O que é e como aplicar o modelo Grow de coaching?

28/03/2020 às 21:25 Coaching

O que é e como aplicar o modelo Grow de coaching?

O Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano bastante efetiva para a vida profissional e pessoal. E esse processo se utiliza de várias ferramentas como o modelo Grow.

O modelo Grow de Coaching é bastante eficiente para a obtenção de resultados. Neste artigo, você saberá como essa ferramenta funciona e como ela pode ser aplicada na rotina diária para que você se motive e aja em prol do seu próprio benefício.

O que é o modelo Grow de Coaching?

O britânico John Whitmore foi o criado deste modelo. Ele é autor de vários livros e especialista em Coaching executivo. Dentre o seu vasto conhecimento, Whitmore desenvolveu este método para ajudar pessoas a conquistarem seus objetivos.

A palavra Grow, traduzida do inglês para o português, significa “Crescer” e cada uma de suas ideias forma a base dessa ferramenta de Coaching, como veremos a seguir:

  • G – Goals (Metas)
  • R – Reality (Realidade)
  • O – Options (Opções)
  • W – What, when e who (o que, quando e quem)

Cada inicial da palavra Grow representa um pilar dessa técnica, e para cada uma delas, Whitmore definiu uma série de perguntas para serem respondidas pelos Coachees, com o objetivo de traçar um caminho para a realização de objetivos.

Assim como outras ferramentas de Coaching, o modelo Grow é focado em levar os Coachees a uma reflexão e depois a ação. As perguntas são bem específicas e facilitam bastante a definição e o alcance de objetivos. O Coachee consegue ter uma visão ampla da sua vida com uma série de perguntas.

Confira abaixo alguns exemplos de perguntas do modelo Grow que podem ser aplicadas em cada pilar da ferramenta:

G – Metas

A primeira parte do processo foca em ajudar o Coachee a definir suas metas e objetivos, listando todos os motivos e respostas que o levaram a fazer o processo do Coaching.  

  • Qual é o problema que deve ser prioridade em sua vida?
  • O que lhe levou a fazer o processo de Coaching?
  • O que espera alcançar no final do processo?
  • Como você se imagina daqui a 1, 5, 10 anos?
  • Quais respostas você espera obter até o fim desta sessão?

Esse conteúdo nós aprofundamos em nosso Curso de Coach.

R – Realidade

As perguntas desta parte visam ajudar o Coachee a entender o seu estágio atual em relação aos seus objetivos. Dessa forma, ele pode começar a identificar o que pode lhe ajudar a conquistar metas e o que está lhe atrapalhando a avançar em favor de seus objetivos.

  • Você está perto ou longe da sua meta?
  • O que está acontecendo de importante em sua vida neste momento?
  • O que você sabe sobre sua realidade?
  • Qual é a atual percepção dos outros sobre você?
  • Há algo está prejudicando o seu desenvolvimento?

O – Opções

Nessa parte do processo, o Coachee é auxiliado a buscar soluções para trabalhar os pontos a melhorar e potencializar habilidades que sejam importantes para a conquista de metas e objetivos.

  • Como fazer o seu objetivo se tornar realidade?
  • O que você pode fazer hoje para conquistar o seu objetivo no futuro?
  • Quais são os prós e contras das suas ações atuais?

W – O que, quando e quem

A última parte do modelo Grow de Coaching visa montar um plano de ação Depois de responder as perguntas das outras três partes, o Coachee já possui os recursos que necessita para traçar o caminho para realizar o seu objetivo.

Assim, o Coachee consegue definir o que ele pode fazer, em quais ações ele precisará da ajuda de outras pessoas e quando ele deve fazer cada ação. Dessa maneira, é possível montar um plano de ação estruturado e efetivo para o sucesso do processo de Coaching.

  • Quais são os próximos passos para conquistar seu objetivo?
  • Quais ações tendem a gerar melhores resultados?
  • Quando você vai executar cada ação?
  • Precisará da ajuda de outras pessoas para realizar as tarefas?
  • O que pode atrapalhar a conquista do seu objetivo? E como transpor possíveis barreiras que surjam no meio do caminho?

Quais são os principais benefícios de aplicar o modelo Grow de Coaching?

O modelo Grow de Coaching é uma ferramenta poderosa para motivar e traçar a conquista de objetivos. E ele pode ser usado tanto por pessoas como por empresas. Abaixo, vamos listar os principais benefícios dessa técnica, confira:

Clareza e assertividade

As perguntas feitas na aplicação do modelo Grow de Coaching são fundamentais para acabar com as dúvidas e organizar as ideias do Coachee. Muitas vezes, não conquistamos nossos objetivos simplesmente porque, não sabemos o que verdadeiramente queremos e precisamos.

Esta ferramenta acerta nos questionamentos, o que trazem clareza a quem o aplica. As pessoas conseguem entender melhor os seus desejos e as suas necessidades, o que ajuda a encontrar soluções assertivas para o desenvolvimento pessoal e profissional, e consequentemente, o alcance de objetivos.

Motivação

O modelo Grow de Coaching ajuda o Coachee a fazer uma reflexão e posteriormente a partir para ações necessárias para conquistar metas e objetivos. A ferramenta funciona como uma mola impulsora para o crescimento, fazendo pessoas saírem de sua zona de conforto e trabalharem em prol de si mesmas.

Quando sabemos o que queremos e o que temos que fazer para alcançar, fica muito mais fácil encontrar motivação para realizar as ações necessárias ao nosso crescimento. O modelo Grow de Coaching é uma excelente ferramenta para despertar a vontade de crescer e impulsionar o desenvolvimento de pessoas.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coach.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK