Você já arrumou a sua bagagem emocional?

21/03/2023 às 14:50 Hipnose

Você já arrumou a sua bagagem emocional?

Quais emoções, experiências e sentimentos você acumulou ao longo dos seus anos de vida? Ainda que seja normal que com essa pergunta você se recorde das vivências que não foram boas para você, uma bagagem emocional também é composta por experiências e sentimentos positivos.

É por este motivo, que precisamos arrumar e não nos livrar da nossa bagagem emocional. Mas como fazer isso?

Para que você aprenda a lidar melhor com seus sentimentos e traumas do passado, e, consequentemente, consiga aliviar sua bagagem emocional, o profissional especializado em hipnose, Rodrigo Huback, irá falar mais sobre esse importante tema.

Vamos nos preparar para a sua jornada de evolução pessoal? Prossiga com a sua leitura e vamos lá!

O que é bagagem emocional?

Como você já deve imaginar, a bagagem emocional é um termo para se referir ao conjunto de todas as emoções, experiências e sentimentos que acumulamos ao longo da vida, desde a nossa primeira infância até a terceira idade.

É essa bagagem que ajuda a moldar nossa personalidade, percepções de mundo e que orienta as escolhas que fazemos, sejam elas boas ou ruins.

Quando a nossa bagagem está carregada de experiências ruins como traumas de infância, mágoas, medos e fobias, o peso pode se tornar tão grande a ponto de nos paralisar ou atrapalhar nossos relacionamentos, evoluções e até mesmo nosso bem-estar emocional.

Quando isso acontece, é hora de acender um alerta e buscar entender o que você carrega em sua bagagem emocional, para, aí sim, fazer uma limpeza daquelas coisas que tem impedido o seu crescimento pessoal. 

Sinais de que a sua bagagem emocional está cheia

Após entender o que é uma bagagem emocional, é possível que você esteja se perguntando:  será que eu carrego uma bagagem emocional comigo?

E esta não deve ser a principal questão, visto que todo ser humano tem falhas emocionais. A principal questão, e que deve ser alvo da sua preocupação, é: será que minha bagagem emocional está cheia demais?

Para que você seja capaz de responder a esta pergunta, confira, a seguir, alguns dos principais sinais de que é chegada a hora de aliviar a sua bagagem.

  • Você é uma pessoa insegura e que, constantemente, se compara com os outros;

  • Você deseja a aprovação das pessoas o tempo todo;

  • Você se sente ameaçado pelo sucesso dos outros e ansioso sobre si mesmo;

  • Você, frequentemente, comparar os seus relacionamentos anteriores com o atual;

  • Você é extremamente desconfiado e tem medo de ser machucado pelos outros;

  • Você tem dificuldades em perdoar aqueles que te machucaram;

  • Você é emocionalmente instável e vai, por exemplo, da felicidade a raiva em questão de segundos;

  • Você tem problemas com compromissos, sejam eles amorosos ou até mesmo profissionais. 

Se identificou? Vamos arrumar e aliviar a sua bagagem!

Carregar uma bagagem emocional muito pesada tem um custo que pode atrapalhar o seu bem-estar, a sua carreira e até mesmo os seus relacionamentos. Por isso, é importante aceitar e buscar compreender quais emoções são de fato importantes de serem carregadas e quais é possível se livrar.

E como fazer isso? Aqui vão algumas orientações!

  1. Aceite a sua bagagem

Para resolver um problema é preciso aceitar que ele existe. Por isso, além de buscar ajuda, admitir que você precisa gerenciar sua bagagem emocional o ajudará a adquirir os hábitos diários para fazer as mudanças necessárias.

  1. Pratique o perdão

Independente da gravidade do que aconteceu no seu passado, é importante que você perdoe a si mesmo e àqueles que de alguma forma te machucaram. Afinal, o passado é algo que não podemos mudar e, portanto, nos resta aceitá-lo para garantir um futuro melhor. 

  1. Se priorize

No momento em que a bagagem emocional pesa, lembre-se de que você não é os erros do seu passado, não é sua família, o seu relacionamento e o seu trabalho. Nesses momentos reconecte-se consigo mesmo intimamente lembrando quais são os seus verdadeiros valores, suas crenças e suas paixões, ou seja, se coloque em primeiro lugar. 

  1. Mantenha sua mente ocupada

É muito comum quando chegamos a um esgotamento mental e emocional, focarmos apenas no que aconteceu de ruim. Nestes momentos, assista a um bom filme ou série, faça exercícios físicos, pratique seu hobby preferido, passe um tempo com seus amigos ou família. O importante é que você consiga transferir o foco desses sentimentos desconfortáveis que lhe deixam mal, para uma experiência boa e que vá lhe trazer boas recordações.

Viva uma experiência profundamente transformadora!

Como você deve ter percebido ao longo da sua leitura, muitas pessoas carregam uma bagagem emocional abarrotada de experiências passadas negativas. E, dessa forma, se tornam suas principais inimigas, se auto sabotando a todo o momento.

No entanto, não é preciso viver com toda essa bagagem, e o IBND tem um convite muito especial a te fazer!

Participe do curso de hipnose online do IBND. Ele é para você que:

  • Deseja superar desafios profissionais;

  • Quer tratar questões emocionais, como a bagagem emocional;

  • Sonha com a liberdade financeira;

  • Está insatisfeito com seus relacionamentos;

  • Está procurando novas possibilidades de ganhos financeiros;

  • Deseja conquistar seus maiores sonhos!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK