Competências comportamentais: Conheça mais sobre elas

14/09/2021 às 18:07 Dicas

Competências comportamentais: Conheça mais sobre elas

O mundo dos negócios é desafiador e exige determinadas habilidades técnicas dos empreendedores que desejam prosperar no mercado. Mas para que essa prosperidade aconteça efetivamente, algumas competências comportamentais também são exigidas. Elaboramos esse post que vai te mostrar do que se trata, a importância das competências comportamentais e as que são consideradas essenciais para qualquer empresário hoje em dia. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura até o final.

O que são competências comportamentais? 

Podemos dizer que competências comportamentais são determinadas aptidões que são responsáveis por nossas atitudes no dia a dia. Ou seja, é um conjunto de habilidades, conhecimentos e ações que têm uma estreita relação com o desenvolvimento de um trabalho e com o desempenho da pessoa responsável pela execução do mesmo. 

O mais interessante é que uma competência comportamental pode ser mensurada e desenvolvida através de um eficiente treinamento. Os pilares de sustentação das competências comportamentais são: o conhecimento, a habilidade e a atitude. Veja abaixo o que cada um deles representa nesse contexto: 

Conhecimento

É o saber em si, que pode ser adquirido através de cursos, palestras, workshops, seminários, leituras, aulas práticas e qualquer outra forma que permita o aprendizado do indivíduo. Quanto mais conhecimento você tiver, menos complexo de inferioridade poderá ter.

Habilidade

Trata-se da capacidade plena para executar algum tipo de trabalho, através da aplicação do conhecimento adquirido e da experiência anterior, no que diz respeito à realização de algo. 

Atitude

É o comportamento em si, ou seja, a decisão de se fazer alguma coisa. A atitude é sempre regida por nossa consciência e pelas emoções, levando uma pessoa a ter determinada reação diante de situações, objetos e até outros indivíduos.

Para que servem as competências comportamentais?

Agora que você sabe o conceito de competências comportamentais, conheça a importância delas para o seu dia a dia:

Alcançar os objetivos

As competências comportamentais são importantíssimas para que alcancemos os nossos objetivos, seja na vida pessoal ou profissional. Quando os nossos comportamentos são condizentes com a situação vivenciada e sem atitudes precipitadas, os nossos objetivos podem ser alcançados mais facilmente. Vale lembrar que todos os nossos comportamentos têm consequências, positivas ou negativas. 

Manter o controle da nossa vida

Quando temos um maior autoconhecimento, por exemplo, podemos perceber que os nossos comportamentos são condizentes com aquilo que acreditamos ser o certo ou o mais adequado. Ou seja, os nossos padrões comportamentais regem todas as nossas atitudes no cotidiano. E eles nos auxiliam a manter o controle da nossa vida, para que as nossas atitudes sejam cada vez mais assertivas. 

Nos dá mais motivação

Quando temos determinadas competências comportamentais bem desenvolvidas, a nossa motivação pode ficar muito mais em evidência, já que as nossas atitudes podem ser mais certeiras em relação a uma situação específica. Além disso, a motivação também nos leva a almejar o desenvolvimento de outras competências que julgamos serem necessárias para que os nossos objetivos sejam alcançados. Manter bons pensamentos também ajuda a ter mais motivação. 

Ter mais coragem para arriscar

As competências comportamentais também nos dão mais coragem para arriscar, já que temos a consciência dos nossos atos e não estamos agindo por impulso perante uma situação. Pelo fato de termos um maior autoconhecimento, maior controle da nossa vida, mais motivação e, sobretudo, confiança, a coragem para ousar também pode ficar mais evidente. E uma atitude bem pensada e planejada pode ser extremamente benéfica. 

Competências comportamentais essenciais para o empreendedor

Conheça as principais competências comportamentais que são fundamentais para a vida de todo empreendedor que deseja fazer o seu negócio prosperar: 

Liderança: Não podemos negar que um empreendedor que não tem uma boa capacidade de liderança está fadado ao fracasso em pouco tempo. Um líder é o exemplo para a sua equipe, por isso, precisa saber liderá-la com maestria. 

Automotivação: Motivar-se constantemente também é fundamental para qualquer empreendedor. Sem motivação, a gestão de uma empresa pode ficar mais complicada, o que não é recomendado, já que os obstáculos podem ficar mais difíceis de serem superados. 

Trabalho em equipe: Um empreendedor que não sabe ou não gosta de trabalhar em equipe, pode fracassar em pouco tempo. Nenhuma empresa vai prosperar sem o capital humano. O trabalho em equipe movido a uma sinergia frequente, é um dos segredos da prosperidade. 

Comunicação assertiva: No mundo corporativo, ter uma comunicação assertiva é praticamente uma obrigação. Um empreendedor que não tem essa habilidade, seguramente não vai prosperar, já que uma comunicação com falhas ou ruídos pode trazer prejuízos para todos. 

Capacidade de negociação: Um empresário que não tem uma boa capacidade de negociação pode encontrar uma grande dificuldade de prosperar no dia a dia. Saber negociar com inteligência e assertividade é fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa.

Criatividade: Essa é uma das competências comportamentais mais importantes. A criatividade pode trazer a inovação necessária para qualquer negócio. Por isso, use e abuse da sua imaginação e procure exercitar a sua criatividade, ao máximo. 

Aperfeiçoamento constante: O empreendedor que acha que já sabe tudo e não precisa aprender mais nada, certamente vai fracassar. O aprendizado deve ser algo constante em nossa vida, já que, quanto mais conhecimento tivermos, maiores serão as chances de prosperidade. 

Bom humor: Por fim, o bom humor também precisa estar presente em nossa vida. Encarar os eventuais fracassos ou resultados negativos com mais leveza, sempre é uma excelente alternativa. Além disso, essa característica também deixa o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.

Viu como as competências comportamentais são importantíssimas para todo empreendedor que deseja alcançar o sucesso em sua vida profissional? Agora é com você! 

Venha para o IBND

curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK