Dicas para elaborar um plano de ação perfeito para o seu negócio

10/04/2021 às 17:25 Coaching

Dicas para elaborar um plano de ação perfeito para o seu negócio

Toda organização precisa encontrar alguma forma de prosperar no mercado, mesmo diante dos imensos desafios que aparecem pelo caminho. E uma excelente estratégia para se alcançar os objetivos definidos é elaborar um plano de ação que seja eficaz. Quer saber como isso pode ser feito? É só continuar a leitura do post.

O que é um plano de ação? 

Podemos dizer que um plano de ação é uma importante ferramenta bastante usada para se alcançar os objetivos de uma organização. Na maioria das vezes, o plano de ação é usado na gestão estratégica de diversas empresas. Se bem executado, os resultados podem ser extremamente positivos, além de deixar o seu mindset ainda mais aguçado. 

 Em outras palavras, é um planejamento que define todas as ações necessárias que serão executadas, os responsáveis pelas mesmas, bem como os prazos de execução. O plano de ação mapeia todo o caminho que deverá ser percorrido para que a organização atinja os objetivos propostos.

Como fazer um bom plano de ação?  

Conheça o passo a passo para se fazer um plano de ação que vai deixar a sua empresa mais próxima de alcançar os resultados esperados: 

1-   Definição dos objetivos 

Essa é a primeira coisa a se fazer. Afinal de contas, uma empresa precisa traçar, de uma maneira bem clara, todos os seus objetivos que deseja alcançar. Por isso, essa é a hora de se fazer isso. Não se esqueça de que os objetivos precisam ser realistas, caso contrário, podem trazer frustrações.

 2-   Planejamento 

Nessa etapa, você precisa definir todas as ações que serão tomadas, bem como os recursos necessários para se alcançar os objetivos anteriormente traçados. Pensar de forma estratégica para que as decisões sejam certeiras, é fundamental aqui. Os seus objetivos precisam ser a curto, médio e longo prazo.

 3-   Execução do plano

 Chegou a hora de executar o seu plano de ação. Nessa fase, todo o cronograma estipulado deve ser seguido. É um trabalho em equipe e todos os envolvidos precisam agir de forma coerente e assertiva. Quanto mais detalhes tiver o planejamento, mais fácil poderá ser a execução do plano de ação.

 4-   Acompanhamento

 Monitorar constantemente todas as ações executadas no plano de ação é fundamental para que os imprevistos não aconteçam. A fase do acompanhamento é importante para se evitar erros e eventuais problemas no decorrer das ações. Existem ótimas ferramentas para analisar tudo o que está sendo feito. Algumas até gratuitas.

 Plano de ação escolar 

Trata-se de uma ferramenta essencial para uma melhor organização de todos os processos referentes à administração de uma escola. O plano de ação escolar deixa tudo mais viável e ainda permite que a execução de todas as ações seja feita de forma mais eficiente.

 Em suma, todas as metas e objetivos traçados para o ano letivo, se tornam mais alcançáveis com um bom plano de ação escolar. Se você tem uma escola e quer que ela prospere no mercado, essa ferramenta pode te ajudar bastante com isso. Acredite, é possível!

 Plano de ação 5w2h 

Essa é mais uma ferramenta infalível que pode ser usada por qualquer empresa que precisa prosperar e ganhar mais visibilidade. O plano de ação 5w2h é uma espécie de checklist que diz respeito às atividades, responsabilidades e prazos, no que tange a administração de uma empresa.

O principal objetivo desse plano é definir tudo que será executado, os motivos, por quem, quando e como será o desenvolvimento das atividades, bem como todos os custos envolvidos. A sigla 5w2h significa na sua essência:

5W:

What (o que será feito?)

Why (por que será feito?)

Where (onde será feito?)

When (quando será feito?)

Who (por quem será feito?)

2H:

How (como será feito?)

How much (quanto vai custar?)

A ferramenta 5w2h é o conjunto de todas as respostas para as perguntas acima. Elas são fundamentais para que todo planejamento de um bom plano de ação, seja executado da melhor forma possível. De posse de todas as respostas, tudo pode ficar mais claro e assertivo.

O coaching pode te ajudar com o plano de ação 5w2h 

O coaching é uma metodologia bastante usada em todo o mundo e tem como objetivo o desenvolvimento profissional e pessoal de um indivíduo. As metas SMART, por exemplo, que é uma importante ferramenta do coaching, podem te ajudar com o seu plano de ação 5w2h. Com o bom uso dessa ferramenta, alcançar os seus objetivos pode ficar mais próximo da realidade. Se for usado com a hipnose, tudo pode fluir da melhor maneira. 

 As metas SMART têm a função de te ajudar a elaborar metas sensatas e realistas, ou seja, que podem ser alcançadas se o plano de ação for bem cumprido. E o coaching pode te auxiliar com essa tarefa, que não é difícil, por mais que possa parecer.

 Modelo de plano de ação 

Na verdade, existem diversos modelos de plano de ação que podem ser usados em seu negócio. Cabe ao empreendedor, com a ajuda do coaching, escolher o modelo que mais se encaixa com os objetivos e as necessidades da empresa. Muitas vezes, o grande desafio é cumprir à risca o plano de ação. Mas se você seguir nossas dicas desse post, o seu negócio pode prosperar.

 Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK