Minimalismo: o que é e por que vale a pena adotar este estilo de vida!

06/06/2021 às 10:58 Dicas

Minimalismo: o que é e por que vale a pena adotar este estilo de vida!

O termo minimalismo pode ser utilizado em muitos contextos diferentes recebendo significados diferentes. 

Na arquitetura e decoração, por exemplo, o conceito de minimalismo diz respeito a linhas simples e decoração reduzida com o intuito de trazer funcionalidade para dentro de lares ou imóveis empresariais. 

Todavia, o minimalismo sobre o qual falaremos neste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) está diretamente ligado a um estilo de vida que visa combater o consumo exagerado, onde “ter menos é ter mais”. 

Com o avanço da tecnologia e, sobretudo, a abertura de e-commerces, consumir se tornou muito mais fácil. Mas, se por um lado esta realidade pode ser benéfica, também deu início a uma onda de desperdício. 

Quer etender melhor como funciona o estilo de vida minimalista e como funciona a rotina de quem segue esta tendência? Então vamos lá!

O que é a vida minimalista?

O consumo desenfreado e a relação de que consumir está diretamente ligado à felicidade nos levou a grandes problemas da atualidade. 

O primeiro que citaremos aqui diz respeito ao meio ambiente: o planeta terra está sofrendo as consequências do intenso ritmo de produção de mercadorias e consumo que vivemos nos dias de hoje. 

Em segundo plano temos um cenário onde as pessoas têm a falsa sensação de que o consumo está diretamente ligado ao sentimento de felicidade. Todavia, esta felicidade passa e o que acontece? A pessoa pode passar a comprar mais e mais, perdendo o controle.

Se você já teve que fazer horas extras no trabalho para pagar as faturas do cartão de crédito, provavelmente sabe bem do que estamos falando!

Em contraposição ao consumismo, o estilo de vida conhecido como minimalismo afasta-se deste cenário, sendo um ótimo aliado para as suas economias, para a sua saúde mental e para uma mente positiva.

Minimalismo: Necessário, somente o necessário…

Quem já assistiu ao desenho animado Mogli, deve se lembrar do Urso Balu cantando “eu uso o necessário, somente o necessário”, certo?

Mas, muito antes disso, o estilo de vida minimalista já estava presente na vida de algumas pessoas, demonstrando que com pouco podemos ser mais eficientes, críticos e felizes. Afinal: 

“A felicidade não se encontra nos bens materiais” 

Existe um mito sobre o minimalismo que diz que devemos viver com o mínimo possível. Entretanto, a grande verdade e objetivo do minimalismo não está em viver com pouco, mas viver com o que é necessário e importante, praticando o desapego com os bens materiais.

As vantagens do minimalismo como estilo de vida 

Agora que já sabemos o que é o minimalismo à fora da arquitetura e decoração, vamos conhecer cinco benefícios em se tornar minimalista.

  1. Economia 

Logicamente, consumir menos significa gastar menos. E gastar menos é sinônimo de virar a balança financeira a nosso favor, pois passamos a ganhar mais do que gastamos. 

Ademais, ao adotar o estilo de vida minimalista você irá perceber que dará mais valor ao seu dinheiro, consumindo de forma consciente e escolhendo onde está investindo suas longas horas de trabalho semanais. 

  1. Liberdade 

Viver apenas com o que é realmente importante e essencial para você, ira te trazer uma incrível sensação de liberdade e descarga.

A sensação de sobrecarga que você carregou por muito tempo em sua vida será substituída pela sensação de estar livre. Pois, desapegar de bens materiais torna sua mente mais disposta para outra tarefas e coisas importantes na sua vida, como seus familiares e amigos.

  1. Criatividade e produtividade

Liberdade, criatividade e produtividade são velhas amigas com uma excelente relação. Afinal, com a sensação de liberdade mental a criatividade e produtividade passaram a imperar na sua vida. 

Quantas coisas você não tem guardadas na sua casa que estão consumindo o seu precioso tempo? Livre-se do que não é importante e essencial para você e deixe sua mente fluir!

  1. Mais organização e planejamento 

No minimalismo, planejamento e organização são pontos cruciais. Portanto, se você é uma pessoa que tem dificuldades para se organizar, saiba que é totalmente possível desenvolver esta característica de forma rápida através da prática.

Após viver um tempo o estilo de vida do “menos é mais” você verá que irá se tornar um exemplo de produtividade, organização e disciplina! 

  1. Mais tempo para você 

Todos nós temos hobbies e coisas que amamos fazer. Algumas consomem mais do nosso tempo e outras nem tanto. E a grande verdade, é que na correria que vivemos por vezes esquecemos de tirar um tempo para fazer algo por nós. 

Praticar um esporte, ler um livro, assistir a um episódio da sua série favorita: adotar um estilo de vida minimalista fará com que você tenha mais tempo para fazer o que você ama. 

Quer viver essa vida? É hora da prática!

Tenha menos para ter mais! Pode parecer incoerente, mas ter menos coisas pode ajudá-lo a conquistar aquelas coisas com as quais você sempre sonhou. 

Para viver o minimalismo  e os seus benefícios, comece com pequenas mudanças:

  • Pratique o constante desapego e doe coisas que não são tão importantes para você;

  • Elimine aquilo que pesa - não fisicamente - mas financeiramente e que te traz sentimentos de remorso;

  • Dê menos presentes e esteja mais presente. Demonstrar carinho também é uma forma de presente;

  • Pratique o autoconhecimento e entenda o que verdadeiramente lhe traz felicidade para, assim, saber onde gastar seu precioso dinheiro sem desperdícios. 

Caso você coloque todas as dicas em prática e mesmo assim sinta que não consegue praticar o desapego e levar uma vida minimalista, busque entender o que está te “travando”. Talvez uma experiência do seu passado esteja te prejudicando, por exemplo. 

Neste caso, um curso de hipnose online pode lhe ajudar a buscar as respostas que rodam em sua mente. Conheça a formação do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK