Inovação disruptiva: como funciona essa nova tendência?

25/05/2021 às 19:37 PNL

Inovação disruptiva: como funciona essa nova tendência?

Em uma sociedade cada vez mais moderna, as organizações precisam se valer de toda a tecnologia disponível para alcançar resultados positivos. Na verdade, o mundo está passando por uma transformação digital jamais vista antes. E esse contexto nos remete a uma tendência que está em alta: a inovação disruptiva. Elaboramos esse artigo que vai te mostrar do que se trata, como ela funciona e todos os seus benefícios. Preparado para mais uma jornada do conhecimento? Então, vamos lá! 

O que é inovação disruptiva? 

Trata-se de uma inovação presente em uma tecnologia, serviço ou produto que apresenta características disruptivas ao invés de evolutivas. Essa curiosa criação acabou gerando uma considerável mudança nos padrões de mercado já estabelecidos. A inovação disruptiva é o contrário das inovações evolutivas, que consistem em implantar diversas melhorias, seja em produtos ou serviços. 

O diferencial da inovação disruptiva é que ela cria necessidades que, tempos atrás, até as pessoas desconheciam.  Vamos pegar um exemplo prático para o melhor entendimento: o aplicativo Whatsapp. Antes da criação desse moderno aplicativo de mensagem, as pessoas se comunicavam através de SMS e ninguém pensava em se comunicar de outra forma.

Mas quando o Whatsapp foi lançado no mercado, ele se tornou a sensação do momento. Dessa forma, surgiu uma demanda gigantesca por esse serviço, fazendo as mensagens por SMS praticamente se tornarem obsoletas. Hoje em dia, praticamente todas as pessoas usam o Whatsapp. Essa é a inovação disruptiva, que a hipnose pode te ajudar a entender mais. 

Como funciona essa tendência? 

É evidente que a inovação disruptiva trouxe vários benefícios para milhares de pessoas mundo afora. A grande questão é que essa nova tendência altera um nicho já existente no mercado, entregando um produto ou serviço que seja mais prático e acessível para praticamente todas as pessoas. E essa comodidade se torna cada vez mais cobiçada. 

Vale ressaltar que a inovação disruptiva não cria um novo mercado altamente promissor, pelo contrário, ela gera uma nova demanda através da criação inteligente de algo que acaba se tornando uma necessidade para as pessoas. O exemplo do Whatsapp que citamos acima ilustra bem esse conceito. 

Vantagens da inovação disruptiva

Conheça as vantagens dessa tendência de mercado, que se faz cada vez mais presente em nosso dia a dia: 

Maior economia

O bem ou serviço oferecido pela inovação disruptiva costuma ser mais em conta do que os modelos tradicionais e já difundidos no mercado. Essas alternativas, muitas vezes, têm custos operacionais bem mais altos e apresentam maiores chances de ficarem inoperantes no dia a dia, o que não é viável para quem depende delas. O coaching também pode colaborar para que você tenha uma melhor compreensão. 

A inovação disruptiva nasceu através de uma ampla visão de negócios de uma ou mais pessoas que perceberam que existiam nichos mal explorados e que poderiam ser altamente rentáveis. Hoje em dia, é possível se comunicar através de uma vídeo-ligação pelo Whatsapp, com uma pessoa que se encontra do outro lado do planeta. E o melhor: praticamente de graça. Vale lembrar que as ligações internacionais eram caríssimas alguns anos atrás. 

Remodelagem de diversos setores

Mais uma benesse da inovação disruptiva. Essa nova tendência acabou permitindo que milhares de pessoas tenham acesso a soluções, serviços ou produtos que, tempos atrás, só eram consumidos pelo público de maior poder aquisitivo, que tinham curso superior ou conhecimentos técnicos específicos sobre determinado tema. 

A acessibilidade de um maior número de pessoas é algo indiscutivelmente benéfico. E a inovação disruptiva obrigou diversos setores da economia a se reinventarem para atender a um maior número de pessoas de diferentes condições financeiras, necessidades, preferências e hábitos de consumo. 

E essa importante readequação se faz extremamente necessária, caso contrário, grandes empresas podem perder uma considerável fatia do mercado e decretar falência, em pouquíssimo tempo. Quer um bom exemplo? A Netflix entrou com tudo no mercado e acabou fazendo as locadoras fecharem suas portas. 

Aumenta as chances de novos negócios

A inovação disruptiva também contribui para o aumento da competitividade entre as organizações, o que faz com que novos produtos ou serviços sejam criados e lançados em um mercado cada vez mais promissor e com uma grande possibilidade de ser rentável. E isso se traduz em excelentes chances de que novos negócios sejam realizados, contribuindo para o crescimento da economia. 

Em suma, quando um nicho ou segmento de mercado se encontra defasado, a inovação disruptiva entra em cena com força total. Essa moderna tendência acaba explorando brechas que podem apresentar grandes demandas por serviços ou produtos e até criar novos tipos de consumidores. Todos saem ganhando no final, tanto as pessoas quanto as empresas. 

 O fato é que a inovação disruptiva aproveita as tecnologias que já existem e explora as soluções de uma forma mais inteligente, para que novos modelos de negócios sejam criados. E essa tendência pode ser primordial para toda a sociedade, que é a maior beneficiada. Mais uma vez enfatizamos a importância de todo empreendedor ter uma boa visão de negócios. Sem ela, a inovação disruptiva provavelmente não existiria.  Pense nisso! 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK