Hipnose e pós-operatório

20/12/2021 às 14:20 Hipnose

Hipnose e pós-operatório

A hipnose pode ser utilizada para diversas finalidades, nem sempre conhecidas pelo público em geral. Você conhece a hipnose no pré e pós operatório? Então vem dar uma olhada!

O pós-cirurgia

Depois de uma cirurgia começam os processos orgânicos que possibilitam o restabelecimento físico e equilíbrio do corpo. Acostumar-se com o que foi modificado, se for o caso, algo que foi retirado ou colocado e mesmo reestruturado no corpo. A partir daí, começam os processos de cicatrização dos ferimentos. Como cada paciente irá lidar com o momento após a cirurgia é muito particular e único. E essa forma única terá grande influência na recuperação da ordem natural e normal do corpo. Ou das complicações que um ato cirúrgico pode trazer.

A hipnose e o pós-operatório

A hipnose pode ajudar em muito na recuperação pós-cirurgia. Isso porque cria-se um estado mental propício para a recuperação e fortalecendo o sistema imunológico.

A hipnose possibilita tanto um ganho psíquico como físico. Psíquico, no sentido de um fortalecimento mental, restabelecendo uma serenidade e tranquilidade interna. Fazendo com que todo o organismo tenha uma transição mais amena possível. Físico, no sentido do fortalecimento do sistema imunológico físico e emocional. Isso fará com que a mente trabalhe muito mais intensamente na limpeza interna, como no caso de um câncer. Assim como na própria cicatrização do corte e nos processos químicos e produção de substância saudáveis no corpo.

O objetivo da hipnose pós-operatória

O objetivo é possibilitar ferramentas mentais ao indivíduo, para que utilize todos os seus recursos internos em prol de si mesmo e da sua recuperação.

Vários estudos indicam que muitos pacientes adultos que ficam sob anestesia e cirurgia apresentam ansiedade e angústia. Tanto na véspera (pré-operatória), quanto no dia do procedimento. Esse sentimento é perfeitamente normal. Por outro lado, se forem muito intensos, podem influenciar na saúde do paciente. Desse modo, procurar por ajuda, por exemplo da hipnose, pode ser uma opção que traz benefícios e aumenta a qualidade de vida durante este período.

Hipnose pré-operatória

A hipnose consiste em uma indução, que leva o paciente ao estado de transe e, em seguida, a entrega de sugestões aceitáveis. Estas, que são entregues ao paciente, para ajudar a alcançar os objetivos da sessão.

Desse modo, ela pode ser utilizada como um tratamento alternativo ou até mesmo complementar anestésico. Ao mesmo tempo que existem diversos tipos de medicamentos para a dor. Muitas pessoas procuram por alternativas, como a hipnose, para controlar a dor. Seja antes, durante ou depois de processos operatórios. Neste caso, ao contrário do estudo acima, a intenção não é reduzir a ansiedade, mas sim controlar os estímulos do cérebro da percepção da dor. Da mesma maneira, muitos médicos e dentistas, se beneficiam dessa técnica em seus consultórios. Afinal, a medicina é muito beneficiada pela hipnose e pode ser aplicada em qualquer tipo de paciente.

Hipnose e serotonina

Estudos sobre a eficácia da hipnose, destacam a capacidade de aumentar a produção de neurotransmissores, como a serotonina. Esse, que é o hormônio responsável pelo bem estar, motivação e sensação de felicidade.

Quando em estado hipnótico, o paciente fica mais centrado em seu bem estar. Desse modo, o cérebro inibe a percepção de dor. Logo, a sensação boa supera os sentimentos de dor, assim como um anestésico.

Hipnose e inibição da dor

Posteriormente, o uso da hipnose para inibir a dor, pode ser empregada nos mais variados âmbitos da medicina. Como os pacientes com dor do membro fantasma, em muitos casos buscam pela hipnose. Essa síndrome provoca dores e sensações em membros que foram amputados. Por ser uma dor mental e não física, a hipnose ajuda o cérebro a entender isso e acabar com as dores.

Eficácia da hipnose

A hipnose hoje é muito bem utilizada para controle da ansiedade, depressão; na área médica e odontológica, para controle de fobias, anestesias; em partos. Na França, já existem hospitais que estão substituindo o uso de anestésico geral pela hipnose. Tem ainda aumento de bem-estar, de autoestima. Em alguns casos, ajuda a pessoa a parar de fumar; controle de peso. Não que a hipnose vai ajudar a pessoa a perder peso, mas vai ajudar a encontrar novos posicionamentos, novas crenças, novos hábitos saudáveis para que a pessoa possa perder peso.

A hipnose substitui a anestesia?

Após avaliar a susceptibilidade do indivíduo para entrar em transe, seguem-se sugestões para o transe e pode-se até mesmo colocar uma agulha na mão da pessoa para verificar se o transe foi eficaz para anestesiar a dor. Apesar da anestesia não ser eliminada, é utilizada em conjunto com anestesias diversas, o que pode ser feito nos consultórios de dentistas.

Ficamos apagados durante o transe?

O estado de hipnose, na verdade, fica entre o estado da vigília – que nós estamos agora – e o sono. Alguns autores dizem que é um estado alterado de consciência, outros que é um estado ampliado de consciência, mas todos querem dizer a mesma coisa. A pessoa também não fica inconsciente, que é outro mito que existe. Ninguém fica surdo. A gente pode desligar todos os sentidos de uma pessoa por meio de relaxamento, menos a audição. Há artigos atuais que afirmam que, mesmo sob anestesia geral, algumas pessoas conseguem escutar a conversa de médicos no centro cirúrgico, então não dá para desligar.

Assim, a hipnose para tratamento do alívio da dor e anestesia podem ser utilizadas tanto no pré, quanto no pós-operatório.

E você, gostaria de se qualificar como hipnoterapeuta? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK