de contar com mulheres em uma empresa

Conheça as principais vantagens de contratar profissionais do sexo feminino para fazer parte do quadro de funcionários da sua empresa e fique no lucro: 

Melhor equilíbrio da vida pessoal e profissional

Mesmo enfrentando uma jornada dupla de trabalho, as mulheres conseguem ter um maior equilíbrio entre a sua vida pessoal (tarefas de casa e cuidados com os filhos) e profissional. Mesmo que isso exija muito comprometimento e jogo de cintura, elas conseguem ser mais focadas e organizadas no dia a dia. E isso é primordial para o sucesso de uma organização. Mulheres também costumam ter mais integridade

Elas são multitarefas

A maioria das mulheres consegue fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, ao contrário dos homens, que não possuem essa importante habilidade. E dentro de uma empresa, a mulher pode atender diversas demandas, sem abrir mão da qualidade do serviço e sem deixar as adversidades atrapalharem. Elas também podem tomar decisões importantes e sempre baseadas na razão ao invés da emoção. 

Mulheres são mais resilientes

As mulheres, em sua maioria, têm mais resiliência do que os homens, principalmente dentro das empresas. Elas lidam bem com os desafios do cotidiano e raramente fazem escolhas sem fundamento. Além disso, muitas mulheres conseguem superar toda aquela pressão vivenciada por causa de uma determinada situação e têm mais chances de agir da maneira correta. E a resiliência é uma qualidade essencial dentro das organizações. 

São boas ouvintes e mais comprometidas

A maioria das mulheres consegue ouvir com mais atenção as necessidades dos outros colegas de trabalho e são muito mais perceptivas. Além disso, elas conseguem tomar decisões mais assertivas no dia a dia. O nível de comprometimento das mulheres também merece destaque. Elas se esforçam ao máximo para realizar as atividades com todo zelo, agilidade e qualidade. E para o empreendedor, isso é excelente. 

Entendem melhor a importância do trabalho em equipe

Mais uma vantagem de contratar a força de trabalho feminina. A maioria das mulheres são mais colaborativas do que os homens e conseguem reconhecer a importância do trabalho em equipe. Sabem solicitar ajuda quando necessário e apoiar quando algum colega de trabalho precisa delas. Elas valorizam o trabalho em equipe e têm mais consciência de que a união faz a força. Essa é uma boa vantagem competitiva.

São profissionais mais participativas e flexíveis 

Atualmente, a flexibilidade é uma característica essencial dentro do ambiente corporativo. A grande questão é que as mulheres conseguem ser mais flexíveis quanto às mudanças e possuem uma maior capacidade de adaptação ao novo cenário, sem apresentar resistência. Além disso, elas costumam ser mais participativas no dia a dia da empresa, contribuindo com sugestões para o fortalecimento da organização. 

Você deve ter percebido que a importância da mulher no mercado de trabalho é enorme. Sendo assim, que tal começar a aderir essa ideia e contar com mais mulheres em sua empresa? 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK