História de Robinson Shiba: conheça mais sobre ela

02/04/2021 às 08:32 Coaching

História de Robinson Shiba: conheça mais sobre ela

Algumas pessoas conseguem vencer com tanto mérito as dificuldades, que acabam se tornando uma referência em superação para milhares de outras. E no mundo dos negócios, bons exemplos é o que não faltam. Vamos te contar a história de sucesso de Robinson Shiba, fundador da China In Box. Saiba como esse empreendedor visionário se tornou exemplo de determinação e vontade de vencer na vida. Chegou a hora de se inspirar um pouco mais.

Robinson Shiba: tino para os negócios desde a infância 

Nascido no estado do Paraná, Robinson Shiba é filho de um renomado dentista com uma dona de casa. Aos 3 anos, ele e sua família se mudaram para São Paulo. O seu avô materno era dono de uma loja que vendia materiais para construção. Todos os dias, depois de voltar da escola, o pequeno Robinson ficava observando o avô fazendo negociações com os clientes.

 Não era raro ver Robinson, mesmo ainda com 8 anos, pedindo ao seu avô que o deixasse fazer alguma atividade no escritório da sua loja. O tempo passou e Robinson decidiu seguir os passos do seu pai, se formando em odontologia. Mas o verdadeiro sonho desse futuro empresário de sucesso era ter o seu próprio negócio algum dia, assim como o seu avô. O autoconhecimento também é fundamental. 

Brilhante ideia na hora certa 

Na segunda metade da década de 1980, quando Robinson fez uma viagem aos EUA para aprimorar a sua fluência em inglês e fazer um intercâmbio de dois meses, diversos imprevistos aconteceram e ele acabou ficando sem condições financeiras para permanecer todo esse período. Mas todo esse contratempo não fez Robinson desistir e voltar frustrado para o Brasil.

 Pelo contrário, ele conseguiu um emprego de entregador de pizza e também chegou a trabalhar na cozinha de alguns restaurantes, além de prosseguir firme e forte com os estudos. Falta de dinheiro não era mais problema para esse exemplo de superação. Durante a sua temporada nos EUA, Robinson começou a observar todo o funcionamento do sistema de fast-food com delivery e pensou como esse modelo poderia ser implantado no Brasil.

Com o passar dos anos, Robinson foi amadurecendo a brilhante ideia de implantar uma rede de fast-food com o serviço de entrega na cidade de São Paulo. Depois de alguns ajustes e uma minuciosa análise do seu modelo de negócio, em 1992, foi fundada a primeira loja da China In Box. A novidade causou um frenesi entre os consumidores, que adoraram.

Preocupação constante com a inovação 

Robinson Shiba sempre foi uma referência em inovação. Prova disso, é que no início dos anos 1990, quando a China In Box foi criada, não existia um modelo de negócio que oferecesse comida pronta para consumo no Brasil. Por isso, a sua empresa acabou crescendo em um ritmo intenso e extremamente rápido. A hipnose também pode nos ajudar bastante. 

Um outro diferencial que Robinson Shiba implantou na sua aclamada empresa, foi o sistema de cozinha aberta, onde os clientes podem ver toda a movimentação na cozinha através de uma grande parede de vidro. Isso deu muito mais credibilidade para a China In Box, que é referência no sistema de fast-food até hoje, mesmo diante da concorrência de outras empresas.

Atualmente, a China In Box é a maior rede de fast-food da América Latina, conta com 160 lojas franqueadas e marca presença em mais de 70 cidades espalhadas pelo Brasil. Sempre inovando e oferecendo um produto de altíssima qualidade para seus milhares de clientes, Robinson Shiba nunca se deu por vencido, mesmo diante dos obstáculos que teve que superar.

Robinson Shiba: superação em pessoa 

Mas você deve estar se perguntando porque esse empreendedor de sucesso é fonte de inspiração no mundo dos negócios, certo? Vamos te mostrar os motivos. Quando Robinson Shiba estava há poucas semanas nos EUA, para estudar, ele acabou sendo assaltado. O ladrão levou todo o seu dinheiro que estava reservado para passar os dois meses previstos. O futuro empresário se viu sozinho e sem dinheiro em um país totalmente desconhecido para ele.

Naquele momento, Robinson, com a resiliência típica dos povos orientais, já que era descendente de japoneses, não se desesperou por causa da situação. Sendo assim, ele se viu obrigado a modificar seus planos se quisesse realizar o seu sonho. O primeiro passo, mesmo com toda a insegurança trazida pela situação, foi tentar arrumar um emprego para se manter.

Pouco tempo depois, mesmo diante de algumas negativas, Robinson conseguiu um emprego de entregador de pizzas, o que trouxe um certo alívio para o jovem. Depois disso, Robinson, que sempre apreciou o trabalho em restaurantes, conseguiu emprego em um. Daí em diante, o futuro empreendedor chegou a conclusão de que era capaz de se sustentar sozinho. Mas esse período turbulento não foi nada fácil.

Superação e inspiração 

Depois dos obstáculos que teve que superar durante um bom tempo, Robinson estendeu o seu intercâmbio por mais um ano. Ele permaneceu nos EUA trabalhando, se inspirando e, principalmente, aprendendo sobre um modelo de negócios que, anos mais tarde, seria a sua principal fonte de renda.  

Os imprevistos e obstáculos que Robinson Shiba teve que superar, se observados por uma determinada ótica, foram cruciais para ele absorver uma excelente ideia de negócio e implantá-la no Brasil. Ou seja, toda situação, por mais desfavorável que seja, sempre tem um lado positivo. Robinson Shiba que o diga!

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK