Hipnose em dermatologia, é possível?

21/08/2022 às 16:15 Hipnose

Hipnose em dermatologia, é possível?

Já ouviu falar em psicodermatologia? Essa é uma subespecialidade dermatológica que estuda a interação entre a mente e a pele e, nesse contexto, a Hipnose em dermatologia entre como uma grande aliada no tratamento de doenças cutâneas de origem emocional. 

Como profissional especializado em dermatologia, você tem interesse em agregar esse conhecimento ao seu currículo e, com isso, poder proporcionar melhores resultados aos seus clientes?

Nesse conteúdo do IBND — Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento, convidamos você, profissional da saúde, a imergir nesse universo tão fascinante e eficiente da Hipnose Clinica

Aceita nosso convite? Boa leitura!

A fusão entre a mente e a pele

Talvez você nunca tenha parado para refletir sobre isso, mas a nossa pele responde às mais diferentes expressões de emoção, seja a raiva, o medo, a vergonha, a felicidade ou quaisquer outros sentimentos.

Ambos, cérebro e pele, têm uma origem ectodérmica e, portanto, há entre eles uma profunda e inegável conexão descrita no sistema neuro-imuno-cutâneo (NICS).

Pesquisando mais a fundo sobre o tema, podemos classificar os distúrbios psicocutâneos em 3 grupos, segundo o sistema mais aceito; confira.

  •  Dermatoses de origem psicológica primária autoinduzidas: dermatite e a tricotilomania, por exemplo.

  • Dermatoses psicossomáticas: psoríase, dermatite atópica, acne e a urticária, por exemplo.

  • Dermatoses da gênese de transtornos psiquiátricos, tais como a depressão ou ansiedade:alopecia e vitiligo, por exemplo. 

Embora a psicodermatologia ainda seja uma subespecialidade ignorada por alguns profissionais, a consciência das doenças psicodermatológicas  está aumentando. E nesta progressão, há uma necessidade de uma abordagem terapêutica, tal como a oferecida pelo Hipnose em dermatologia. 

Afinal, a consideração de fatores psiquiátricos e psicossociais é importante tanto para a abordagem de distúrbios psicodermatológicos, bem como para prevenção secundária de uma ampla gama de doenças dermatológicas.

Aplicação da Hipnose em dermatologia

Primeiramente, você precisa entender que a hipnose não se trata de um tratamento único, mas sim de um recurso auxiliar a tratamentos dermatológicos, que é reconhecido e, inclusive, recomendado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No contexto dermatológico, a hipnose tem demonstrado sua eficiência em casos como:

  • Diminuição de dores na pele;

  • Resolução e controle de algumas dermatoses de origem emocional, como: verrugas, psoríase, dermatite atópica, urticária, acne, alopecia, rosácea, etc.

Seu uso no tratamento de distúrbios psicodermatológicos proporciona vantagens únicas tanto ao paciente quanto ao profissional. 

Dentre essas vantagens estão a capacidade de obter resposta, quando outras modalidades de tratamento falharam, a possibilidade de reduzir recidivas e o poder dos pacientes de se tratarem e alcançarem um senso de controle, se forem treinados em auto-hipnose, e a relação custo-eficácia.

Além disso, vale destacar que a hipnose em dermatologia provoca resultados quase que imediatos, uma vez que o trabalho visa a transformação e ressignificação da causa-raiz. 

Conheça curso de formação em hipnose do IBND

Com centenas de turmas formadas, o IBND é hoje um dos institutos brasileiros referência em formação de profissionais de diferentes áreas (dermatologia, fisioterapia, odontologia, psicologia, etc.) que desejam utilizar a hipnose como ferramenta potencializadora de seus atendimentos. 

O curso consiste em aulas 100% práticas para que você aprenda, verdadeiramente, a utilizar as técnicas hipnóticas a favor do sucesso de seus clientes. 

Entregando um conteúdo de qualidade, o pedagogo com mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento e excelência humana, Rodrigo Huback, o guiará por todas as vertentes desse fascinante universo, para que você saia do curso de hipnose 100% preparado para o mercado.

Conheça mais sobre essa formação e as datas das próximas turmas e dê um upgrade na sua carreira!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK