Hipnose clínica e seu uso na área da odontologia

29/03/2020 às 14:26 Hipnose

Hipnose clínica e seu uso na área da odontologia

Conheça os benefícios do uso da hipnose clínica na odontologia, tanto para profissionais quanto pacientes

Não restam dúvidas de que a hipnose clínica se tornou a sensação do momento, pois tem resultados satisfatórios e duradouros, se comparada às terapias convencionais. Mas a grande novidade é que essa poderosa técnica também pode ser usada em diversas áreas da saúde.

A odontologia é uma delas. Milhares de profissionais estão usando a hipnose para os mais variados tratamentos bucais. Esse artigo vai te mostrar os benefícios da hipnose clínica nessa área, tanto para dentistas quanto pacientes.

Hipnose na odontologia: por que usar?

Na verdade, o uso da hipnose clínica trouxe uma certa dose de inovação e acabou unindo duas áreas que antes eram consideradas bastante distintas: a psicologia e a odontologia.

Os principais objetivos dessa técnica são o aumento do conforto e a redução do nervosismo dos pacientes em determinados procedimentos odontológicos, proporcionando um atendimento muito mais tranquilo e eficaz por parte do dentista.

E essa maior tranquilidade do paciente faz uma enorme diferença em casos de tratamentos odontológicos mais complexos como canal dentário ou pequenas cirurgias, que causam incômodo e ansiedade na maioria das pessoas.

Hipnoterapia: redução das dores durante os tratamentos dentários

O principal uso da hipnose clínica na odontologia é com relação à temida anestesia. Geralmente, o paciente é submetido à uma sessão de hipnose antes de entrar no consultório do dentista. Ele fica em um estado de transe profundo e de fuga total da realidade.

Essa condição hipnótica em que o paciente se encontra, permite que o dentista faça o procedimento com maior tranquilidade e calma. Em muitos casos, o paciente pode ficar em um nível elevado de inconsciência.

Já em outros, a hipnose vai provocar um leve e confortável estado de relaxamento. O mais importante é que o paciente não sinta nenhum tipo de dor durante o procedimento que está sendo realizado, dispensando o uso da anestesia local.

Como são feitas as sessões de hipnose clínica?

As sessões hipnóticas devem sempre ser feitas em um local apropriado para que todos os objetivos sejam atingidos e o paciente consiga ficar hipnotizado. Por isso, o local deve ser arejado, confortável e silencioso, para que haja uma maior concentração.

Tudo começa com as orientações do hipnólogo sobre o paciente, que deve segui-las, sem desviar o foco da atenção. O estado de transe começa em poucos minutos, fazendo com que todos os pensamentos e sensações negativas desaparecem do inconsciente da pessoa.

Benefícios da hipnose clínica na odontologia

São diversos os benefícios da hipnoterapia nos pacientes. Dentre os principais, podemos citar:

Controle das emoções: A hipnose clínica controla praticamente todas as reações indesejadas do paciente que possam atrapalhar os procedimentos feitos pelo dentista.

Salivação: Uma pessoa que está hipnotizada, consegue reduzir em até 90% a salivação durante um procedimento odontológico. Isso se deve ao fato do corpo estar completamente relaxado.

Ânsia de vômito: Diversos procedimentos odontológicos podem causar náuseas nos pacientes, por conta da ansiedade extrema. A hipnose clínica, por promover um estado de relaxamento profundo, inibe esse desagradável sintoma.

Sangramento: Alguns procedimentos realizados por um cirurgião dentista, por exemplo, podem causar sangramentos nas gengivas. Como o paciente fica muito mais calmo com a hipnose, os sangramentos podem ser amenizados.

A hipnose clínica evita traumas em crianças

Milhares de crianças não gostam de ir ao dentista, pois associam esse profissional às temidas dores e ao barulho irritante do motorzinho. Por isso, muitas delas, mesmo precisando de um tratamento odontológico, se recusam a ir ao consultório, ao máximo.

A hipnose clínica também pode ser extremamente benéfica para se evitar traumas futuros nos pequenos. Se uma criança for hipnotizada desde a primeira consulta, as chances dela ter algum tipo de trauma relacionado ao tratamento dentário, são mínimas, principalmente hora de fazer algum procedimento mais invasivo.

Eliminação completa da dor

As idas ao dentista podem ser dolorosas e até causar traumas psicológicos em adultos e crianças. Por isso, a hipnose é cada vez mais usada para que nenhum paciente sinta mais dor e mantenha a calma durante qualquer tipo de procedimento odontológico.

A grande questão é que a hipnose clínica é usada como se fosse um tipo de anestesia, pois o paciente fica em um estado de transe profundo, inibindo que o mesmo sinta as inevitáveis dores provocadas por alguns tratamentos.

Em muitos casos, os pacientes são hipnotizados antes da aplicação da anestesia local, o que pode reduzir a fobia por agulhas. Dependendo do estado do paciente por conta da hipnose, pode-se fazer um procedimento de canal sem usar nenhum tipo de anestesia.

A hipnose permite um trabalho mais eficiente ao dentista

Não restam dúvidas de que a ansiedade dos pacientes podem atrapalhar bastante na hora de realizar determinados procedimentos dentários. E é justamente nessa hora que a hipnoterapia entra em cena, o que é de grande valia por causa do estado de relaxamento provocado por ela.

Essa técnica vai permitir que o dentista faça todo o trabalho sem preocupações e da melhor forma possível. Com o paciente hipnotizado, acabaram-se as preocupações em lidar com histerias e crises de nervosismo, que só atrapalham ainda mais.

O melhor de tudo é que o paciente, quando está sob o efeito da hipnose, nem percebe o tempo que passou sentado na cadeira do dentista. Por causa da fuga da realidade provocada pelo transe hipnótico, ele não tem a noção de quanto tempo durou o procedimento.

Venha para o IBND

Se você atua na área da odontologia e quer se destacar ainda mais no mercado, venha aprender hipnose clínica no IBND. Essa moderna técnica pode ser usada em diversas áreas da saúde e só traz vantagens.

No IBND, você conta com profissionais sérios, capacitados e experientes na arte de ensinar hipnose clínica. Tenha um diferencial e faça um dos nossos cursos. Seus clientes merecem!

Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®