Hipnose para emagrecimento. Será que realmente funciona?

29/05/2021 às 21:14 PNL Hipnose

Hipnose para emagrecimento. Será que realmente funciona?

Dietas que prometem emagrecimento em um curto espaço de tempo, horas e mais horas na academia e parece que você está andando em círculos ou até pior, a balança mostra que você engordou depois de tanto tempo se esforçando.

Situações semelhantes a esta podem ser bastante desanimadoras e desmotivar o individuo que está na luta para emagrecer. Mas você sabia que a hipnose para emagrecimento pode ser uma boa solução para combater a obesidade, transtornos alimentares e incutir a autodisciplina?

Quer descobrir como a técnica de hipnose pode te ajudar a perder aqueles quilos indesejados e que estão prejudicando sua saúde? Vamos explicar tudo sobre este assunto neste post do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento), confira!

Como a hipnose para emagrecimento funciona?

Técnica reconhecida cientificamente, a hipnoterapia promove a conexão com a mente inconsciente, podendo suprimir impulsos, estimular novos hábitos, aliviar traumas e dar fim a hábitos nocivos!

Entretanto, é importante frisar que a hipnose por si só não é uma abordagem terapêutica. Ou seja, os conceitos e técnicas usados por hipnoterapeutas descendem da psicologia para acelerar e potencializar o resultado com os clientes que buscam a hipnose para emagrecimento.

Neste contexto, o terapeuta responsável por comandar a sessão de hipnose não controla a mente do cliente. O objetivo é guiar o individuo em direção a mente inconsciente, buscando entender o gatilho que leva a pessoa a comer de maneira pouco saudável e assim criar sugestões de mudança.

No caso de pessoas que querem e precisam perder peso, as sugestões podem estar relacionadas a dietas, mudanças de hábitos alimentares e a pratica de exercícios físicos, por exemplo.

Hipnose não é mágica e nem solução milagrosa para emagrecimento!

Se você acha que após fazer uma sessão de hipnose para emagrecimento você irá acordar com alguns quilos a menos e com uma nova mudança de hábitos alimentares como num passe de mágica, sinto informar que as coisas não acontecem assim. Hipnose não é milagre e não é mágica!

Nos shows de hipnose de palco é comum vermos os hipnotistas sugerirem comportamentos inusitados e engraçados aos participantes que aceitam prontamente e sem questionar o comando.

Porém, a hipnose clinica (ou hipnoterapia) não funciona assim. Na terapia com hipnose para emagrecimento, o objetivo é trazer mudanças duradouras a vida do cliente, diferente da hipnose de entretenimento onde as sugestões hipnóticas durante cerca de poucos minutos e servem apenas para diversão.

E para que as mudanças se tornem verdadeiramente duradouras, a pessoa hipnotizada precisa assumir um papel de compromisso e estar motivada no processo!

Modelo Transteórico: em que fase do desejo de mudança você se encontra?

Motivação para tomar qualquer atitude de mudança mais radical é indispensável para que não desistamos no meio do caminho.

Posso apostar que você já tentou começar uma dieta que não durou mais de uma semana, não é? Será que você estava realmente motivado? Para entender por que algumas pessoas conseguem seguir uma dieta a risca e outras nem sequer chegam a começar, vamos explicar o chamado Modelo Transteórico.

Dividido em cinco estágios, este modelo é uma ferramenta de diagnóstico para identificar o desejo de mudança em relação a determinados vícios e hábitos e o quão preparados estamos para mudar determinados comportamentos. Vejamos:

  1. Pré-contemplação

Este primeiro estágio do modelo transteórico trata a falta de vontade para a mudança. Ou seja, a pessoa não pretende mudar agora e nem mesmo num futuro próximo.

A maioria das pessoas que se encontram nesta categoria não tem consciência do problema ou simplesmente não querem mudar.

Se você esta lendo este artigo, posso imaginar que você quer emagrecer e está buscando alternativas para chegar lá. Portanto, é muito provável que você já tenha passado deste estágio.  

  1. Contemplação

Neste estágio a pessoa já sabe que precisa emagrecer. Já pensou seriamente em reeducar a alimentação, mas ainda não tomou nenhuma iniciativa e não sabe por onde começar. Muitas pessoas costumam permanecer neste estágio durante inúmeros anos antes de dar o próximo passo.

  1. Preparação

Na etapa de preparação a pessoa sente-se motivada a emagrecer e consegue de fato dar os primeiros passos para alcançar a mudança que tanto deseja.

É nesta fase de comprometimento em iniciar uma dieta, por exemplo, que muitas pessoas acabam desistindo ainda  no inicio, sempre com alguma desculpa para que o remorso e a culpa não o dominem.

  1. Ação

Se o individuo persistiu no estágio três de preparação, já está conseguindo reeducar sua alimentação e enxergar os primeiros sinais positivos da sua luta no processo de emagrecimento. Este período – como você deve saber – exige esforço e dedicação para evitar recaídas.

  1. Manutenção

Uma pessoa no estágio de manutenção consegue manter com mais facilidade os novos hábitos. O objetivo a partir de agora, portanto é manter estes hábitos e evoluir.

Mas afinal, como a hipnose pode ajudar a perder peso?

Em geral, é no estágio de preparação que a pessoa busca pela ajuda de um profissional em hipnose para emagrecimento. E, uma vez que ela esteja verdadeiramente motivada em perder peso, é hora de iniciar o tratamento!

Quando o individuo encontra-se em transe hipnótico fica mais suscetível a aceitar sugestões relacionadas a reeducação alimentar e as dietas que lhe são passadas, tais como:

  • Reduzir o consumo de doces;
  • Aumentar as horas de exercícios físicos semanais;
  • Experimentar alimentos saudáveis;
  • Aumentar a saciedade e, consequentemente, reduzir o apetite;
  • Aliviar traumas que tenham impactado no aumento de peso;
  • Aumentar a disciplina;
  • Gerar aversão a alimentos calóricos e gordurosos.

Quer conhecer outras possibilidades da hipnose e se tornar um expert nesta técnica?

Desenvolvido pelos profissionais em hipnose clinica e regressiva, programação neurolinguistica (ou PNL) e desenvolvimento pessoal, o curso de hipnose online do IBND é uma formação completa para você que deseja aprender está técnica tão em voga do absoluto zero.

Conheça nossa formação em hipnose clinica e regressiva com PNL e busque a sua capacitação profissional e pessoal!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK