Principais filmes sobre empreendedorismo feminino

12/03/2022 às 22:21 Dicas

Principais filmes sobre empreendedorismo feminino

Se você é mulher e está pensando em empreender, esse post é dedicado inteiramente para as futuras empreendedoras. O empreendedorismo feminino cresceu cerca de 40% em 2020. Elas representam aproximadamente 48,7% de todo mercado empreendedor brasileiro, o que é bastante expressivo. Para que você jamais desista de empreender, conheça 5 filmes sobre empreendedorismo feminino que podem servir como fonte de inspiração no dia a dia. Boa leitura! 

Self-made: A Vida e a História De Madam C.J. Walker

No mundo dos negócios, as chances de sucesso se traduzem em oferecer soluções que sejam viáveis para sanar as necessidades dos consumidores. Por isso, essa minissérie retrata exatamente isso, além de narrar uma bela história de superação de uma mulher empreendedora. 

Sarah Breedlove era descendente de escravos e foi a primogênita de uma família de seis filhos a nascer totalmente livre. No filme, Sarah cria a sua própria linha de produtos destinados para cabelos negros, o que acabou fazendo muito sucesso. Mas tudo isso tinha um bom motivo: a empreendedora sofria com queda de cabelos, o que afetava seriamente a sua autoestima. 

A série ainda aborda a questão do racismo, padrões de beleza e, claro, o machismo. A obra nos transmite um grande aprendizado em relação a tudo aquilo que permeia o empreendedorismo, como a busca por investimentos, concorrência, fidelizar clientes e a constante melhoria dos produtos oferecidos. Um curso de coaching pode ajudar a fazer a sua empresa prosperar de vez. 

Joy: o nome do sucesso 

Esse é um dos filmes sobre empreendedorismo feminino que vale muito a pena assistir. A atriz Jennifer Lawrence faz uma brilhante interpretação de Joy Mangano, uma empreendedora americana que acabou ficando conhecida em todo os EUA como a criadora do “miracle mop”, que era um esfregão destinado a limpeza doméstica, que fez um enorme sucesso entre das donas de casa nos anos 1990. 

O filme narra como foi o início do negócio, desde o surgimento da magnífica ideia até a procura por parceiros distribuidores, além de todos os desafios enfrentados por essa mulher empreendedora. O principal ensinamento dessa obra é que não importa qual seja a sua ideia de negócio, é preciso que ela seja inovadora e que você acredite nela. Não é fácil, mas é possível que tudo dê certo no final. 

Shark Tank 

A famosa franquia Shark Tank não aborda diretamente o empreendedorismo feminino, mas enfatiza a busca por investimentos para que uma boa ideia saia do papel, de uma vez por todas. Esse programa, que foi visto em mais de 40 países, reforça a extrema importância de conseguir convencer e vender um novo formato de negócio. 

Os episódios servem como um boa fonte de inspiração para homens e mulheres que desejam se tornar empreendedores. Um dos maiores desafios para quem quer abrir a sua própria empresa é encontrar investidores em potencial que acreditem na sua ideia e que estejam dispostos a injetar grana em um novo negócio. 

Shark Tank oferece uma excelente oportunidade para as futuras empreendedoras aprenderem um pouco mais, não somente sobre os desafios do mundo do empreendedorismo, mas também sobre como conseguir suporte financeiro para o seu novo projeto. Você pode aprender dicas imperdíveis sobre o que fazer na hora de buscar investimentos para a sua nova ideia. Saiba como atingir o seu break even

Coco Antes de Chanel 

Quando o assunto é filmes sobre empreendedorismo feminino, esse é um dos mais relevantes. A obra é baseada em fatos reais e narra a bela história de uma das estilistas mais famosas e respeitadas de todo o mundo: Coco Chanel. O filme mostra desde a sua infância humilde em uma pequena cidade do interior da França até os holofotes dos desfiles de moda em várias cidades do mundo. 

Esse filme nos ensina que, não importa quão inovadora seja a sua ideia de negócio, é preciso ter coragem suficiente para se arriscar na hora de colocá-la em ação. Além disso, é preciso manter o foco em seus objetivos. Coco Chanel chegou ao ápice da inovação em sua brilhante carreira quando decidiu abolir de vez os espartilhos (tipicamente femininos) e adaptar peças de roupas masculinas para mulheres. Por incrível que pareça, a estratégia foi um sucesso. 

Girl Boss 

Essa famosa série da Netflix narra a história de Sophia Amoruso, que se tornou uma rica empresária. Ela foi a criadora da Nasty Gal, uma conhecida e respeitada marca norte-americana que comercializa roupas e acessórios femininos. A obra narra toda a trajetória de sucesso dessa empreendedora e também serve de inspiração para quem deseja empreender nos meios digitais. 

A empresa de Amoruso chegou a ter clientes em mais de 60 países, mesmo começando como um simples brechó online em 2006. A empreendedora queria mais e resolveu inovar, customizando e revendendo roupas usadas pela internet. A ideia foi um verdadeiro sucesso. Por isso, se você pretende empreender, ideias inovadoras devem fazer parte da sua vida. Conheça a motivadora história da Artcoco.

Agora que você conheceu bons filmes sobre empreendedorismo feminino, que tal seguir o exemplo mostrado em todas as obras citadas aqui e ter mais inspiração para começar o seu novo negócio? Pode até dar trabalho no início, mas depois é só alegria! 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK