Hypnotic: filme da Netflix distorce a verdade sobre a hipnoterapia?

02/01/2022 às 18:44 Hipnose

Hypnotic: filme da Netflix distorce a verdade sobre a hipnoterapia?

Faça uma rápida pesquisa no Google por “filmes sobre hipnose” ou termos semelhantes, e tenho certeza de que você encontrará uma longa lista de produções que usam a temática para manter os telespectadores presos a tela. 

De filmes de comédia como “O amor é cego”  a filmes de terror psicológico como “Corra!”, a Hipnose é, sem dúvidas, um prato cheio para criar roteiros envolventes e divertidos. 

Contudo, produções como as acima citadas preocupam especialistas em Hipnoterapia (ou hipnose clinica) por distorcerem a verdade sobre essa ferramenta e, consequentemente, difundirem mitos acerca desta terapia alternativa que pode ser extremamente benéfica em diferentes casos.

Recentemente, mais uma produção cinematográfica foi adicionada a nossa lista de filmes enganosos sobre a hipnose. Estamos nos referindo ao filme “Hypnotic” que chegou a plataforma de streaming Netflix no final do mês de outubro de 2021. 

Neste conteúdo especial do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) convidamos você a refletir sobre esta recente produção que tem dado o que falar entre os profissionais que atuam com a hipnose clínica no atendimento aos seus clientes. 

Hypnotic: breve sinopse (sem spoilers!)

O enredo de Hypnotic está longe de ser inovador e trata a hipnose dá mesma forma que muitas outras produções do cinema: um psicanalista consegue implantar em seus clientes sugestões mentais que permitem-lhe conseguir controlá-los.

A história acompanha uma Jenn Tompson, uma jovem infeliz com sua vida pessoal e profissional, que busca ajuda do hipnoterapeuta renomado, Dr. Meade, para superar eventos traumáticos do seu passado que vem atormentando-a. 

Porém, depois de algumas sessões intensas, a nossa protagonista descobre que o profissional a está usando para fins nefastos. Após lapsos de memória e um encontro com o ex-noivo que quase acaba em morte, Jenn se junta a um detetive para descobrir o que está acontecendo. 

Hipnose não é controle mental!

Quando o assunto envolve hipnose, uma das maiores preocupações das pessoas que, por algum motivo, querem fazer a terapia, é de que elas possam ser controladas pelo hipnólogo, assim como acontece no filme Hypnotic. 

E este medo é bastante compreensível, visto que especialmente no cinema e em apresentações de palco esta ideia acerca da hipnose é reforçada ao público leigo que não busca entender o que de fato é a hipnose no seu uso clínico.

Hipnoterapeuta com longa experiência no atendimento de clientes e pedagogo responsável por ministrar os cursos de hipnose do IBND, o profissional Rodrigo Huback, destaca que a hipnose não significa, de forma alguma, controle mental.  

Segundo ele explica, para que uma pessoa possa ser hipnotizada é preciso que ela esteja disposta a isso e que, mesmo em estado de transe, ela está sempre no controle de tudo o que acontece. Afinal, a hipnose não é nada além de um estado alterado de consciência!

Em outras palavras, o profissional poderá fazer sugestões para que o subconsciente do indivíduo trabalhe para ajudá-lo a atingir seu objetivo. No entanto, é a pessoa quem decide se aceita ou rejeita tal sugestão. 

E o grande problema é que nem todas as pessoas têm discernimento sobre a realidade do que é mostrado no filme Hypnotic, até porque a maioria das pessoas desconhece o que é a verdadeira hipnose clínica. 

Produções como essa aqui trazida pode levar a uma crença errada sobre essa ferramenta terapêutica, assim como a imagem dos profissionais que trabalham com ela. 

Sem dúvidas, Hypnotic é um filme bastante envolvente e não somos contrários a que você o assista. Mas tenha em mente de que aquilo que se passa na produção não é real!

Para aqueles que desejam aprender sobre a hipnose verdadeira e sem mitos, convidamos a conhecer o curso de hipnose online. Uma formação para você mergulhar de cabeça no universo da hipnose clínica!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK