O que acontece numa sessão de Coaching?

28/03/2020 às 08:25 Coaching

O que acontece numa sessão de Coaching?

O Coaching é uma das metodologias de desenvolvimento humano mais eficientes do mundo, e não à toa vem crescendo bastante no Brasil. Quem não quer ter a chance de alcançar resultados que antes eram inimagináveis? O processo de Coaching pode lhe ajudar a isso.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação ao funcionamento do Coaching, por isso hoje viemos trazer um resumo do que acontece em uma sessão de Coaching. Dessa forma, você poderá entender como o processo é aplicado e porque ele é eficiente na produção de resultados e conquista de objetivos.

O que é Coaching?

Vamos começar pelo básico, muitas pessoas já ouviram falar, mas não sabem o que é Coaching. Então vamos lá, o Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano. O Coaching é indicado para pessoas que desejam encontrar novas formas de superar seus desafios, desenvolver novas habilidades e evoluir na vida pessoal e profissional.

 Basicamente, o Coaching é um processo desenvolvido em sessões, onde são utilizadas diversas técnicas e ferramentas capazes de ajudar pessoas a descobrirem soluções para seus problemas e dessa forma, superarem seus desafios e atingirem seus objetivos.

Você conheçe a origem do coaching?

Como acontece uma sessão de Coaching?

O Coaching é aplicado por um profissional capacitado, o Coach. Este profissional fez uma formação em Coaching e se especializou nas técnicas e ferramentas dessa metodologia. As sessões podem ser realizadas individualmente ou em grupo, dependendo do tipo de Coaching e objetivo.

Objetivo do processo

O processo trabalha com o seguinte foco: levar uma pessoa do seu estado atual para o estado futuro, ou seja, levá-la a conquista do seu objetivo. Assim, geralmente as pessoas passam por várias sessões de Coaching dentro de um tempo determinado, onde há o acompanhamento com o profissional até o alcance do objetivo.

As sessões de Coaching tem a sua frequência definida no início do processo. Elas podem ser semanais, quinzenais ou até mensais, dependendo do objetivo, e podem acontecer tanto presencialmente como à distância. Geralmente, uma sessão de Coaching pode durar até 2 horas.

O Coachee, participante do processo, é levado a imergir na busca pelo autoconhecimento para achar respostas e soluções para o seu desenvolvimento. Dessa maneira, ele consegue identificar pontos a melhorar, potenciais habilidades, crenças limitantes e ter mais clareza para traçar metas e objetivos.

Conheça a nossa Formação em Constelação Familiar.

Apresentação do Coach

Na sessão, o Coach senta de frente par ao Coachee, o intuito é gerar uma conexão maior. De início, o Coach faz uma apresentação pessoal. Neste momento, ele busca falar sobre as suas experiências e especialização em Coaching, para demonstrar ao Coachee que ele tem excelência em aplicar a metodologia.

Dessa forma, o Coachee tem mais segurança para falar sobre os seus desafios, seus objetivos e seus medos.

Perguntas iniciais ao Coachee

Depois de uma rápida apresentação, o Coach faz uma série de perguntas iniciais para o Coachee, com o intuito de conhecê-lo melhor. Nessa parte, o Coach começa a criar um relacionamento com o Coachee e a entender quais são os seus anseios.

O foco é fazer o Coachee refletir sobre o seu estado atual e começar a relacionar o seu presente com o futuro que ele deseja. Assim, ele pode começar a perceber o quão longe está do seu objetivo e o que está lhe atrapalhando a conquistá-lo.

Na segunda fase, o Coach aprofunda as perguntas para compreender quais são os valores e as crenças do Coachee. Dessa forma, também é possível identificar certos comportamentos e habilidades que precisam ser melhoradas ou desenvolvidas para o alcance do objetivo proposto.

Nesse momento, o Coach utiliza de técnicas onde faz perguntas poderosas para levar o Coachee a uma reflexão profunda. Com isso, é possível extrair todas as respostas necessárias para o passo seguinte: a montagem do plano de ação.

Plano de ação

Depois das perguntas, o Coach começar a traçar junto ao Coachee um plano de ação. A ideia é elaborar um caminho, colocando todas as ações necessárias para que o Coachee saia do seu estado atual e chegue ao estado desejado, ou seja, alcance o seu objetivo no final do processo.

Esse plano é essencial dentro do processo de Coaching. Ele dá o direcionamento para o Coachee colocar em prática as soluções pensadas por ele, e permite ao Coach fazer o acompanhamento do processo com mais propriedade.

Dentro do plano de ação é uso algumas ferramentas como a Roda da vida a Autoavaliação dentre outras..

Mãos à obra!

Agora é a fase da ação, onde o Coachee busca cumprir as metas realizadas na sessão de Coaching. Geralmente, o plano traça o caminho para o objetivo final, dividindo cada passo em minimetas.

Assim, o Coachee tem um objetivo final e metas definidas para cada sessão de Coaching, o objetivo é estimulá-lo a cumprir o cronograma traçado no início do processo.

Acompanhamento

Nas sessões seguintes, o Coach fará o acompanhamento do processo. Ele tem papel fundamental no auxílio ao Coachee e deve acompanhar o seu progresso. Assim, caso o Coachee não consiga cumprir as metas estipuladas, é possível fazer um ajuste no plano de ação, buscando usar outros caminhos para conquistar o objetivo.

O acompanhamento também é fundamental para dar motivação ao Coachee e fazê-lo desenvolver habilidades importantes como o autoconhecimento, a automotivação, a autoconfiança e o autodesenvolvimento. O objetivo é que ao final do processo, o Coachee alcance o seu objetivo e seja uma pessoa muito mais confiante para realizar os seus sonhos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coach.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®