Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 exercícios para relaxar a mente e diminuir o estresse

26/04/2020 às 09:59 Dicas

5 exercícios para relaxar a mente e diminuir o estresse

A rotina diária de trabalho gera muito estresse. Independente da sua área de atuação e do nível de suas responsabilidades, o trabalho, a relação com familiares, amigos e parceiros, o estudo e muitos outros fatores afetam o nosso dia a dia, de uma forma crucial. Pessoas sob forte estresse precisam de alternativas para acalmar a mente e é isto que viemos trazer.

Aqui neste artigo, vamos listar alguns exercícios simples e eficientes que podem lhe ajudar a acalmar a mente e reduzir o estresse. Eles são grandes aliados contra as adversidades e a pressão rotineira. Qualquer pessoa deve praticá-los para se sentirem mais calmos e relaxados e reduzirem os efeitos do estresse em sua rotina.

Exercícios para relaxar a mente e diminuir o estresse

Todos os exercícios citados abaixo são bastante simples, podendo ser feitos por qualquer pessoa. Alguns dependem de auxílios básicos de profissionais ou de alguns acessórios baratos para serem praticados, como veremos a seguir.

Confira a nossa lista:

Meditação para diminuir o estresse

A meditação é um exercício fundamental para o dia a dia de qualquer pessoa. Essa técnica é simples de ser realizada e pode ser executada em qualquer lugar, a qualquer momento. Não é preciso ter internet ou estar em locais muito confortáveis para fechar os olhos e meditar.

O principal ponto na medição é o foco na respiração e no corpo em si, baixando a tensão e acalmando a mente das preocupações rotineiras. No início, manter a concentração pode parecer difícil, mas você deve começar buscando se concentrar por mais tempo gradativamente.

Comece com uma meditação de 30 segundos a um minuto e com o passar dos dias, vá aumentando o tempo. Dependendo dos seus horários, você pode reservar entre cinco e 10 minutos para meditar durante o dia.

Pode até mesmo dividir a sua meditação em duas partes, realizando uma para iniciar o dia, logo após acordar e outra ao chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho. E se para você é bastante difícil conseguir a concentração necessária para meditar, você pode recorrer a meditações guiadas na internet ou mesmo a profissionais que lhe ajudem.

Em nosso Curso de PNL nós aprendemos os benefícios da meditação.

Ioga para diminuir o estresse

A ioga é uma prática bastante antiga, que exercita corpo e mente ao mesmo tempo. Ela é considerada por muitas como uma forma de meditar em movimento. Além de relaxar a mente, ela ajudar a exercitar o corpo e a melhorar a pressão arterial e o condicionamento físico.

Você pode praticar ioga em casa, através de vídeos na internet ou então procurar por uma aula de ioga em academias para realizar a prática com um professor qualificado. De ambas as formas, a ioga é bastante eficaz e é mais um exercício simples que pode ser feito no conforto de casa.

Exercícios físicos para diminuir o estresse

A prática de exercícios físicos comuns como alongamentos, caminhadas e corridas é benéfica pra acalmar a mente e reduzir o estresse. Exercícios simples que podem ser praticados em casa ou nos quarteirões próximos a sua residência.

Além do benefício para a mente, exercícios físicos também são excelentes para cuidar do corpo e melhorar o condicionamento físico. Os exercícios são responsáveis por liberar hormônios como endorfinas que promovem o bem-estar do corpo, e pela diminuição a produção de cortisol, hormônio ligado diretamente ao acúmulo de estresse.

Trabalhos manuais para diminuir o estresse

Outra excelente maneira de acalmar a mente e diminuir o estresse é praticar atividades manuais. Atividades como o crochê, colagens, confecção de fantasias, de peças de barro, esculturas e outros tipos de artesanato são excelentes hobbys manuais.

Há também que goste de desenhar, compor músicas, sair por aí fotografando, o que importa é que você encontre uma atividade manual que mantenha sua mente ocupada e lhe deixe concentrado. Assim, você consegue esquecer dos problemas diários, sua mente acalma e o estresse diminui.

Você não precisa ser nenhum artista ou levar um negócio a sério, basta que você pratique uma atividade manual com o intuito de praticar um hobby. Dessa forma, você evita criar uma cobrança ou uma expectativa sobre estes trabalhos. Até porque levar um hobby como trabalho gera bastante estresse.

Pratique exercícios respiratórios para diminuir o estresse

Quando estamos com um nível de estresse muito alto, a nossa respiração está bastante acelerada, acima como o nosso coração. Isso acontece porque o nervosismo e a ansiedade aumenta.

Uma maneira de enfrentar diretamente o estresse é cuidar da respiração. Por isso, pratique técnicas de respiração, buscando respirar de maneira mais lenta progressivamente. Ao controlar a sua respiração, você notará que o estresse diminui e seus batimentos vão aos poucos voltando ao ritmo normal.

Em nosso Curso de PNL nós aprendemos os benefícios desses excercícios de respiração.

Assim, você consegue acalmar a sua mente e focar melhor no que realmente é necessário. Existem diversos tipos de exercícios respiratórios que podem lhe ajudar a alongar a sua respiração, promovendo o controle e lhe dando o poder de conseguir acalmar a sua mente.

Gostou? Confira as nossas dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®