Neuromarketing: a essência do consumidor

26/04/2023 às 11:17 Hipnose

Neuromarketing: a essência do consumidor

Você sabe responder o que leva o consumidor a escolher pela compra de um produto ou contratação de um serviço? Muitas podem ser as respostas que vêm a sua mente, tais como: preço, qualidade e até mesmo a apresentação do produto/serviço.

De qualquer modo, buscar compreender o que influencia o comprador no momento de decisão de compra é essencial para qualquer empresa. Afinal, com essa informação, é possível desenhar ações muito mais eficientes para, de fato, aumentar suas vendas.

E como colher respostas conclusivas? O neuromarketing é uma ciência de grande valor que busca estudar o mais profundo da mente humana - o subconsciente - com o objetivo de influenciar a decisão final de compra.

Para falarmos mais sobre esse tema, convidamos os especialistas em hipnose e pnl do IBND - Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento. Acompanhe até o final e confira uma grande oportunidade de aprimoramento profissional!

Como o conceito funciona na prática?

O cérebro humano responde de formas diferentes e específicas a diferentes estímulos. E é sobre esse grande potencial cerebral que o neuromarketing se debruça como, para além de uma ciência, uma técnica poderosa de venda.

Através de estudos neurológicos, o neuromarketing busca compreender quais os “motores psicológicos” presentes em nosso cérebro que precisam ser despertados de modo a incentivar o ato da compra.

Entender é a primeira alicerce de qualquer estratégia de marketing. Disso, a busca por respostas através do neuromarketing entrega soluções que consigam gerar a maior satisfação possível entre as partes envolvidas no negócio.

Os benefícios são variados …

Além de melhorar a tomada de decisão e potencializar os resultados de seu negócio, o neuromarketing traz benefícios como:

  • Permite o desenvolvimento de produtos mais personalizados e direcionados ao público-alvo;

  • Proporciona a criação de campanhas publicitárias mais efetivas e atraentes;

  • Aprimora a experiência do consumidor.

Principais formas de aplicação do neuromarketing

Nesse ponto, você já entendeu o que é neuromarketing e quais os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa. Mas, afinal, como aplicá-lo nas campanhas de marketing? Vejamos a partir de agora!

  1. Psicologia das cores

A psicologia das cores é uma das aplicações mais famosas do neuromarketing, e está presente em grandes empresas como o McDonald 's, o Facebook e a Coca-Cola.

A Psicologia das Cores é um estudo que revela como o cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, influenciando em suas emoções, sentimentos e desejos.

A partir disso, o trabalho da empresa é identificar as cores que devem ser utilizadas para causar o impacto desejado no público. Você já parou para imaginar o motivo de o McDonald 's empregar a cor amarela em sua logo? Nada é por acaso, uma vez que se acredita que o amarelo pode despertar o apetite da pessoa.

  1. Storytelling

Na era do marketing 4.0, os consumidores não se sentem mais atraídos por publicidades focadas no produto ou mesmo nos benefícios que ele pode trazer.

É preciso trazer certo grau de subjetividade às campanhas por meio de narrativas que não necessariamente envolvem o produto, mas que consigam ativar o lado emocional do espectador.

  1. Oferta de valor

No manual das boas práticas do marketing inbound, precisamos ajudar antes de tentar vender. Ou seja, em vez de chegar empurrando seu produto ou serviço para qualquer pessoa que mostre o mínimo de interesse, mostre-se pronto para ajudar.

Essa prática tão simples gera mais confiança na sua marca, fazendo com que o princípio da reciprocidade entre em ação. Ou seja, o cliente vai ser mais propenso a retribuir a ajuda comprando de você.

  1. Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são umas das principais técnicas utilizadas por profissionais de marketing para influenciar uma decisão de compra. A ideia é transmitir ao consumidor uma informação, objetiva ou subjetiva, que desperte nele a necessidade de consumo.

Aqui a emoção fala alto, atuando como um incrível aliado para promover produtos e/ou serviços.

Neste contexto, a hipnose está sendo cada vez mais usada tanto para aumentar vendas. Se você quer se dar bem no mercado, venha fazer um dos curso de hipnose clínica do IBND, que são referência entre os profissionais.

O instituto oferece métodos de ensino dinâmicos, aulas teóricas e práticas com hipnólogos renomados e experientes.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK