Hipnose para tratar fobia de barata e demais insetos

29/08/2021 às 17:50 Hipnose

Hipnose para tratar fobia de barata e demais insetos

Muitas pessoas se sentem desconfortáveis ou com medo da presença de insetos e bichos como baratas. Mas você sabe como surge a fobia de barata, conhecida como catsaridafobia? Sabia que é possível tratar este medo de forma eficiente através das técnicas da Hipnose?

Exatamente isso. Toda fobia que desenvolvemos tem uma explicação racional que pode estar ligada a um acontecimento do nosso passado, e através de um processo conhecido como regressão, é possível vencer este medo e, consequentemente, tratar a fobia - seja ela de barata ou qualquer outro inseto. 

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento), pois ao final do conteúdo você terá acesso a um conteúdo em vídeo muito especial de atendimento online para entender como o tratamento para fobia de barata acontece na prática. Vamos lá!

A catsaridafobia: o que é e os sintomas

Como já dito, a catsaridafobia é a fobia de baratas. Muitas vezes, um indivíduo catsaridafóbico desenvolve o seu medo devido experiências negativas ou traumáticas com baratas no seu passado. 

Mas, a maioria dos casos de infâncias de catsaridafobia resolvem-se naturalmente com o tempo. Mas, em casos mais extremos, a fobia podem persistir durante a vida adulta e além dela. 

A fobia de barata, pode levar a quadros de transtorno obsessivo compulsivo. Onde o fóbico tenta limpar a sua casa cuidadosamente para garantir a defesa contra o inseto. Também pode ocorrer a aplicação constante de inseticidas, ou limpeza de cozinhas e banheiros de forma excessiva para impedir uma visita desagradável. 

Além disso, alguns sintomas físicos podem incluir: choro e gritaria, paralisação, tontura e fraqueza dos membros inferiores, desmaios, ritmo cardíaco acelerado, respiração ofegante, ataque de pânico e dores no peito. 

Como surge a fobia de barata?

Antes de tudo, é importante compreendermos que ninguém nasce com fobia. As pessoas adquirem fobia em algum momento da vida, muitas vezes na infância. 

Basicamente, a fobia pode ser instalada de três maneiras:

  1. Através da vivência direta

Neste primeiro caso, a pessoa vivencia uma experiência fóbica. Como, por exemplo, no caso de uma criança que foi punida ou trancada dentro de um armário escuro, onde tais criaturas costumam se esconder.

  1. Através da vivência indireta

A segunda maneira, é ver alguém passando pela experiência fóbica. Crianças tendem a adquirir fobia de barata ao ver, por exemplo, sua mãe gritando em cima de uma cadeira com medo de uma barata que está no chão.

  1. Através do conhecimento

E a última forma é o sujeito saber que alguém teve ou tem essa fobia, mesmo ter visto. Crianças que escutam parentes falando sobre o quanto baratas são nojentas, provavelmente, vão adquirir fobia mesmo ter vivido uma experiência traumática com o inseto.

O tratamento de fobia através da Hipnose. Como funciona?

Agora que já compreendemos o que pode vir a causar a fobia de barata, vamos compreender de que modo a hipnose pode ser aplicada para o tratamento:

Regressão a causa

A primeira alternativa de técnica para tratar fobia de barata ou qualquer outro inseto, é a Regressão. Uma abordagem que propõe um retorno à origem do problema. 

E como funciona? Da seguinte forma: enquanto o sujeito está hipnotizado, o hipólogo pede que ele imagine a primeira vez em que sentiu aquela sensação fóbica. Lembrando que é importante que o sujeito em transe esteja em um estado receptivo para absorver as sugestões. 

Em muitos casos, basta pedir para que a pessoa hipnotizada imagine uma barata e, de forma automática, ela se verá na situação. Esta será a ponte para o processo de regresso à causa. 

Ou seja, todo este processo levará a pessoa à primeira vez em que a fobia aconteceu. E se houverem várias situações envolvendo a fobia, todas as cenas poderão ser ressignificadas em ordem temporal crescente. 

Veja, por exemplo, esse tratamento utilizando a Hipnose e a PNL.

A ressignificação dos acontecimentos

A regressão para o tratamento de fobia de barata, por exemplo, é fazer com que o paciente adulto em sua idade atual tenha a oportunidade de conversar com o seu “eu mais jovem” na idade em que a fobia foi desenvolvida. 

Desta forma, o eu de hoje poderá passar uma mensagem mostrando ao eu mais jovem que compreende o que ele está sentindo, mas mostrando que tal sentimento não faz sentido, pois já foi superado. Afinal, ele é uma pessoa forte e corajosa. 

Essa comunicação produz uma alteração da percepção inconsciente da fobia. Isto é a chamada ressignificação!

No entanto, nem sempre estaremos lidando com uma experiência isolada. Ou seja, o indivíduo pode ter vivenciado cinco experiências em que ele teve uma reação fóbica. Desta forma, será necessário repetir o processo nestes outros momentos para concluir a abordagem. 

Lembrando é claro, que o objetivo da hipnose para fobia de barata não é necessariamente tornar a pessoa capaz de pegar o inseto na mão, mas sim, fazer com que ela desenvolva uma maior segurança para reagir diante da situação de uma forma mais adequada, sem perder o controle.

Quer aprender as técnicas e ferramentas da Hipnose e levar esta poderosíssima arma para dentro do atendimento aos seus clientes, seja você um psicólogo, terapeuta, psiquiatra, etc.? Conheça o curso de hipnose do IBND - uma formação completa onde você irá aprender na prática e na teoria a Hipnose de A a Z!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK