Neuropsicologia: saiba tudo a respeito

21/04/2021 às 18:17 PNL

Neuropsicologia: saiba tudo a respeito

Os problemas de ordem emocional podem ser vários e fazer muita gente procurar ajuda médica. A grande questão é que a maioria das pessoas ainda tem dúvidas sobre quando procurar um psicólogo ou um neurologista. Mas existe uma área específica que abrange essas duas especialidades médicas: a neuropsicologia. Preparamos esse post que vai deixar você bem informado sobre esse importante assunto. Quer aprender um pouco mais? Então, continue a leitura! 

O que é neuropsicologia? 

Podemos dizer que a neuropsicologia é uma área da psicologia que faz menção a análise do nosso sistema nervoso em geral, do comportamento humano e de todos os processos de cunho psicológico. Ela é de extrema importância, pois permite que psiquiatras, neurologistas e psicólogos elaborem diagnósticos bem mais precisos, além de indicar tratamentos mais eficientes para os distúrbios emocionais. 

A neuropsicologia tem o objetivo de entender como o nosso cérebro pode influenciar todas as nossas funções cognitivas, que podem incluir: memória, capacidade de julgamento, atenção, comportamento, raciocínio e emoções. Dessa forma, com o auxílio da neuropsicologia, é possível saber se todas as alterações das funções cognitivas ou de comportamento de um indivíduo, estão dentro do esperado para a idade do mesmo ou de acordo com o contexto social vivenciado. 

Portanto, a neuropsicologia tem foco em um completo diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos principais problemas que podem afetar a nossa cognição, comportamentos, personalidade e, claro, as emoções. E todos esses distúrbios podem ter origem no mal funcionamento do nosso cérebro, de uma forma geral. 

Neuropsicólogo: profissional bastante requisitado atualmente

Se você sempre se interessou por esse ramo, sabia que o neuropsicólogo é uma das profissões que estão mais em alta nos últimos anos e pode ser bastante promissora? Para se tornar um, é necessário se formar no curso de psicologia e fazer uma especialização de 2 anos na área. 

Além disso, para trabalhar como neuropsicólogo (a) devidamente habilitado e registrado no CFP (Conselho Federal de Psicologia), é necessário comprovar uma experiência mínima de 5 anos de atuação na área. A responsabilidade desse profissional é gigantesca, por isso, essa tamanha rigidez nas exigências. 

Áreas de atuação da neuropsicologia

O campo de atuação para os profissionais especializados em neuropsicologia é vasto. Clínicas, hospitais, empresas de determinados segmentos, instituições de ensino diversas, como escolas ou universidades, são bons exemplos de onde o neuropsicólogo pode trabalhar. Ter resiliência também pode ajudar muito. 

Até na área forense esse profissional pode ser útil na identificação de pessoas envolvidas em crimes, em interrogatórios, na avaliação e na reabilitação de indivíduos que tenham algum tipo de pendência judicial. O mais interessante é que a avaliação realizada pela neuropsicologia pode ser feita em pessoas de quaisquer idades. 

Quando é preciso procurar um neuropsicologista?

Saiba quando você precisa procurar a ajuda de um neuropsicologista, para evitar que a sua saúde mental possa se agravar ainda mais:

Em casos de traumas cerebrais

Caso você tenha tido algum tipo de trauma cerebral recente, recomendamos procurar um neuropsicologista para avaliação da sua capacidade cognitiva. Além disso, o ideal é que também se faça exames de imagem para identificar lesões mais graves que possam ter aparecido com o trauma. 

Dificuldade de aprendizagem

Se ultimamente, você ou alguém na sua família está apresentando algum tipo de dificuldade para aprender algo, mesmo que seja corriqueiro ou de fácil assimilação, procure um neuropsicólogo o mais depressa possível. Investir na hipnose é altamente recomendado para esse caso.

Distúrbio de desenvolvimento intelectual

Se você acredita que algum amigo, parente ou até mesmo seu filho (a) possa estar com algum tipo de distúrbio de desenvolvimento intelectual, pois é extremamente imaturo (a) para a idade que tem, um neuropsicólogo pode fazer uma avaliação completa da pessoa e identificar a razão desse problema. 

Dificuldades na realização de atividades rotineiras

Caso seja notado que alguma pessoa próxima de você está apresentando algum tipo de dificuldade para realizar tarefas rotineiras, sem nenhum motivo aparente, é hora de procurar um profissional da neuropsicologia para uma avaliação minuciosa.

Perda de memória frequente

Se você, seu pai ou sua mãe, estão apresentando lapsos de memória de forma constante e praticamente todos os dias, é recomendado procurar um especialista dessa área para que seja feito um completo diagnóstico. Perda de memória é mais comum do que podemos imaginar! 

Falta de atenção ou comprometimento das funções cognitivas

Se você não está conseguindo ter atenção no dia a dia, não consegue se concentrar para nada, está notando que a sua percepção está cada vez mais deficitária ou sua comunicação não estava como era antes, um neuropsicólogo pode te ajudar a encontrar uma solução para esse distúrbio. 

Seu filho anda com dificuldades de interação com os colegas? A neuropsicologia pode auxiliar

Um neuropsicólogo experiente também pode auxiliar no tratamento de crianças com déficit de atenção na escola, dificuldades de interação com outros colegas ou qualquer outro distúrbio de ordem emocional. Pacientes (adultos ou idosos) que sofrem com as terríveis crises de epilepsia, também podem ser tratados com a neuropsicologia. 

Esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre a neuropsicologia. Viu como ela pode ser uma eficaz solução para os nossos problemas de ordem emocional, que tanto nos atrapalham no dia a dia? 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK