Gerenciamento emocional: aprenda a gerenciar suas emoções!

22/05/2021 às 14:47 Coaching

Gerenciamento emocional: aprenda a gerenciar suas emoções!

A inteligência emocional é como um cubo mágico, onde cada quadradinho da estrutura é um traço da nossa personalidade e a combinação perfeita das cores é tão buscada inteligência emocional. E para se chegar a esta combinação é preciso trabalhar o Gerenciamento Emocional!

Com certeza você já ouviu falar em inteligência emocional, afinal, este é um termo em bastante evidência na atualidade. E entender como alcançar esta inteligência é imprescindível para o desenvolvimento pessoal e, logicamente, o desenvolvimento profissional.

Mas para que você alcance o seu melhor como ser humano e tenha total controle sobre suas emoções, é preciso que você saiba o que é o Gerenciamento Emocional e qual o seu papel em nossas vidas. Vamos lá?!

O Gerenciamento Emocional e o seu papel em nossas vidas!

Alguma vez você já sentiu que o estresse do dia a dia atrapalhou o seu desempenho e produtividade no ambiente de trabalho? Que a tensão colocou em cheque o relacionamento com o seu parceiro, amigos ou familiares? Embora as emoções façam parte das nossas vidas, saber como gerenciá-las é imprescindível para criar uma realidade mais satisfatória para nós!

Segundos estudos feitos por profissionais da neuropsicologia nós seres humanos temos em média 6.000 pensamentos todos os dias, dos quais 95% destes pensamentos são os mesmos do dia anterior e apenas uma pequena parcela são pensamentos novos.

Neste sentido, aprender a pensar de forma diferente e cíclica, mudando sua atitude em relação a certas pessoais, ideias e situações, apesar de não ser uma tarefa fácil, muitas vezes é preciso. Afinal, como disse o escritor Wayde Goodall:

“Não é o estresse que nos faz cair, é como respondemos as situações de estresse”

Todo ser humano, inevitavelmente, irá passar por inúmeras situações estressantes e não é possível evitar esta realidade. O que podemos fazer é trabalhar na gestão desta emoção através de técnicas de Gerenciamento Emocional que quando utilizadas no dia a dia podem ser vitais para prevenir doenças como depressão, ansiedade, crise de pânico, etc.

Mas afinal, o que significa ter domínio da inteligência emocional?

Dominar a inteligência emocional significa ser capaz de não apenas perceber as emoções, mas também ser capaz de nomeá-las, compreendê-las, para, então, saber lidar com elas da melhor forma possível.

Ao todo, estipula-se que o ser humano seja capaz de conviver durante toda a sua vida com cerca de 50 emoções diferentes. Felicidade, tédio, raiva, tristeza, decepção, medo, angústia e alivio são apenas algumas das emoções com as quais crescemos e fomos ensinadas a nomear.

Cada uma dessas emoções, por sua vez, vem à tona em decorrência de um ou mais gatilhos. A angústia, por exemplo, pode decorrer de uma situação de conflito e contradição e ter consciência dos gatilhos que trouxeram aquela emoção é essencial para desenvolvermos formas de lidar com ela.

Pensando em te ajudar no processo de Gerenciamento Emocional, nós do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) trouxemos 5 técnicas de gestão emocional que já se provaram efetivas. Que tal colocá-las em prática?

Cinco técnicas poderosas e eficazes de Gerenciamento Emocional

  1. Evitar ou enfrentar: que situações merecem sua atenção?

Controlar tudo aquilo que acontece em nossas vidas não é uma tarefa fácil. Afinal, existem situações que estão fora do nosso controle e outras que estão sob nosso controle e que podemos evitar para melhorar nosso bem estar, qualidade de vida e integridade pessoal.

Por exemplo, se dormir mais 20 minutos pela manhã faz com que você tenha que se arrumar com mais pressa para chegar ao trabalho no horário e esta rotina de deixa mal humorado, tente levantar mais cedo para mudar esta realidade.

Por sua vez, em situações que não podem ser evitadas e que você não tem como fugir, tal como o medo de falar em público, é preciso enfrentar este monstro e superá-lo!

  1. Foque sua atenção no que é importante!

Pensamentos negativos e que te comparam com outras pessoas não trazem nada de bom. Se a sua vizinha conseguiu comprar aquele carro que você sempre sonhou ter, busque olhar a situação sobre outra perspectiva.

Pensamentos negativos só trazem tensão, alimentam o nosso medo e contribuem para nossa baixa autoestima. Aprenda a mudar a forma como você olha as coisas ao seu redor e dirija a atenção a si próprio.

Esta é uma das técnicas mais importantes do Gerenciamento Emocional que devem aprender e aplicar no nosso dia a dia!

  1. Pense no seu futuro imediato!

Muitas vezes nosso momento presente é cheio de incertezas e medos comandados pelo estresse e a frustração de ainda não estar onde você gostaria. Portanto, a partir de hoje, pense no que você deseja para amanhã, para depois de amanhã e para a semana subseqüente.

Definir metas viáveis, positivas e enriquecedoras no futuro próximo, é um ato que irá te motivar no presente!

  1. Se uma preocupação surgir na sua mente, pense se é possível adiá-la

Assim como os pensamentos surgem quando eles querem e não quando desejamos, as preocupações agem da mesma maneira. Quando deitamos a cabeça no travesseiro podemos pensar naquilo que deixamos de fazer no passado ou no monte de coisas que temos que fazer amanhã.

Quando este tipo de preocupação surgir pense: eu posso resolver isso em outro momento? Eu seria capaz de resolver esta situação agora? Se a resposta for sim e não, respectivamente, adie esta preocupação para um momento em que você estiver mais relaxado e disposto para lidar com isso.

  1. Encontre seu porto seguro!

Algumas pessoas encontram seu porto seguro na escrita, outras na música e outras ainda nos exercícios físicos. E você, onde esta o seu porto seguro? O que você costuma fazer para se sentir bem naqueles dias em que está mais cabisbaixo?

As melhores técnicas de Gerenciamento Emocional podem ser subjetivas, uma vez que somos seres únicos e cada um de nós tem um perfil muito particular. Quando encontramos aquela tarefa que nos acalma e harmoniza o mundo ao nosso redor, encontramos a paz e abrimos espaço o autoaprendizado e para a gestão das nossas emoções.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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