Amizade: por que é tão importante ter amigos?

15/05/2021 às 17:35 PNL

Amizade: por que é tão importante ter amigos?

A amizade é um dos maiores bens que podemos ter ao longo da vida. Ter amigos é um fator essencial para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Sabe aquele ditado “Os amigos são a família que a gente escolhe”, então é isso mesmo! Criar vínculos com pessoas é muito importante para todos os âmbitos da nossa vida.

Os amigos são parte fundamental da nossa vida e nesse artigo, vamos explicar os principais motivos e dar dicas para que você possa semear boas amizades. Seja qual for a origem da amizade, busque sempre o contato com novas pessoas para agregar mais amigos em sua vida.

Por que ter amigos é tão importante?

Ajudam a sociabilizar

Desde a infância, os amigos são peças importantes para iniciar a nossa socialização. Dessa maneira, desenvolver um laço de amizade com pessoas é um dos meios ideais de adquirir uma comunicação efetiva.

Através destes relacionamentos é que conquistamos a capacidade de nos comunicar claramente, perdendo o medo de expressar nossas opiniões e sentimentos. Com os amigos, conseguimos nos sentir à vontade para sermos quem realmente somos.

São fundamentais para construir a nossa identidade

Os amigos, principalmente durante a adolescência e início da fase adulta, são importantes para nos ajudar a construir a nossa identidade. Eles são pessoas importantes para nos ajudar a definir nossos gostos, opções e formatar a imagem que queremos passar os outros.

Geralmente, os amigos são as primeiras pessoas com as quais temos abertura para discutir qualquer tipo de assunto. Isso é fundamental para que possamos construir nossa identidade, desenvolvendo e aprimorando nossas opiniões ao longo do tempo.  Desse jeito, temos um excelente suporte para praticar o autoconhecimento e nos conhecer profundamente.

São ótimas válvulas de escape

Com quem você desabafa? A maioria das pessoas vão responder amigos. E sim, eles são ótimas válvulas de escape para que possamos colocar para fora tudo o que estamos sentindo. Um verdadeiro amigo está sempre disposto a ouvir o outro, aconselhar, consolar e demonstrar carinho.

Isso é amizade! Os amigos são aqueles que te ouvem e demonstram amor e afeto em qualquer situação. Isso é muito importante para a nossa saúde mental, nos ajudar a suportar a pressão, aliviando as tensões e nos fazer enxergar os melhores caminhos.

Conheça a nossa Formação em Coaching.

Somos seres sociáveis, precisamos ser aceitos, acolhidos

Em qualquer lugar que frequentamos, sempre buscamos fazer amigos, isso é o normal de qualquer ser humano porque somos seres sociáveis. Precisamos interagir e nos aceitos e acolhidos nos ambientes que convivemos, desde o âmbito familiar, até o trabalho, a escola, etc.

Por isso, ter amigos é importante para que nos sintamos aceitos. É preciso notar que temos pessoas que nos querem bem porque gostam de nós e nos entendem. Os amigos são a parte da socialização que escolhemos viver porque buscamos manter e melhorar o contato.

Como cultivar boas amizades?

Como deu para perceber, ter amigos é um fator muito importante para o nosso bem-estar e o nosso desenvolvimento como pessoas. Então, confira abaixo algumas dicas para conseguir cultivar boas amizades:

Mantenha contato! (mesmo com a correria do dia a dia)

Com o cotidiano cada vez mais corrido, muitas pessoas acabam “esquecendo” dos amigos por conta da correria. Então, a primeira dica para cultivar as amizades é manter o contato! Faça isso da forma que der para você.

Se não puder encontrar com seus amigos, mandem mensagem, marque em algum meme, faça um call, esteja sempre buscando contato com eles todos os dias. Para ter uma amizade, é preciso investir na relação.

Tire um tempo para os amigos!

A correria do dia a dia cobra muito da gente, mas precisamos também ter momentos de lazer. E nada melhor do que aproveitar estes momentos com os amigos. Busque arrumar um tempo na semana para estar com os amigos.

Também é importante estar totalmente presente na conversa, esse é o momento para esquecer do trabalho e prestar atenção no que o outro fala, facilitando uma conexão com mais empatia através da escuta ativa.

Participe da vida dos seus amigos

Estar presente é importante para cultivar boas amizades. Então, participe dos momentos importantes da vida dos seus amigos. Seu amigo teve filho? Vai se casar? Está fazendo aniversário? Conquistou a vaga de emprego dos sonhos? Sempre esteja presente nesses momentos de comemoração.

Da mesma forma, se o seu amigo está em uma situação difícil, quando por exemplo, perdeu o emprego, terminou um relacionamento ou teve algum problema de saúde, você também deve participar desse momento, dando todo apoio necessário. Afinal, a amizade se prova em momentos bons, e principalmente, em momentos ruins.

A amizade é uma das principais dádivas em nossas vidas. Com nossas dicas, você poderá ter relacionamentos saudáveis, cultivando muitos amigos em seu leque de contatos.

Faça a nossa Formação de Coaching!

Conheça o nosso curso de coaching e seja destaque de uma das melhores profissionais do mercado atual.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK