O que é integridade?

24/12/2021 às 15:54 Hipnose

O que é integridade?

Uma das virtudes consideradas mais importantes, a integridade nem sempre é motivo de reflexão. Você sabe quais os tipos de integridade e a importância deles? Então vem dar uma olhada!

O que é integridade?

A integridade é o estado ou característica daquilo que está inteiro, que não sofreu qualquer diminuição, tendo a ver com plenitude e inteireza. Do ponto de vista jurídico, a integridade é a característica ou estado daquilo que se apresenta ileso, intato, que não foi atingido ou agredido.

A palavra vem do latim integritte, que significa a qualidade de alguém ou algo a ser integre, de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, brioso, pundonoroso, cuja natureza de ação nos dá uma imagem de inocência, pureza ou castidade, o que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito. Uma adesão a princípios morais e éticos; solidez de caráter moral; honestidade. O estado de ser inteiro, inteiro ou inalterado. Uma condição sã, intacta ou perfeita.

Integridade psíquica

A integridade psíquica é conhecida no ramo da psicanálise como estrutura do sujeito. Tal estrutura tem sua construção ao longo da existência humana, e possui características anímicas que predispõem a pessoa a relacionar-se afetivamente, profissionalmente, desenvolver talentos artísticos e lúcidos na convivência com seus semelhantes, o que amplia a qualidade de vida do indivíduo.

Integridade Moral

A integridade moral está ligada à dignidade da pessoa, se relacionando com os princípios da pessoa como honestidade e respeito. Um exemplo é quando uma pessoa é atacada verbalmente, sentindo-se ofendida e humilhada, tendo a sua integridade moral ferida.

O indivíduo íntegro moralmente

Um ser humano íntegro não se vende por situações momentâneas, infringindo as normas e leis, prejudicando alguém por um motivo fútil e incoerente. A moral de uma pessoa não tem preço e é indiscutível. Assim, são exemplos de integridade moral e corporal: a vida íntegra, a integridade física, dos bens sociais e individuais, integridade da honra e da fama, a integridade da intimidade pessoal, do nome, da imagem e dos sentimentos.

Integridade física

Está relacionada à saúde e bem-estar da pessoa. Como por exemplo, em um acidente de carro, a integridade física das pessoas podem estar comprometida.

Integridade de Dados

Diz respeito a segurança da informação, garante que ninguém use sua imagem ou informações na internet sem a sua devida autorização.

Integridade no Trabalho

Se refere a como o trabalhador e sua empresa se comportam moralmente no dia-a-dia, mais conhecido como ética profissional.

Integridade Social

Ela é importante e necessária para que a sociedade conviva em harmonia e respeito. Além disso, preza pelo bem comum, solidariedade e justiça.

Integridade em segurança da informação

A segurança da informação integridade significa ter a disponibilidade de informações confiáveis, corretas e dispostas em formato compatível com o de utilização, ou seja, informações íntegras, integridade é um dos itens que a caracteriza, e significa que a informação não foi alterada de forma não autorizada ou indevida. Se a informação é alterada de forma errada ou mesmo falsificada ela perde sua eficácia e confiabilidade, tornando vulneráveis decisões que a partir dela são tomadas, e tirando a credibilidade do ambiente (site ou empresa) que a forneceu.

Integridade científica

A integridade científica pode ser entendida como respeito a princípios éticos e legais para elaboração, condução e publicação de pesquisas. Trata-se da adesão a aspectos como imparcialidade do pesquisador durante o desenvolvimento da pesquisa, legitimidade dos dados utilizados e resultados alcançados, estabelecimento correto de autoria e coautoria, cumprimento dos direitos autorais regulamentados e atenção à vulnerabilidade dos participantes das pesquisas, considerando-se também a dignidade da pessoa humana, os riscos e os benefícios para os atores envolvidos. Além disso, é importante que não haja conflito de interesse entre pesquisadores, financiadores e participantes dos estudos, para que a imparcialidade do projeto não seja prejudicada.

Ciência e integridade

Na prática científica, legislação e ética devem atuar de forma interligada. A distinção entre as duas refere-se à aplicação, pois o descumprimento da lei prevê sanções, ao contrário das diretrizes éticas. Todavia, os códigos de ética profissional, quando regulamentados por conselho federal capaz de fazê-los cumprir, podem determinar penalidades em caso de inobservância das normas, considerando desde advertências até a proibição do exercício legal da profissão.

Impactos da integridade

Quando temos integridade, estamos inteiros e em perfeitas condições e, desse modo, não somos comprometidos por “inconsistências” estranhas. Certamente, isso significa que escolhemos sempre ser honestos e permitimos que nossas ações falem por nós e no que acreditamos. Assim sendo, integridade é uma escolha que fazemos e é uma escolha que devemos continuar fazendo em todo momento de nossas vidas.

Por que a integridade é essencial?

Quando somos íntegros e fazemos a escolha certa ouvindo o nosso coração, não precisamos perder tempo nos questionando e nem se preocupar em esconder nada.

A integridade é uma característica essencial para desenvolver sua carreira. Afinal, não há como ser “meio” íntegro, ou você é ou não é. As pessoas íntegras se responsabilizam pelas suas ações, se tornam modelos para outros seguirem e ganham confiança dos seus líderes, colegas e equipe.

Como ser uma pessoa com integridade?

Não existe um meio correto para desenvolver a integridade, no entanto, temos algumas dicas que podem ajudá-lo nessa jornada. Veja:

  1. Defina seus valores, pois eles funcionam como um guia para a vida, orientando nosso modo de agir e pensar.
  2. Analise cada escolha que fizer, pois muitas pessoas só são íntegras na frente dos outros, mas quando não tem ninguém olhando elas acabam fazendo escolhas erradas. Lembre-se que ter integridade é fazer escolhas certas, independente do que aconteça.
  3. Incentive a honestidade, sabendo que o processo não é simples e rápido. É possível exercitar ações sinceras todos os dias.
  4. Posicione-se diante de situações que não concorda, aprendendo a lidar com conflitos de forma saudável.
  5. Comece a desenvolver sua autoconfiança, autoestima e caráter, que pode dar mais motivação para a integridade.
  6. Busque comunicar-se de forma assertiva.
  7. Assuma as responsabilidades pelas suas ações, evitando mentiras, sem esconder seus erros e aprendendo a pedir desculpas quando necessário.

Assim, a integridade é uma virtude a ser cultivada todos os dias. Pratique e veja os benefícios à sua volta!

E você, busca se qualificar para promover bem estar e saúde mental? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!

Referências:

NOVAES, M.R.C.G. et al. Integridade científica e direitos autorais nos códigos de ética profissional. Rev. Bioét. 2018;26(3).


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK