O que é a autorreflexão? Conheça os principais benefícios

31/07/2020 às 08:10 PNL

O que é a autorreflexão? Conheça os principais benefícios

Assumir as responsabilidades pelos nossos atos é algo que aprendemos no decorrer da vida. Refletimos sobre nós mesmos a qualquer momento. Criamos um senso de responsabilidade e uma autoconsciência de forma progressiva e natural. Aqui neste artigo, vamos falar o que possibilita e potencializa este desenvolvimento: a autorreflexão.

Um fator muito importante para o sucesso em qualquer ação é entender os seus motivos. Quais são os benefícios de fazê-la? O que motivou a ação? Porque agir assim?

Tudo isso nos ajuda a nos motivar e a ter consciência do que estamos fazendo. As ações devem ser permeadas pelas suas motivações.

O que é a autorreflexão?

A autorreflexão é um exercício pessoal que nos ajudar a entender a nós mesmos. Como seres humanos somos completos, cheios de experiências, opiniões, motivações e desejos.

Precisamos entender como e onde queremos chegar e o que precisamos fazer. A autorreflexão é fundamental para que você entenda o seu momento atual.

Esse exercício deve ser constante em nossa vida. Identificar o nosso momento atual é a chave para identificar os nossos objetivos e os nossos pontos de força e de melhoria. Digamos que o autoconhecimento seja a habilidade e a autorreflexão é o exercício prático para que nos conheçamos intimamente.

Você assume suas responsabilidades? Entende as consequências e as causas destas? É importante saber de tudo isso e através da autorreflexão é possível. Uma decisão tomada conscientemente é bem mais eficaz para a sua vida do que uma decisão irresponsável.

Decisões tomadas com consciência e pela autorreflexão te ajudam a prever as causas e as consequências de suas ações. Criar um “senso de responsabilidade” é importante para não machucar a si e nem aos outros. Você tem assumido a responsabilidade dos seus atos? Tem pensado em suas ações antes de agir? Pense nisso!

Quais são os principais benefícios da autorreflexão?

A autorreflexão é um exercício pessoal poderoso que pode ser aplicado por nós mesmos. Confira abaixo alguns dos principais benefícios de pôr a autorreflexão em prática na sua vida:

Autoconsciência

A autoconsciência é uma habilidade que permite olhar para dentro de nós mesmos e saber quem somos. Boa parte das pessoas não conhece sua própria essência, na maioria das vezes, elas agem inconscientemente. 

Desenvolver essa habilidade através da autorreflexão é importante para guiarmos as nossas ações e nos tornamos responsáveis verdadeiramente pelos nossos atos.

Refletir sobre nossas atitudes, desejos e sentimentos é essencial para a nossa evolução pessoal.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Nova perspectiva de vida

A autorreflexão nos proporciona um conhecimento tão profundo sobre nós mesmos que nos faz enxergar situações e ações por uma ótica diferente.

Esse exercício é capaz de nos oferecer uma nova perspectiva de vida, nos ajudando a eliminar tudo o que é negativo de nossa mente e a potencializar tudo o que seja positivo para o nosso crescimento.

Autoconfiança

A autoconfiança é outra habilidade fundamental para o sucesso em nossas ações. O conhecimento sobre si mesmo nos faz ter mais confiança sobre as nossas reais capacidades.

Quem se conhece, tem ideia de seus limites, de seus objetivos e sabe o que pode fazer.

Isso nos ajuda a alimentar a nossa confiança para cada vez voar mais alto. Conquistar objetivos cada vez mais ousados é algo que depende da nossa autoconfiança.

A autorreflexão nos ajuda a identificar no que somos realmente bons e o que aprendemos e podemos usar em nossas vidas.

Aprender com as experiências

Um dos principais fatores da autorreflexão é que ela nos ajuda a aprender mais com as experiências que vivemos, sejam elas positivas ou negativas.

Nos conhecer profundamente nos faz aumentar o conhecimento a nossa respeito e amplia a nossa capacidade de aprendizado.

Assim fica muito mais fácil absorver as experiências e aprender com erros e acertos. Nós só aprendemos vivendo, mas precisamos examinar nossas experiências para que, de fato, possamos potencializar o que tiramos de proveito do que vivemos ao longo da vida.

Como o coaching pode ajudar na autorreflexão?

A base do processo de coaching é o estímulo ao autoconhecimento. E como falamos no início do texto, se o autoconhecimento é a habilidade, a autorreflexão é um exercício que permite nos conhecer profundamente.

Por isso, contar com a ajuda de um coach para fazer uma autorreflexão é algo bastante positivo. Outra sáida é fazer um bom curso de coach

O coach conhece as técnicas e sabe utilizar os recursos necessários para nos ajudar a fazer uma autorreflexão proveitosa. É fundamental ter a ajuda desse profissional, principalmente nesse início de conhecimento sobre nós mesmos. O coaching é uma metodologia bastante completa e podemos usá-la como guiar para dar início ao processo de autorreflexão.  

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL

Além do coaching, a PNL também pode lhe ajudar a mudar a sua vida. Aprenda técnicas de reprogramação mental e adquira habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®