A dermatite atópica emocional pode ser tratada com hipnose? Descubra!

14/07/2022 às 16:15 Hipnose

A dermatite atópica emocional pode ser tratada com hipnose? Descubra!

Será que a hipnoterapia consegue tratar doenças dermatológicas como, por exemplo, a dermatite atópica emocional?

Para aqueles que já acompanham os conteúdos do blog do IBND — Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento, não é novidade que a hipnose, em seu uso clínico, é uma alternativa de tratamento complementar bastante eficiente para casos como a depressão, ansiedade, traumas, fobias, vícios, etc. 

Mas será que sua eficiência também abraça as doenças que acometem a nossa epiderme, sobretudo a dermatite atópica de cunho emocional? 

Vamos conversar mais sobre esse assunto. Acompanhe!

O que é a dermatite atópica emocional?

Você provavelmente já ouviu a expressão “à flor da pele”. Muito comum no contexto emocional, ela pode ter um significado bastante literal na vida de pessoas com predisposição a alergias de pele. 

É o caso de pacientes diagnosticados com dermatite atópica emocional. Uma doença crônica caracterizada por pele seca, lesões avermelhadas e coceira intensa.

Fortes emoções, como o estresse e a ansiedade, podem impulsionar a manifestações de crises por meio de processos químicos que ocorrem no corpo. 

O estresse libera hormônios que agem no sistema imunológico, gerando inflamações ou potencializando estados inflamatórios já presentes no corpo, podendo desencadear a piora no quadro de dermatite atópica. 

No entanto, essa alergia emocional não provoca somente reações na pele. A dermatite atópica emocional também pode provocar insônia e falta de ar. 

Tratamento 

Além de realizar o tratamento adequado da dermatite atópica, visando a sua melhora e a prevenção de crises, com o uso de corticoides e anti-histamínicos receitados por um dermatologista,  é essencial que os pacientes tenham períodos da rotina dedicados a hobbies, atividades físicas e momentos de tranquilidade, essenciais para diminuir a tensão do dia a dia e que podem ajudar a aliviar quadros já agravados pelas ondas de estresse.

Além disso, atualmente, existe uma ampla gama de abordagens alternativas para o tratamento da dermatite atópica emocional, incluindo métodos de acupuntura, homeopatia e a hipnose. 

Como a hipnose pode ajudar?

Se você conhece o processo de hipnoterapia, não deve surpreender o fato de ela poder ajudar a resolver casos de dermatite atópica emocional. 

A hipnoterapia visa identificar traumas do passado do cliente e ressignificar esses momentos. Ou seja, educar a mente a tratar a lembrança negativa com outro olhar, adquirir uma nova percepção do evento.

Portanto, se a dermatite atópica emocional, como o próprio nome diz, tem origem emocional, isto é, em um fator psicológico gerado por estresse e ansiedade, a hipnoterapia tem totais condições de identificar o evento desencadeante e ressignificá-lo.

Mas atenção! Os problemas não se resolvem automaticamente após as sessões de hipnose. 

Para obter êxito através dessa terapia alternativa, o teste maior e mais desafiante serão as situações fora do consultório, no dia a dia do indivíduo. 

As sessões são feitas para que o paciente adquira os melhores instrumentos para saber lidar com as situações estressantes no seu cotidiano. E é preciso que isso esteja bastante claro!

Conheça o curso de hipnose do IBND

Você é um profissional do segmento de dermatologia, ou qualquer outra área da saúde, e deseja dar um upgrade na sua carreira e alcançar bons resultados com os seus clientes?

Na Formação em Hipnose do IBND você colherá benefícios únicos como: 

  • Ferramentas para melhorar seus resultados como hipnólogo/terapeuta;

  • Gerar mais satisfação e fidelização;

  • Ferramentas para ressignificar fobias e traumas;

  • Empoderar-se para atender melhor e ajudar mais pessoas;

  • Utilizar os recursos da sua mente ao seu favor;

  • Descobrir como transformar e impactar positivamente a vida das pessoas.

Inscreva-se hoje mesmo na próxima turma da formação e dê o próximo passo na sua carreira!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK