Hipnose para gagueira: tudo que você precisa saber

 

Segundo dados da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira), a gagueira afeta cerca de 8 milhões de crianças e 2 milhões de adolescentes e adultos, afetando a rotina diária e a comunicação do indivíduo. Neste sentido, a Hipnose para gagueira surge como uma eficiente oportunidade para combater esta disfunção da fala.

Neste conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) vamos conhecer mais sobre o distúrbio comunicativo, suas possíveis causas e tratamentos.

Vamos lá? Boa leitura!

O que é a gagueira?

A gagueira é um dos transtornos de fluência, enquadrado dentro do DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais) como um transtorno de comunicação.

A fluência é definida como a fala de fluxo contínuo, suave e sem esforço, que decorre de uma integração harmônica entre os processamentos neurais envolvidos na linguagem e no ato motor.

Por sua vez, a gagueira é o transtorno desta fluência. Ou seja, é a descontinuidade no fluxo de fala caracterizado por repetições e prolongamentos de som que podem afetar a velocidade e o ritmo de fala. Podendo ser acompanhada por tensão física, reações negativas, comportamentos secundários e evitação de sons, palavras ou situações de comunicação.

O que causa este transtorno de fluência?

Dentro do tratamento de hipnose para gagueira, descobrir a origem do transtorno é vital para a eficácia das sessões de Hipnoterapia.

Tipicamente, a gagueira tem suas origens na infância e pode ser observada em torno de 2 anos e meio de idade. Estudos apontam que cerca de 95% das crianças que gaguejam começam a fazê-lo antes dos 5 anos de idade.

Mas o que tende a causar este transtorno? Há diversos fatores que podem causar a gagueira, e dentre os mais comuns estão:

  • Causa social: quando, por exemplo, a criança é criada num ambiente onde as pessoas falam muito rápido ou tem contato com indivíduos que falam de forma muito complexa. Mas isso só ocorre quando há predisposição orgânica;
  • Genética: estima-se que quase 50% das pessoas com gagueira possuem parentes com o mesmo problema;
  • Problemas de saúde: traumatismo crânio encefálico (TCE), AVC, entre outros eventos clínicos, pode causar a gagueira;
  • Traumas: passar por experiências negativas na infância também podem causar o distúrbio.

Exercícios recomendados para melhorar a gagueira

Para aqueles que buscaram o tratamento, seja através das técnicas de hipnose para gagueira ou quaisquer outros métodos, alguns exercícios simples podem ajudar a agilizar a cura para o transtorno.

Relaxe o corpo

  • Libere a tensão nas costas, pescoço e braços. Relaxe os ombros, deixando-os cair ao nível natural;
  • Mexa os lábios por alguns segundos antes de falar;
  • Gire o tronco para remover qualquer tensão colocada nas pernas e braços.

Relaxe a mente

  • Concentre a atenção em sua mente. Permita que sua atenção se volta para as extremidades do seu corpo e busque respirar uniformemente.
  • Durante o processo de relaxamento, faça afirmações positivas a si mesmo, tal como “Sou maior que minha gagueira!”

Fale consigo mesmo em frente a um espelho

Em frente ao espelho, comece a falar sobre qualquer coisa — como foi seu dia, como será seu final de semana, etc. Tente falar consigo mesmo diariamente por 30 minutos. Pode parecer estranho no início, mas o exercício permitirá que você escute sua voz sem gaguejar e isso lhe dará muito mais confiança.

Leia um livro em voz alta

Apenas leia em voz alta. Este exercício pode ser difícil no início, mas te ajudará a aprender a respirar durante leituras e conversas.

Reduza a velocidade da fala

Diminuir a velocidade da fala, geralmente reduz a ocorrência da gagueira. Para aprender a falar mais devagar, é necessário treinar a redução da velocidade na leitura e na fala espontânea. No início, a diminuição será um pouco forçada, mas, com o treino, vai se tornando cada vez mais natural.

 Aumente o uso de pausas

A utilização de pausas na fala também é uma estratégia eficiente para diminuir a gagueira. Mas, se as pausas forem muito numerosas ou longas, a fala poderá soar estranha. Por isso, o treino deve ser organizado para que a pessoa aprenda a utilizar as pausas em quantidade e duração adequadas.

Como a hipnose ajuda para a cura da gagueira?

O tratamento de hipnose para gagueira está ligado a um quadro de ansiedade, estresse, baixo autoestima ou situação de trauma que funcionou como um gatilho para o desenvolvimento do transtorno. Esta ferramenta ajuda a pessoa a relaxar através do transe, permitindo que ela se conheça melhor e aprenda a lidar com a dificuldade de maneira mais suave.

Contudo, diferente do trabalho do fonoaudiólogo, a hipnose trabalhará com o inconsciente do cliente, tratando não só a dificuldade de fala, mas também as possíveis causas e consequências psicológicas de uma vez só.

Você é um profissional da saúde (psicólogo, terapeuta, fonoaudiólogo, etc.) e quer aprender a trabalhar com esta ferramenta e melhorar o atendimento aos seus clientes? Conheça a formação em hipnose do IBND!

Conheça mais:

Rodrido Huback

Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.

Gostou de nosso post? Compartrilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
X

VEJA TAMBÉM:

PUBLICIDADE

PARTICIPE NO FACEBOOK

RECEBA NOVIDADES