Hipnose clínica e seu uso na área da odontologia

29/03/2020 às 14:26 Hipnose

Hipnose clínica e seu uso na área da odontologia

Conheça os benefícios do uso da hipnose clínica na odontologia, tanto para profissionais quanto pacientes

Desde 1843, o termo Hipnose usado pelo médico James Braind, já fazia sucesso pela eficácia nos atendimentos de seus pacientes. 

Hoje em dia, após um longo período de descrédito as técnicas de hipnose voltou com potência total nas clínicas, sendo considerada uma ferramenta indispensável em diversos tratamentos. 

Não restam dúvidas de que a hipnose clínica no momento é uma ferramenta para o alívio da dor em pacientes que necessitam passar por tratamento odontológico, apresentando resultados satisfatórios e duradouros, se comparada às terapias convencionais. 

Mas a grande novidade é que essa poderosa ferramenta pode ser usada em diversas áreas da saúde e a odontologia é uma delas. 

Muitos profissionais estão usando técnicas de hipnose para os mais variados tratamentos bucais.

Esse artigo vai te mostrar os benefícios da hipnose clínica para dentistas e pacientes.

Hipnose na odontologia: por que usar?

Na verdade, o uso de técnicas de hipnose clínica trouxe uma  inovação resultando na união de duas áreas que, até então, nunca antes havia sido considerada: a hipnoterapia e a odontologia.

As técnicas de hipnose atua no controle da ansiedade advindo dos pacientes que sofrem só em pensar na realização de determinados procedimentos odontológicos. Alguns pacientes apresentam melhoras em uma primeira sessão, já outros, precisam ter mais contato com a técnica. 

O atendimento ao paciente torna-se muito mais tranquilo sendo possível a realização de procedimento com mais eficácia por parte do dentista.

A tranquilidade do paciente faz uma enorme diferença em casos de tratamentos odontológicos mais complexos como canal dentário ou pequenas cirurgias que geralmente causam mais incômodo e ansiedade na maioria das pessoas.

Hipnoterapia: redução das dores durante os tratamentos dentários

O uso de técnicas de hipnose clínica na odontologia traz tranquilidade e autocontrole ao paciente diante a realização dos procedimentos odontológicos que lhe for necessário realizar, desde receber uma anestesia quanto à uma simples limpeza. 

O paciente é submetido à uma sessão de hipnose podendo ser antes ou após entrar no consultório do dentista. Ele não perde o sentido mas sim, fica em um estado de relaxamento e consciente.

Essa condição hipnótica em que o paciente se encontra, permite que o dentista faça o procedimento com maior tranquilidade e calma. 

A hipnose vai provocar um estado confortável de relaxamento junto a uma consciência ampliada de tudo o que acontece em seu redor. 

Uma vez recebido o comando o paciente fica mais tranquilo caso sinta algum desconforto durante o procedimento que está sendo realizado.

Como são feitas as sessões de hipnose clínica?

As sessões hipnóticas devem ser feitas em um ambiente em que o paciente se sinta seguro para que todos os objetivos sejam atingidos e ele consiga chegar no estado desejado. 

Por isso, o local deve ser adequado e confortável, para que haja uma maior concentração aos comandos.

Tudo começa com as orientações do hipnólogo ao paciente, que deve segui-las, sem desviar o foco da atenção. O estado de relaxamento começa em poucos minutos, fazendo com que  os pensamentos e sensações negativas se afastem da parte crítica da mente do paciente.

Benefícios da hipnose clínica na odontologia

São diversos os benefícios da hipnoterapia nos pacientes. Dentre os principais, podemos citar:

Controle das emoções: Com a hipnose clínica o paciente consegue controlar as reações indesejadas que possam atrapalhar os procedimentos feitos pelo dentista.

A hipnose clínica evita traumas em crianças

Muitas crianças não gostam de ir ao dentista, pois associam esse profissional às temidas dores e ao barulho irritante do motorzinho. Muitas delas, mesmo precisando de um tratamento odontológico, resistem ao máximo ir ao consultório, contribuindo com o agravamento de seu quadro.

A hipnose também pode ser extremamente benéfica para se evitar traumas em crianças. 

Quando necessário, os pais ou responsáveis podem optar em oferecer a criança maior conforto diante ao procedimento que lhe for prescrito, dando a ela chance de realizar um procedimento mais tranquilo, sem desenvolver futuros traumas por ter passado por algum momento mais invasivo.

Eliminação do desconforto

As idas ao dentista podem ser dolorosas e até causar traumas psicológicos em adultos e crianças e é por isso que, a hipnose está sendo muito utilizada para que pacientes se sintam mais seguros e mantenha a calma durante o procedimento odontológico.

O grande benefício que a hipnose clínica oferece aos pacientes é o controle do nível da dor, onde ele fica em um estado de relaxamento, se sentindo confortavelmente bem durante o tratamento. 

A maior parte dos pacientes conseguem após passarem pela experiência da hipnose, eliminar a fobia por agulhas.

 

A hipnose permite um trabalho mais eficiente ao dentista

Não restam dúvidas de que a ansiedade dos pacientes podem atrapalhar bastante na hora de realizar determinados procedimentos dentários. E é justamente nessa hora que a hipnoterapia entra em cena, o que é de grande valia por causa do estado de relaxamento e tranquilidade provocado por ela.

As técnicas permitem ao dentista um trabalho sem preocupações, proporcionando que ele execute seu trabalho da melhor forma possível.

Com o paciente hipnotizado, toda histerias e crises de nervosismos, são eliminadas.

O melhor de tudo é que o paciente, quando está sob o efeito da hipnose, nem percebe o tempo que passou sentado na cadeira do dentista. Devido ao estado de relaxamento o tempo passa despercebidamente e o paciente nem se dá conta de quanto tempo durou o procedimento.

Venha para o IBND

Se você atua na área da odontologia e quer se destacar ainda mais no mercado, venha aprender hipnose clínica no IBND. Essa moderna técnica pode ser usada em diversas áreas da saúde e só traz vantagens.

No IBND, você conta com profissionais sérios, capacitados e experientes na arte de ensinar hipnose clínica. Tenha um diferencial e faça um dos nossos cursos. Seus clientes merecem!

Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK