Dia internacional do voluntário

27/11/2021 às 13:37 Hipnose

Dia internacional do voluntário

Uma data que marca um importante trabalho social, o voluntariado é uma das formas de exercitar a solidariedade. Você sabe o que é voluntariado? Então vem dar uma olhada!

Dia internacional do voluntário

No dia 17 de dezembro de 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) postulou o dia 5 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntário através da resolução RES 40/212 e declarou esta atividade como fundamental para o desenvolvimento econômico e social, com o objetivo de estimular as pessoas a buscar o voluntariado, criar conscientização e reconhecer o trabalho dos voluntários.

O que é um voluntário?

A ONU define o voluntário como uma pessoa que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos.

Em 2019, a ONU tinha 8.282 voluntários, que serviram em 54 missões, agências, fundos e programas das Nações Unidas em todo o mundo. Além disso, mais de 13 mil voluntários online trabalharam com 33 parceiros das Nações Unidas em apoio a 183 organizações da sociedade civil que atuam pela paz e pelo desenvolvimento. Cerca de 29% dos voluntários da ONU tinham menos de 29 anos e 51% eram mulheres.

O que é o voluntariado?

O trabalho voluntário é uma atividade oferecida livremente por uma pessoa que dedica parte de seu tempo para beneficiar o outro, sem receber nenhuma retribuição financeira.

O trabalho voluntário foi regulamentado com em 1996, pela Lei 9608/98 que define como a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social ou de assistência à pessoa. O voluntariado tem, ainda, alguns elementos, tais como:

  1. Qualificação: o voluntariado moderno executa um trabalho qualificado, pois se levam em conta habilidades e talento de quem o faz;
  2. Satisfação: quem realiza esse trabalho o faz com prazer e dá um sentimento de plenitude, buscando a obtenção de resultados sociais de acordo com os valores pessoais e a visão de futuro para a localidade onde está inserida;
  3. Doação: é doar parte de seu tempo e de sua vida em prol do próximo, da comunidade, é consequência de um amor que transborda materializando-se em ação;
  4. Realização: é um trabalho que busca o sucesso do objetivo proposto.

O voluntariado no Brasil

No Brasil, o trabalho voluntário começa no início do século 20, a partir da necessidade de amparo e auxílio aos mais necessitados, por razão das epidemias e doenças que acometiam a população mais carente. De início este trabalho foi predominantemente realizado por mulheres, geralmente por damas da sociedade ligadas à igreja católica. O voluntariado em seu início foi exclusivamente de caráter assistencialista, mas com o passar dos tempos esta visão foi tomando outro rumo, deixando de ser apenas assistencial.

Benefícios do voluntariado

O voluntariado promove a apropriação local para o desenvolvimento, promove resiliência e fortalece a preparação das comunidades. O voluntariado também transforma tanto os voluntários como as pessoas com quem eles trabalham.

Dentro do campo das Relações Internacionais, a atividade voluntária é extremamente valorizada e, além do ganho da sociedade com o voluntário, a pessoa que se voluntaria recebe em troca uma experiência social muito rica e, no campo profissional, o reconhecimento de muitos recrutadores ao oferecer um currículo com uma experiência voluntária, o que agrega muito sobre a personalidade do candidato.

O voluntariado atualmente

A ação voluntária vem crescendo a cada dia, devido ao interesse e desejo das pessoas que são motivadas a promover uma ação social diferenciada de acolhimento. Além disso, o dia internacional do voluntário é utilizado por muito países em parceria com a ONU para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que são um conjunto de metas estabelecida pelas Nações Unidas em 2000 para o desenvolvimento sustentável, sendo elas:

  • acabar com a fome e a miséria;
  • oferecer educação básica de qualidade para todos;
  • promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
  • reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes;
  • combater a Aids, a malária e outras doenças;
  • garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
  • estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Assim, os Estados organizam as comemorações no dia 5 de dezembro para conseguir mais voluntários para atingir essas metas, já que são de fundamental relevância para atingi-las.

Quais os requisitos para ser voluntário?

Na prática, não há nenhum requisito para ser voluntário, toda forma de dedicação e doação de tempo, de conhecimento e de habilidades que tenha o objetivo de promover um bem social é considerada uma atividade voluntária e deve ser muito reconhecida e honrada. No entanto, pode-se utilizar suas habilidades em prol de outra pessoa, com o objetivo de exercitar a solidariedade. O voluntariado é reconhecido por trazer sentimentos de bem estar e saúde mental.

Seja um voluntário!

O voluntariado é uma oportunidade de estar com outras pessoas e de exercer atividades valorizadas por pessoas importantes para si, de vivenciar novas experiências de aprendizado e colocar em prática habilidades e conhecimentos que de outra forma não seriam exercitados, de manter um estado de ânimo positivo e alta autoestima, de aliviar a culpa por sentir-se mais afortunado que os outros e buscar resolver os próprios problemas, e de desenvolver habilidades importantes para a carreira profissional.

E você, busca de qualificar para promover bem estar e saúde mental? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!

Referências:

DIOGO, J.S. A importância do voluntário na instituição hospitalar: uma transformação social que auxilia na qualidade de vida e bem estar do paciente. Psicologia PT. 2016.

HASSE, C.S. As motivações e o bem-estar de voluntários brasileiros em ações sociais, educativas e de saúde. UFRGS. 2018.

ONU News. ONU destaca importância de voluntários na luta contra Covid-19. Assuntos da ONU. 2020. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/12/1735012


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK