Conheça a importância da Psicologia social

20/04/2021 às 18:17 PNL

Conheça a importância da Psicologia social

O ramo da psicologia é bem extenso. Para os profissionais formados nessa área, existe um mar de possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Mesmo que o principal foco seja a nossa saúde mental, existe uma área específica que está crescente nos últimos anos: a psicologia social. Gostaríamos que você conhecesse um pouco mais a respeito desse tema, bem como toda a sua importância para a nossa sociedade. Bora aprender um pouco mais?

O que é psicologia social?

Podemos dizer que a psicologia social é uma extensão da área da psicologia que estuda a interação das pessoas em uma sociedade e como acontece a dependência mútua entre elas. A psicologia social visa o amplo entendimento das relações humanas, sobretudo, como podemos influenciar uns aos outros e também sermos influenciados, de forma contundente. 

Todas as pessoas são seres sociáveis, ou seja, pensam e se sentem de formas diferentes. Boa parte dessa responsabilidade é do ambiente em que estamos inseridos. O indivíduo é fruto do meio em que vive, por isso, existe essa diversidade de pensamentos e opiniões sobre um mesmo assunto. E isso é absolutamente normal, afinal de contas, as pessoas são diferentes. 

Essa área transita entre a psicologia e a sociologia. Ela tem como alvo de estudo o comportamento do ser humano e o contexto social no qual o mesmo faz parte. A psicologia social não faz menção somente às nossas atitudes pessoais, mas também como agimos perante a sociedade no dia a dia. Até o seu mindset fica mais em evidência. 

Áreas que a psicologia social pode ser aplicada

A psicologia social parte do pressuposto de que o mundo é fruto do pensamento humano. Dessa forma, fazer uma intermediação saudável de todas as conexões entre o indivíduo e a sociedade, é uma boa maneira de amenizar os conflitos e aperfeiçoar as relações humanas. Sendo assim, a psicologia social pode ser aplicada na área da educação, como faculdades e escolas. 

Além disso, o profissional pode atuar em grandes empresas privadas que têm muitos funcionários e até em órgãos governamentais, além de ONG´s. Um psicólogo social pode auxiliar em projetos na área da política que sejam direcionados ao lazer, trabalho e até inclusão social, ou seja, tudo o que diz respeito ao bem-estar público e que seja de interesse dele. 

Psicologia social: outras áreas de atuação

No ramo de iniciativa privada, o profissional também pode atuar em setores como marketing e publicidade. As metodologias usadas para divulgar um determinado produto, têm o objetivo de persuadir a mente dos consumidores, fazendo com que eles o adquiram, por acreditarem que o item é uma necessidade urgente. 

 Mas esse tipo de trabalho requer um complexo e minucioso estudo sobre o comportamento do público-alvo em relação ao produto que pretende ser lançado em breve. E isso é trabalho para um psicólogo social. Afinal, se os padrões de comportamento não forem convincentes ou animadores, pode não ser interessante investir em uma campanha de vendas. 

As organizações comunitárias também podem ser uma área de atuação com grande demanda de trabalho para os profissionais da psicologia social. O desenvolvimento de programas e ações que visam o bem-estar coletivo na sociedade, podem ser um prato cheio para um psicólogo social experiente. 

Como se tornar um psicólogo social? 

Se você sempre gostou das áreas da psicologia ou sociologia, pode se tornar um psicólogo social e trilhar uma carreira de sucesso. Mas para isso, precisa se graduar no curso de psicologia em qualquer universidade credenciada pelo MEC. A psicologia social é amplamente estudada durante a graduação. Investir no coaching também pode ser de grande valia. 

Dependendo da instituição, os alunos do curso de psicologia são inseridos em programas de estágio. O principal objetivo é colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido na teoria aplicada em sala de aula. Como a área da psicologia é bastante ampla, muitos universitários fazem a opção pela psicologia social, por acharem que tem uma abordagem mais dinâmica e interessante. 

Vantagens de ser um psicólogo social

Você sabia que o trabalho na área da psicologia social pode ser gratificante e recompensador, do ponto de vista humanitário? Conheça as principais vantagens de ser um psicólogo social: 

  • Auxílio na criação de uma sociedade mais empática, algo tão necessário nos dias de hoje; 

  • Possibilidade de aumentar a qualidade de vida de milhares de pessoas, através da criação de políticas públicas que visam o bem-estar geral da população; 

  • Diversas oportunidades de atuação, já que é uma área promissora e que existe bastante demanda por profissionais;

  • Pode ser um trabalho bastante recompensador pelo fato do profissional lidar diretamente com pessoas e, de uma certa forma, ajudá-las, em diversos aspectos.

  • Promoção da melhora do clima organizacional em empresas; 

  • Promove uma maior socialização entre os colaboradores, bem como a redução dos conflitos diários; 

  • Atua na prevenção de posturas que possam eventualmente prejudicar a motivação e a produtividade no ambiente corporativo. 

Está vendo como a psicologia social é uma área benéfica e de extrema importância para a nossa sociedade? Se você se identificou com ela, não perca mais tempo e invista nessa promissora carreira. 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK